Queijo branco como você nunca viu

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 09 de julho de 2009

Pra Cozinha!

Fato: Queijos são fontes de proteína.

Fato: Queijos brancos são muito menos calóricos que os amarelos.

Fato: Toda dieta de redução de calorias que se preza tem o bentido queijo minas frescal (e seu primo menos divertido, o queijo cottage).

Fato: Depois de uma semana, você não vai mais querer ver uma fatia de queijo branco na sua frente.

Continuando com a filosofia da coluna, vamos tentar dar um pouco mais de charme para o queijo minas e fazer com você e ele se tornem, se não amigos, pelo menos coleguinhas de classe.

Em São Paulo é comum encontrar em qualquer boa padaria um sanduíche conhecido como Queijo Branco Quente ( ou Mineiro Quente, ou ainda Mineiro Quente Temperado – mais abaixo eu explico a diferença entre os dois).

Se feito de maneira correta e acompanhado do pão francês integral, por exemplo, esse prato pode servir como um café da manhã muito bem reforçado ou ainda um lanche over power pra saciar a larica da gurizada que está de férias em casa enlouquecendo os pais (sim, sou solidário a vocês…).

Como nosso tempo hoje é muito curto, vamos cortando a enrolação e as calorias clicando aqui e indo direto para o fogão.

    Queijo Branco Quente (1 porção)

    Ingredientes: 1 fatia de queijo branco (minas) frescal com algo entre 0,5 e 1,0cm de espessura, duas fatias de tomate, 1 pão francês (se possível, integral), sal, óregano e pimenta do reino à gosto.

    Preparo:

    Aqueça uma frigideira antiaderente (precisa ser desse tipo ou você irá precisar de algum óleo para untar e, aí, adeus economia de calorias). Aqueça muito a frigideira até o ponto de “selar a água” (como explicado na receita de filé grelhado). Coloque a fatia de queijo e deixe aquecer bem. Salpique um pouco de sal e pimenta. Quando o queijo der uma “caramelizada” (ou leve tostada), vire-o e aqueça o outro lado. Tempere mais um pouco (se for do seu agrado) e acrescente o óregano. Coloque o queijo no pão, cubra com as fatias de tomate e bom apetite.

    O preparo acima é para o lanche chamado de Mineiro Quente Temperado. O Mineiro Quente é apenas o queijo aquecido, sem o acrescimo de sal, óregano, pimenta e tomate.

    Dependendo da sua necessidade de cortar calorias, não temperar com sal vai te ajudar a não reter líquidos, por exemplo.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Queijo branco como você nunca viu”

  1. Bruna disse:

    experimentei a receita e adorei! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *