Sumô no Brasil e no mundo

Lucio Luiz
@lucioluiz

14/08/2009 - 14 COMENTÁRIOS

SumôNão poderíamos fazer uma “semana temática” sobre esportes no Papo de Gordo (preparando para o podcast sobre o assunto, que vai ao ar amanhã) sem falar do esporte que é mais associado ao pessoal acima do peso: o sumô.

Aqueles que só lembram do sumô na hora de fazer piadas sobre gordos ou quando pensam no Japão, talvez não imaginem que o Brasil tem vários atletas dessa modalidade de luta, contando até com campeonatos nacionais adultos e infanto-juvenis.

Mas, antes, vamos entender o quê exatamente é o sumô.

História

Na mitologia japonesa, há uma lenda que afirma que a origem da “raça japonesa” teria vindo de uma luta de sumô entre o deus Take-mikazuchi e o líder de uma tribo rival. A luta teria sido vencida pelo deus, garantindo a supremacia dos japoneses nas ilhas nipônicas.

Independente de lendas, há registros da prática do sumô de mais de 1.500 anos. Além disso, originalmente, o sumô não era apenas um esporte, mas também um ritual religioso. Com o tempo, ele foi se caracterizando cada vez mais como um esporte, com regras e campeonatos, mas sempre mantendo sua característica espiritual, como ocorre com boa parte das artes marciais orientais.

SumôNo Brasil, o sumô começou a ser praticado pelos imigrantes japoneses no início do século XX. O primeiro campeonato foi realizado na colônia de Guatapará, no interior de São Paulo, em 1914. A mais antiga instituição ligada ao esporte, a Federação Paulista de Sumô, surgiu em 1962.

Em 1998, surgiu a Confederação Brasileira de Sumô (CBS), e em 2000 o Campeonato Mundial foi realizado em São Paulo, tendo sido a primeira vez que ele ocorria fora do Japão.

Categorias

Apesar de ser associado com os gordos, há muitos magros (ou quase) praticando sumô. Há várias academias que dão aulas dessa modalidade esportiva. Para maiores informações, o ideal é entrar em contato com a CBS.

As categorias são divididas por sexo, idade (pra atletas até 19 anos) e peso (para adultos):

Mirim (até 13 anos)
Infantil (13 a 16 anos)
Juvenil (16 a 19 anos)
Leve (85kg para homens e 65kg para mulheres)
Médio (85kg a 115kg para homens e 65kg a 85kg para mulheres)
Pesado (acima de 115kg para homens e acima de 85kg para mulheres)
Absoluto (sem limite de peso)

Vale ressaltar que no Japão e em vários outros países, só existe a categoria absoluta, por razões de tradição.

Além disso, há várias gradações no sumô profissional, que vão da jyonokuchi até a mais alta de todas, a makuuchi (que ainda possui cinco subdivisões, sendo a mais alta a yokozuna). Segundo estatísticas, cerca de 90% dos lutadores profissionais não chegam ao juryô, que antecede a makuuchi, e apenas 0,1% alcançam a yokozuna.

Lutador de sumôPor fim, há peculiaridades entre o sumô prosissional e o amador (como a proibição de determinados golpes), sendo que a modalidade mais praticada no mundo todo, inclusive no Japão, é a amadora, já que não chegam a mil os lutadores profissionais.

Brasil-il-il

Entre os dias 25 e 26 de julho, foi realizado pela CBS o 48º Campeonato Brasileiro de Sumô Masculino e o 12º Campeonato Brasileiro Feminino, em Suzano (São Paulo). Compareceram 350 atletas de quatro estados (São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Pará, os úinicos que possuem associações ligadas à Federação).

A maioria dos atletas participou com dificuldade, muitas vezes tirando dinheiro do próprio bolso. Os lutadores do Pará, por exemplo, aguentaram 58 horas de viagem para participar da competição.

Além disso, a seleção brasileira de sumô também compareceu aos Jogos Mundiais, realizados em julho em Taiwan. Os atletas precisaram fazer rifas e correr atrás de patrocínio para conseguir bancar a viagem, mas tiveram uma boa participação no torneio, que é formado por vários esportes que não são praticados nos Jogos Olímpicos.

Em outras palavras, como acontece com a grande maioria das modalidades esportivas que não são “moda”, os atletas brasileiros de sumô praticam o esporte por amor à camisa (ou à sunguinha, no caso), batalhando por elevar o nome do Brasil diante do esporte mundial.

—–

Links:
Confederação Brasileira de Sumô
Blog dedicado ao sumô brasileiro
Campeonato Brasileiro de Sumô 2009
Tudo sobre sumô (em inglês e japonês)

Leia Também

Comente no Facebook

14 respostas para “Sumô no Brasil e no mundo”

  1. tochio disse:

    queria saber noticias de marcos santana lutador de sumô noroeste paulista queria ver aquelelutador lutando novamente ou noticias pra comunicar com ele gente boa quem tiver me mande email dele ou telefone ,vi ele lutando campeonato no japão ryogoku no ano de 1998 lutou muiiito

  2. Eliana disse:

    Dica de leitura:"O sumô que não podia engordar "(Sá Editora) conta a história de um adolescente japonês que vive à deriva, um adolescente violento e fechado em si mesmo que vive nas ruas de Tóquio.
    Ele vai encontrar tudo o que detesta na pessoa de um velho, um mestre sumô, que representa a tradição. Esta pessoa vai dizer a ele que enxerga um gordo no garoto, o que significa que vê a sabedoria escondida no jovem.
    Depois de muitas dificuldades, o jovem rebelde decide seguir o ensinamento do velho mestre, aprendendo a lutar, primeiramente contra ele mesmo, para se disciplinar; depois, contra os outros, se tornando um campeão no esporte.
    A sabedoria, Jun alcançará graças ao budismo zen, depois de uma sessão de meditação, durante a qual ele aprende a “sair de si mesmo” e a se liberar de seu ego. Isso vai permitir seduzir a mulher de sua vida e escolher com plena consciência a orientação que vai dar a sua vida.
    O sucesso : O sumô que não podia engordar tornou-se um grande best-selller na França, país onde nasceu o autor, já alcançando mais de 110 000 exemplares vendidos. Seu livro – Oscar e a senhora Rose – vendeu quase 1 milhão de livros por lá. Aqui no Brasil, o livro acaba de ser lançado e começa a aparecer nas livrarias. http://www.saeditora.com.br

  3. nathy disse:

    hummmm gostei desse site viuuuuuukkk

  4. suo da 5 série e estou fazendo um trabalho sobre isso e achei esse site bem interessante e bem legal

  5. regi disse:

    quem entrou aqui pode me condenar pois quem entrou aqui só po ser gordo

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    gordos,gordos,gordos,gordos,gordos,gordos

  6. iara disse:

    porque os lutadores de sumo nao cortam cabelo e tem que mante-los amarrados?porque os lutadores de sumo usam um tipo de sunga?uma pessoa mais pesada pode lutar com uma mais leve?

    • Allan disse:

      Não sei só sei que o quue ele usam não é sunga é um pano grosso pra proteger os órgãos genitaais! nãos ei bem mais fazer oq ue é a cultura deles!

  7. gabriela disse:

    porque eles tem que usar aquelas roupas

  8. luiza gabriela disse:

    Eu não gostei muito do sumô

    porque é coisa de gordos!!!!!

  9. LILI disse:

    ADORO ESSE PAPO.

  10. pricila disse:

    hhhhhar ana luiza c e luta de sumo e de gordo ou vc penso q era de magro

  11. BFD_Elessar disse:

    fiz algumas aulas experimentais de Sumo nos anos 90 quando ainda era atleta de Karatê, assim como fiz muitas aulas de Kendo, Aikido, Kung Fu e Judo, mas me graduei mesmo apenas no Karate, o complicado do Sumo que alguns pensam que é as pessoas pensam que é só pegar o outro gordo pelos fundilhos e tirar do circulo, ou então derruba-los, umas das técnicas que mais é utilizada é uns golpes de mão abertas que doem muito, mas acho que mais dificil do esporte é usar o mawashi ou tanga, aquilo deve ser mesmo dificil de se usar.

  12. edimar disse:

    kimerdaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  13. hagata lincon disse:

    só to lendo isso por que é trabalho e educação física :p

Deixe uma resposta

 


 
 
Desenvolvido pelo Cientista da Web