Hoje tem chocolate? Tem, sim senhor!

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 04 de junho de 2009

Pra Cozinha!

Chocolate.

Só de ler a palavra, você, provavelmente, engordou uns 300 gramas.

Considerado um dos alimentos proibidos em qualquer dieta de baixas calorias, o chocolate pode, sim, fazer parte da sua vida sem maiores culpas, dramas, crises e toda aquela presepada tradicional que cerca qualquer escapada da dieta. Como já disse outras vezes, é tudo uma questão de autocontrole e bom senso (traduzindo para o jargão popular: não é pra se afogar numa tigela de chocolates, criatura insana!).

A receita de hoje mostra como é possível comer um pudim de chocolate sem nenhuma culpa. Uma rápida lida na lista de ingredientes mostra onde está o pulo do gato na hora de economizar calorias e gordura (leite desnatado, adoçante próprio para forno e fogão).

Todavia,  tenha sempre em mente que: NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA um pudim de chocolate com calda quente será “light“. O que estou mostrando é uma variação menos calórica do que aquela que normalmente vemos em qualquer doceria ou restaurante (ou casa da avó, da tia, da mãe, etc).

E, atente para o detalhe que esta receita rende seis porções. Isso mesmo, Zezinho: SEIS porções. Nada de comer tudo de uma vez e passar o final de semana amaldiçoando minha família até a vigésima quinta geração.

Tudo esclarecido? Então clique aqui vá se lambuzar de chocolate (no bom sentido!).

    Pudim de chocolate com calda quente

    Ingredientes:

    1 xícara de farinha de trigo, 2 colheres de chá de fermento em pó, 2 colheres de sopa de chocolate em pó (alguns supermercados comercializam uma versão light que pode ser usada no caso de você querer poupar mais calorias), 1/3 de xícara de açúcar, 2 colheres de sopa de adoçante próprio para forno e fogão (que não deixa aquele resíduo “amargo”), 1/2 xícara de leite desnatado, 2 ovos.

    Ingredientes para a calda quente de chocolate:

    1/2 xícara de leite desnatado, 2 colheres de sopa de leite em pó desnatado, 60 gramas (2 tabletes) de chocolate, 1 colher de sopa de amido de milkho dissolvida em 1 colher de sopa de água.

    Modo de Preparo:

    Pré-aqueça o forno a 180 graus. Enquanto ele aquece, pincele com uma quantidade mínima de óleo uma forma para pudim (se a forma for com antiaderente, use menos óleo ainda, mas sempre use).

    Peneire o chocolate e a farinha em uma tigela. Junte o açúcar, o adoçante, o fermento, o leite e os ovos. Com o batedor manual, misture todos os ingredientes até que a massa esteja homogênea.

    Despeje a mistura na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até que o pudim esteja assado. Depois, mantenha no forno por mais 5 minutos, antes de retirar.

    Para preparar a calda, despeje em uma panela pequena o leite previamente misturado com o leite em pó e o chocolate. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até que o cchocolate dissolva. Mexendo com uma pouco mais de vigor, acrescente o amido dissolvido na água. Continue mexendo até levantar fervura. Mexa por mais um minuto após isso e desligue o fogo.

    Desenforme o pudim e regue com a calda.

    Uma boa idéia é servir em pratos de sobremesa levemente aquecidos no forno.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *