Doces, coxinhas e refrigerantes liberados nas escolas de São Paulo

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 21 de maio de 2009

Doces, salgados e refrigerantes liberados nas escolas de São PauloAs crianças (especialmente as gordinhas) que estudam nas escolas de São Paulo já podem comemorar: O governador José Serra vetou o Projeto de Lei estadual que pretende proibir a venda de doces, frituras, refrigerantes e demais guloseimas nas cantinas escolares.

A proposta já havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa em abril. Agora, os deputados estaduais terão que decidir se vão manter ou derrubar o veto do governador.

Segundo a deputada Patrícia Lima, do PR, criadora do Projeto de Lei, sua intenção era melhorar os hábitos alimentares das crianças ao proibir a venda de alimentos considerados pouco saudáveis. Provavelmente, ela não levou em conta que as crianças poderiam comprar essas guloseimas em lanchonetes ou vendedores de rua fora das escolas ou até mesmo trazê-las de casa.

Um dos principais argumentos de Serra para o veto foi o fato de que não são os alimentos sozinhos que provocariam a obesidade infantil ou outros problemas, mas sim a quantidade consumida. Sem contar que há crianças que precisam de dietas ricas em calorias.

Em 2002, iniciativa semelhante foi tomada pelo então prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, que proibiu a venda de balas e doces nas escolas municipais do Rio. A Lei continuou sendo aplicada, apesar de argumentos de que seria mais útil fazer um trabalho de educação alimentar nas escolas do que apenas proibir essas guloseimas tão queridas pela criançada.

Fonte: O Globo

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *