Mulheres lideram ranking de redução de estômago pelo SUS

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 18 de março de 2009

Como dissemos no post anterior, nos últimos 8 anos, o número de cirurgias de redução de estômago realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aumentou 542% no Brasil, saltando de 497 cirurgias, em 2001, para 3.195 em 2008. Porém, um dado chama a atenção nas estatísticas divulgadas pelo Ministério da Saúde: o número de procedimentos feitos em mulheres é quase cinco vezes maior. Somente no ano passado, foram 2.639 operações nelas contra 556 em homens.

Olha aí as gordinhas mandando ver!!!!

Será que as cirurgias são feitas com mais frequência em mulheres porque, proporcionalmente, estão mais gordas que os homens? Ou será que elas procuram mais tratamento (leia-se: tem mais coragem de encarar o operação)?

Veja o que diz esta reportagem sobre o assunto:

Outra curiosidade trazida pelos dados do Ministério da Saúde: o estado que realizou o maior número de cirurgias foi São Paulo, com 1.068. Paraná (954) e Santa Catarina (344) vem em segundo e terceiro.

—————————

Leia mais sobre o assunto

Mulheres fazem cinco vezes mais cirurgias do que homens

PR é o segundo estado que mais faz cirurgias de redução do estômago

SUS amplia as cirurgias contra a obesidade

Cirurgias de redução de estômago tem aumento de 542%

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Mulheres lideram ranking de redução de estômago pelo SUS”

  1. Sem querer parecer preconceituoso, mas eu acho que as mulheres procuram mais a cirurgia bariátrica por questões de vaidade mesmo. A sociedade aceita homens gordos, mas não mulheres gordas. Mulheres com sobrepeso leve já se consideram gordas e algumas inclusive acham que são possíveis candidatas à redução de estômago. Ao mesmo tempo, homens obesos muitas vezes não se preocupam com isso porque não sentem tanto preconceito social do que as mulheres. Talvez isso tenha levado a aumento no número de cirurgias realizadas em mulheres… É claro que nunca é um só fator e existe também o fato que os homens dificilmente se preocupam tanto com a saúde do que as mulheres…

  2. Dango disse:

    hauhauhauahua..
    Muito bom o texto!
    Definitivamente eu deveria vir mais aqui.

  3. olá é a primeira vez que entrei neste site gostei muito do li e acho muito importantedeveria exstir mais muito mais imformações sobre a obesidade pois sou obesa não tenho como pagar a cirurgia não sei oque fazer pois estou muito doente e sei que se eu não operar vou morrer se alguém puder me ajudar ficarei aguardando atenciósamente Marilde

  4. Isabel disse:

    qnto custa uma cirurgia de redução de estomago?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *