Frango à gaúcha

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 20 de agosto de 2009

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soarez

É isso aí, Zezinho. A receita de hoje é uma carne branca e magra que, assada no forno, não leva nenhum tipo de óleo ou azeite (em outras palavras: não vai pesar quase nada na sua cintura).

Esse foi o almoço no último sábado aqui em casa e também uma cortesia de minha querida Camila (pronto, amor, já dei o devido crédito… posso voltar a dormir no quarto?). Simples, rápida e muito barata, pode ser uma excelente alternativa aos grelhados que quebram o espírito de qualquer cristão durante a dieta.

Não existem grandes truques para economizar calorias nessa receita. Assaremos coxas de frango, que possuem um pouco mais de gordura do que o peito, mas não tanta gordura quanto as sobrecoxas. O assado será preparado com a pele, mas, antes de servir, retire-a para prevenir um ataque cardíaco (e tornar o prato bem mais leve).

Este prato fica bem atrativo se servido acompanhado de alguns legumes cozidos e levemente salteados em um pouco de azeite e alho. Uma dica é usar baby carrots, brócolis do tipo ninja (aquele pequeno) e mandioquinha (batata baroa) cozidos (lembre-se de deixá-los al dente), salteados em um fio de azeite colocado junto com um dente de alho picado em uma frigideira bem quente. Cozinhe os legumes com sal e você não precisará usá-lo na hora de salteá-los.

Dito isto, chega de enrolação! Clique aqui e deixe o forno trabalhar por você.

    Frango à gaucha (3 porções – calculamos o consumo de duas coxas por pessoa, mas se você estiver numa dieta braba, comerá apenas uma coxa e a receita passará a servir 6 porções)

    Ingredientes: 6 coxas de frango com pele, duas laranjas, manjericão fresco, sal grosso (quanto baste) e pimenta do reino

    Preparo: Pegue uma vasilha e coloque nela o frango, o suco das duas laranjas, o manjericão fresco picado e deixe marinando na geladeira por meia hora. Na metade desse tempo, preaqueça o forno na temperatura médio-alta (cerca de 220 graus). Passado o tempo de marinar, pegue uma forma antiaderente e forre-a com sal grosso, formando uma “cama”. Coloque as coxas de frango nessa cama e, em seguida, acrescente um pouco de pimenta do reino e despeje todo o conteúdo da marinada em cima dos pedaços de frango. Cubra tudo com mais sal grosso (não se preocupe, a pele do frango vai segurar o excesso de sal). Cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno por meia hora. Passado esse tempo, retire o papel alúminio, vire os pedaços de frango e regue-os com o suco que se formou no fundo da assadeira, baixe o fogo para 180 graus e deixe dourar por mais 20 ou 30 minutos. Antes de servir, retire todas as peles do frango.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Frango à gaúcha”

  1. Camila Dias disse:

    Agora, sim, mocinho!
    Tá pensando que vou deixar tu roubar minhas receitas é?
    Não leu o post que diz que homem a gente conquista pelo estômago??? Pois bem, gurias, cuidem pra que depois eles não usem as suas receitas pra fazer sucesso sozinhos, hahahah!

  2. Rashid Yekini disse:

    Você me gerou uma dúvida:
    "não leva nenhum tipo de óleo ou azeite (em outras palavras: não vai pesar quase nada na sua cintura)."

    Azeite pesa na cintura? Pelo que dizem sempre achei que azeite fosse ótimo para dietas.

  3. roque disse:

    exelente esse frango com molho d laranja facio de faser pratico e bem rapido parabens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *