Eu bebo porque é líquido

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 25 de junho de 2009

Pra Cozinha!, por Flavio S. Soarez

“Vai ter festa de São João,
Eu vou dançar quadrilha,
Eu vou tomar quentão (…)”

E já passou da hora de eu criar vergonha na cara e mostrar outros DVDs de clipes musicais pro Logan que não tenham a turma do Cocoricó. Bom, mas falemos de comida porque este aqui é o Pra Cozinha e não o A Vida com Logan (mas, se você quer saber, a musiquinha acima está no DVD de clipes do Cocoricó Volume 2 – deve ter um link em algum lugar por aí).

É São João! É festa! É “balão” subindo com a cuca cheia de quentão! É gordo achando que consegue pular a fogueira, ia-iá! E é um bando de neguinho pagando mico naquela presepada chamada “pau de sebo”. E, como já dizia o saudoso (pra minha avó, que fique bem claro), Jânio Quadros, festa que é festa tem que ter bebida.

E como o pessoal ficou revoltado com duas receitas de sopa em sequência e não deixou comentários, vamos ver se com um pouco de cachaça a blogaiada volta a dar com a língua nos dentes. (momento responsabilidade social: se for dirigir, não beba, mané!)

As receitas de hoje são clássicos em qualquer festa junina e não podem faltar de maneira alguma. Se você estiver em uma festa e nela não tiver nenhuma barraca de quentão e vinho quente, meu irmão, ao invés de ir pra festa junina você entrou de bicão no Bar Mitzvah do pequeno Jacob Goldenstein. Cumprimente a todos com seu chapéu de palha e saia de fininho.

Nesse país grande e sem governo que chamamos de nosso, diferentes regiões têm diferentes receitas para quentão e vinho quente. No meu entender, quentão é feito com pinga e gengibre e o vinho quente – óbvio – é feito com vinho. Mas (só pra ficar em um exemplo) segundo minha esposa, portoalegrense de quatro costados, lá embaixo a galera faz o que aqui eu chamo de vinho quente e dá o nome de quentão. Portanto, faça como eu: não tente entender.

E já que você vai estar com a cuca cheia de manguaça, economizar calorias não será uma preocupação. Então, chega de enrolação que as receitas de hoje são curtinhas. Arrume seu chapéu de palha, masque um naco de fumo, clique aqui e vá se divertir no fogão à lenha, sô!

    Vinho Quente (1 porção/jarra)

    Ingredientes: 1 1/2 xícara de chá de açúcar, canela em pau a gosto, 10 cravos-da-índia,  casca de 1 laranja ralada (sem a parte branca), casca de 1 limão ralada (sem a parte branca),  1 litro de vinho tinto, 1 xícara de chá de água, 1 maçã em cubos pequenos.

    Preparo: Ferva todos os ingredientes por aproximadamente 10 minutos, até que todos os sabores se incorporem ao vinho. Sirva bem quente e com alguns cubinhos de maçã para decorar.

    Quentão (20 doses pequenas)

    Ingredientes: 700 ml de cachaça (procure usar uma de boa qualidade), 600 g de açúcar, 2 colheres de sopa de gengibre picado, 700 ml de água, 1 canela em pau, casca de uma laranja em lascas, 6 cravos-da-índia

    Preparo: leve uma panela ao fogo com o açúcar, o gengibre, a casca de laranja, o cravo e a canela. Quando o açúcar caramelizar, acrescente a água e deixe ferver em fogo baixo por 30 minutos. Acrescente a cachaça e sirva aquecido e coado. Se você quiser, pode acrescentar outras frutas ao preparo e criar várias opções de quantão com sabores únicos.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Eu bebo porque é líquido”

  1. Barbara disse:

    Realmente, "quentão" aqui no sul é o q vcs aí chamam de "vinho quente" e o "quentão" de vcs não é (creio) uma bebida muito comum por aqui, já q nunca tomei nem vi em nenhuma festa junina.

  2. Thiago Passos disse:

    A Barbara fez o comentário que eu teceria.

    Esse quentão ai nunca vi… mas um dia farei pra provar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *