Hambúrguer? De frango? Eu posso mesmo?

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 02 de julho de 2009

Pra Cozinha!

Estamos de volta à nossa programação normal, Zezinho.

Você se afogou na minipizza de pão pita, torceu o nariz pras sopinhas, encheu o caneco de cachaça (ou vinho) no São João, aguentou mais um momento cultural do Lucio e agora precisa encarar a dura realidade: de volta à economia de calorias!
Eu podia ser meio sádico nesse momento e aproveitar que todos vocês extrapolaram de novo nas festividades e fazê-los engordar mais um pouco com uma receita de fondue, mas como vocês foram maus e não falaram nada das sopas, ficarão de castigo e sem sobremesa.

Mas, calma pessoal! Não precisam pegar os ancinhos, as tochas e caminharem ensandescidos em direção ao castelo para queimar o pobre monstro feito com  partes de outros cozinheiros. Pra mostrar que tenho espírito esportivo, a receita de hoje será um incrível hambúrguer que você pode grelhar na frigideira ou no seu George Foreman Grill (tem um link aí em algum lugar; seja bonzinho e clique nele… tenho pensão pra pagar sabiam?), ou ainda, assar no forno. Como não vivemos num mundo perfeito, o hambúrguer é de frango. Nem adianta chorar. Enquanto vocês não se livrarem de todo o mugunzá, canjica e tapioca (o tubérculo e não o nosso médico residente, povo maldoso) que comeram no São João, nada de carne vermelha.

Então, chega de choro. Pegue o seu broto, clique aqui, e vá grelhar uma carne.

    Hambúrguer de Frango (4 porções)

    Ingredientes:

    1/2 quilo de frango moído (se você quiser que o hambúrguer fique menos calórico, use apenas peito; mas, se não se importa com um pouco de gordura, acrescente algo entre 150 e 200 gramas de sobrecoxa sem pele na hora de moer), 1 cebola pequena ralada, 1 dente de alho picado, 1 colher de sopa de salsa picadinha, 1 colher de chá de orégano, 1 colher de sopa de purê de tomate, 100 gramas de queijo prato light em 4 pedaços (ou ralado), 4 pães de hambúrguer, folhas de alface e 2 tomates fatiados bem finos.

    Modo de preparo:

    Preaqueça uma grelha (ou o grill). Em uma tigela misture o frango, a cebola, o alho, a salsa, o orégano, o purê de tomate e divida em 4 porções iguais. Faça uma cavidade no meio de cada uma e coloque um pedaço de queijo. Molde a carne ao redor do queijo, dando-lhe o formato de um hambúrguer.

    Leve o hambúrguer à grelha levemente untada e deixe por 4 ou 5 minutos. Vire-o e deixe por mais 2 ou 3 minutos. Retire. Abra o pão e aqueça-o na grelha. Retire-o, coloque a alface, o tomate e o hambúrguer.

    Para fazer essa receita no forno:
    Pre-aqueça o forno em 180 graus por 10 minutos. Coloque os hambúrgueres em uma assadeira anti-aderente levemente untada com azeite. Cubra com papel-alúminio e leve ao forno por 10 minutos. Retire o papel alúminio e deixe dourar.

    Você também pode fazer esses hambúrgueres na churrasqueira no final de semana, tomando apenas o cuidado de deixar a grelha levemente untada com azeite ou óleo.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Hambúrguer? De frango? Eu posso mesmo?”

  1. Mariza Sales disse:

    Parabéns Flávio, suas receitas são legais ! Vou mandar testar este Hamburguer de frango….Depois conto o resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *