Cerveja engorda?

Maira Moraes
@maira_moraes

07/09/2009 - 54 COMENTÁRIOS

Qual o peso da cerveja, quando um gordo sobe na balança?Gordos apreciadores da loira gelada… uni-vos em defesa da barriguinha de chope!

De acordo com notícia publicada pelo jornal Extra, o médico francês Gérard Mégret, autor do livro Fausses idees et vraies questions sur votre santé (ou, em tradução livre para o português Falsas ideias e questões verdadeiras sobre a sua saúde), garante que a cerveja não engorda. E tem mais! Ele diz que, quem a consome com moderação, ou seja, não mais que dois copos ao dia, tende a beliscar menos entre as refeições, além de sentir menos necessidade de ingerir doces.

A tese do médico vai mais longe. Segundo ele, o fato de os japoneses consumirem mais a bebida do que os alemães, e serem, em sua maioria, mais magros, confirmaria que cerveja não engorda! Hein?!?! Alguém aí me explica essa lógica???

Claro que alguns especialistas em nutrição não concordam com essa teoria pró-cerveja.


Na matéria, eles dizem que, quando ingerimos álcool (cerveja ou qualquer outra bebida), há uma baixa de glicemia que resulta em uma fome ainda maior.

Daí, ficamos na dúvida:

Álcool não engorda (ou engorda pouco) mas dá muita fome? E essa “muita fome”, quando saciada, engorda pra caramba?

Então, a matemática seria simples: bebidas atraem petiscos, logo…?

Além disso, como todo mundo sabe, o consumo excessivo do líquido junto com outros alimentos proporciona uma dilatação do estômago, que passa a exigir um volume cada vez maior de alimentos para que se tenha a sensação de saciedade.

Teorias malucas à parte, é bom lembrar que tomar umas e outras tem sim o seu preço calórico.

Exemplo:

Um copo de 300 ml de cerveja possui, em média, 110 calorias. Associado a outras guloseimas, essa ingestão calórica pode triplicar.

Uma latinha tem em média 130 calorias, o que equivale a uma barra de cereal. Porém ela quase nunca vem sozinha, ou se toma uma só.

Vejam esse infográfico bem legal disponível na matéria do Extra:

Infográfico do jornal Extra com contagem de calorias das bebidas


Aviso:

É importante deixar claro que a equipe do Papo de Gordo não está incentivando ninguém a beber. Este post apenas reproduz informações que foram disponibilizadas na mídia e não faz apologia ao consumo do álcool.

————————

Agradecimentos a Gabriela, que nos indicou essa pauta.

Fonte:
Médico francês diz que a bebida não engorda. Nutricionistas discordam

Leia Também

Comente no Facebook

  • http://www.manualpraticodagordinha.com.br Litha Bacchi

    Bãi, discordo totalmente desse médico. Como tu disse, tem a caloria da bebida (e eu gosto de uma das mais calóricas, o whisky). Além disso, costumo dizer que tenho larica de bebida, ou seja, me dá uma fome do caralho e esvazio a geladeira.

    Japoneses são magros por causa da genética deles, ué.

  • http://www.profissionaldebermuda.com/ Almighty

    A única bebida que não engorda é água.
    Ou não.

  • Carolina

    Cerveja não engorda tanto mesmo, normalmente quem tem barriga de cerveja é porque bebe um tanto assustador e come bastante amendoim e salame como acompanhamento.
    Já estive um tempo no Japão e eles são magros porque comem pouco e saudavelmente, além de ficam bêbados na primeira latinha. Mas isso está mudando com o fast food, o Japão está cheio de crianças e adolescentes bem gordinhos. Daqui a pouco não dá mais para usar essa justificativa.

    • http://papodegordo.mtv.uol.com.br/2009/09/07/cerveja-nao-engorda/ Amanda Porfirio

      Burra vc pegou realmente a frase do que o medico falou sua buraa

  • http://www.manualpraticodagordinha.com.br Litha Bacchi

    A magreza deles é cultural então

    Poxa, se eu pudesse passar comendo sushi, feliz eu seria

  • http://www.avidacomlogan.com.br Camila Dias

    Cerveja não engorda.. hum… então o que engorda é a Coca-cola que tomam pra curar a ressaca.
    De qualquer forma, eu não tomo cerveja… mas engordo… acho que talvez esteja na hora de tentar uma cevadaterapia no bar da esquina, huahauhauhauhauh (depois do nenê nascer).

  • http://nacozinha.blog.br Eduardo Sales Filho

    Se cerveja não engorda, então pra que serve a cerveja light mesmo?

    • http://papodegordo.mtv.uol.com.br/2009/09/07/cerveja-nao-engorda/ paulo

      para os japones rsrsrsrs

  • Mariza Sales

    Que pena! Adoro uma cerveja bem gelada na beira da praia acompanhada de uma acaraje ….. e algo mais…

  • http://twitter.com/paula_gabriele Gabee

    Estou de dieta há 3 dias e fico mto infeliz em saber q naum poderei tomar nenhuma cervejinha…=/

  • Pedro R. Silva

    Também concordo. O que engorda mais é muita comida após a ingestão de álcool. Para quem é diabético, o ideal é não beber de estômago vazio, pois isso pode causar hipoglicemia.

  • Ana Maria Fernandes

    Para quem é diabético, o ideal é não beber ou beber pouco. Entre beber pouco e não beber, alguns diabéticos preferem não beber, o difícil é ficar sem beber numa casa em que a maioria aprecia uma cervejinha.

  • joao paulo

    na minha opniap digo por expericias propoias realizadas no meu corpo nada engorda desde que se evite o exagero , eu concordo plenamente que dois copos de cerveja ao dia como afirma o medico o proprio organismo queima a tqdade de calorias sem acumular gordura porem , com relação a ingestao de alimentos e muito mais um habito cultural , na alemnha o choop nao acompanha nada de alimento aqui no brasil nai sai sem um aperitivo de alto valor calorico , sou a favor do medico frances igerir essa qtd de cerveja todos os dias nao havera depoisito de gordura

  • Pingback: Cerveja » Blog Archive » Tomar cerveja engorda?()

  • http://www.nutricaosadia.com.br/ Vinícius Grat

    Olá caros colegas, me chamo Vinícius Graton, sou nutricionista CRN9-9877 e proprietário do NutriçãoSadia. Gostei do assunto.. é algo que com freqüência sou questionado.

    Cerveja engorda? A cerveja assim como qualquer outro alimento, possui calorias, estas quando consumidas e não gastas serão estocadas em nosso corpo sobre a forma de tecido adiposo.. a famosa e tão temida gordurinha.

    Por que os japoneses consomem cerveja e são magros? Simples! Eles estão na lista dos povos que mais se exercitam. Desde as crianças até os idosos, possuem a atividade física como filosofia de vida.

    Lembrando que outro ponto fundamental é a influência da genética, estilo de vida e hábitos alimentares que influenciam como um todo no perfil dos japoneses.

    Outro ponto importante de destacarmos é: O índice glicêmico da cerveja influencia no controle da fome? Sem dúvida! Não apenas a cerveja mas todos os alimentos quando consumidos desequilibradamente podem alterar a glicemia do nosso corpo, a glicemia sanguínea.

    O brasileiro quando bebe e belisca algum alimento… o que é mesmo que ele belisca? Batata-frita? Bolinhos fritos? Salaminho? Os americanos quando bebem… o que é mesmo que eles beliscam? Batata-frita? batata frita? ou será batata-frita? Quanto aos alemães.. quando bebem, eles também consomem alimentos hipercalóricos.. Isso também não poderia influenciar nesta pesquisa?

    Abraços a todos do Papo de Gordo!

  • Ocritico

    Eu não como nada de petisco, nada de fritura, nada calórico. Beber, nunca consumi uma gota de álcool. Nunca fumei. Por mim, esse lixo cultural em torno de comida e bebida seria extinto.

    • zezito

      Companheiro "Ocritico".

      Lamento que você não tenha gozado a vida. Se o companheiro não tomou uma geladinha acompanhado com uma garota gostosa, não sabe o que perdeu. Se o companheiro não tomou uma geladinha no cabaré não sabe o que perdeu na vida. Assim, companheiro, vá para a igreja do edir macedo, que lá voce irá viver muito anos. Não sei sua idade, mas, a minha com 71 anos tomou cerveja e ainda brinco com morenas e calegas. Abraços e seja feliz: zezito.

      • http://www.danielkibaltchiche.com.br Daniel

        CARACA ! A RESPOSTA DO ZEZITO FOI MUITO FODA….
        CERTA VEZ, EU ESTAVA NUM CHURRASCO COM AMIGOS..E CHEGOU UM “SER TODO CERTINHO” ESSES QUE JAMAIS MORRERAM OU TERÃO DOENÇAS…RSRS. EU OFERECI A ELE UMA CERVEJA GELADA…ELE DISSE: EU NÃO BEBO. MAIS UNS 20 MINUTOS SE PASSARAM E EU OFERECI UMA CARNE MARAVILHOSA….E ELE IMPLACAVELMENTE RESPONDEU: EU NÃO COMO CARNE. E DEPOIS UM AMIGO OFERECEU UM CIGARRO…E ELE DISSE: EU NÃO FUMO. PORRA, NÃO AGUENTEI E FALEI: CARALHO ! VC VAI MORRER INTEIRINHO. TODO BONITÃO E SAUDÁVEL !RSRSRS…. QUASE PERGUNTEI: VC NÃO DEVE FAZER SEXO TB NÃO NÉ ??? MAS ALIVIEI.. ABRAÇO A TODOS

        • Rinkcom

          O cara foi no médico e pergunto para o mesmo:

          -Doutor, eu vou viver até os cem anos?

          O médico respondeu:

          -O senhor bebe?

          O Cara: -Não
          Médico: -Fuma?
          O Cara: -Não
          Médico: -Faz sexo com muitas mulheres?
          O cara: -Também não.

          Então o médico disse:

          -Então pra que você quer viver até cem anos?

  • Cabeça de for

    Esse cara aqui em cima "Ocritico" de crítico não tem nada.. uma pessoa crítica antes de expor suas idéias ele primeiro aprende a conhecer mais sobre o que diz.

    Ele julga os estudiosos da medicina/nutrição como lixo cultural e que por ele isso tudo seria extinto. Que pena amigo…

    Seria tão interessante se você soubesse que 80% da medicina, dos medicamentos e tratamentos existentes nos dias de hoje foram provenientes de compostos derivados dos alimentos. Procura pesquisar um pouco mais meu caro "Ocritico" sobre nutrigenômica.

  • vanessa

    a final a cerveja engorda ou naoo todo mundo falaou e falou e nao disse nada de concreto entao pergunta ENGORDA OU NAUM?

    • denise

      claro que o ecesso de cerveja tende a engordar sim,principalmente se o consumidor estiver sempre beliscando alguns petiscos ai é inevitavel não engordar.

  • Vamos tomar uma

    A cerveja engorda???

    Claro que não, engorda é quem toma….
    Aprecie com moderação e pode tomar sempre uma gelada
    e lembre-se se for beber não dirija.
    abraços

  • Lauro Júnior

    Bom, concordo com td o que o médico falou. Só que a minha tese é: Nenhuma bebida engorda, apenas no dia seguinte vc tem que queimar o que vc pós pra dentro. Como??? Fazendo atividades físicas, correr, nadar ou peladar etc…

    Nenhuma comida e bebida faz mal, o que faz mal é o excesso.

    Pratique atividades físicas e vc terá uma vida saudável!

    Lauro Júnior
    01186370267

    • paty

      realmente concordo com vc!!o que engorda é ficar parado sem fazer uma atividadese quer..as pessoas so querem comer beber..e ficar com inveja de quem esta com tudo no lugar..vai a luta que vc vai poder comer e bebe como gosta agora claro que com moderação.. eu bebo sim e como de tudo mas as 7:00 ja estou na academia..rsrsrrs

  • maira

    Grande mentira dizer que cerveja engorda…deixei uma garrafa cheinha na geladeira um bom tempo e ela não engordou nadinha…quem engorda é a gente…

  • http://baixandonaweb.com Felipe

    não engodar? por exemplo uma cerveja 101 calorias meu cunhado tomar 20 de boa e ainda ta em pé querendo mais soma ai quanto da kkk

  • Raiane

    cerveja não engorda, engorda é se vc tiver bebendo e tiver comendo algo, assim …

  • leh

    melhor beber 2 cervejas p dia, ou 1 dúzia só , no sabado?

  • Flavia

    eu adoro uma cerveja, sempre bebi e mesmo nas épocas de dieta não deixei de tomar… hji em dia só tomo de vez em quando por causa do estômago, e não pq engorda ahauhaa

  • Alexandre

    eu adoro cerveja! bebo todas as noites, sete dias por semana. mas minha barriga de chopp eu adquiri em razão da larica! abraços!

  • Wangler

    a cerveja engorda pouco, se tomada em pouca quantidade! obvio! mas o cara quer sair pra festa e tomar 7 ou 8 latinhas e ainda beliscar uma batata frita rsrsrs

    8 latas = 1040 calorias

    porção de batata (em média) = 400 a 500 calorias

    Pode ir preparando a dieta no outro dia!

  • Clayson

    Acredito que a cerveja não engorda, menos ainda a coca-cola …. na real quem engorda somos nós ,, beba com moderação,

  • FARLEY

    ESTA COMPROVADO, A CERVEJA NAO ENGORDA, QUEM ENGORDA E O CONSUMIDOR….

  • Lorena

    Caros colegas de copos litros e garrafas, o negocio e o seguinte, bebam mesmo bebam bastante se nao tiverem companhia para beber me convidem e se achar que estao engordando e facil, virem bulemicos! Pelo ou menos ta na moda. Esse papo de bebida ja deu! se querem emagracer tomem alcachofra liquida, sibutramina, vinagre, lcarnitina qq coisa do tipo. Mas nunca deixem de beber ppq quem nao bebe nao tem historia! falei e ta falado!

  • conceição do vale

    olha, se realmente a cerveja de nossos fins de semana
    e feriados engordasse, eu seria uma baleia. e olhe qdo
    falo da cerveja falo por experiencia própria tomo cerveja
    todos os fins de semana, já fico contando os dias.bjos
    qdo saio de casa sempre convenço meu marido a ser o amigo
    da vez,ultimamente tenho ficado em casa ele sismou e agora
    não quer ser o amigo da vez.tenho que contratar um motorista.kkkkkkkkkk….

  • conceição do vale

    gente esqueci aprecie com moderação.

  • Lidiane

    eu gosto muito de tomar cerveja, é a unica bebida alcoolica que gosto, mas engorda, porque da muita fome se tomar em exagero, mas tomo mesmo assim, é bom demais bem geladinha, nao quero saber se vou engordar, eu consumo em moderaçao, e sem comer nada no momento que estou bebendo, prefiro comer so quando termino de beber.sou beberrona sim dessa delicia de bebida.

  • http://googles gil

    comida nehuma engorda quem ,engorda e quem come ela kkk.

  • Geladaaaaa !!!

    Adoro uma geladinha !!!
    Estou de dieta faz uns 20 dias e perdi 5 kg não passo fome pois aprendi a comer em menores quantidades e mais vezes durante ao dia, cortei refri doces e frituras, mas as veses dou uma fugidinha… mas a cerveja eu não largo adoro !!! Só procuro não me entupir de comida quando a tomo ou logo depois, sendo assim pra min não esta fazendo tanta diferença assim, e acreditem eu bebo muuuito.

  • marcos

    depende do metabolismo de cada pessoa.

  • Marcelo

    Tomar uma cerva e correr no dia seguinte é tudo de bom!
    Alto rendimento, para um amador…………
    Agora tomo e corro…….também é beleza!

  • Marcelo

    Agora, correr so tomando água, seca mais e é muito melhor!

  • http://naotenho angila maria martins

    a cerveja nao engorda quem engorda e nos

  • http://robarbassa_@hotmail.com rosangelas barbassa

    o delicia é saber q ceva ñ engorda….

  • marcelo machado

    Bom que legal essa materia sobre a cerveja,sou do interior e o pessoal que trabalha na roça e corta cana bebe, mais bebe,parece 2.0, só que a turma é magra, resumindo o assunto,quanto mais ganha de calorias mais tem que gastar e ponto final.

  • luziane costa

    bom,na verdade eu acho que cerveja engorda sim,tomava muita e de preferencia com um churrasquinho,poriço resolvi beber menos somente em comemoraçoes especiais.supsd

  • http://s.zogbi@hotmail.com Samir Eliias Zogbi

    Sou extremamente contra essa teoria maluca desse tal medico.Vou esclareser do sequimte modo: 1- Tudo que voce come e bebe e tem caloria e obvio que engorda;2- a cerveja por ter gas tende a dilatar o estomago,com isso,sem duvida vai abrir o apetite.Abrindo o apetite voce sabe que vai comer mais.Agora ,peque a teoria do tal medico e banda enfiar na bunda dele

  • http://papodegordo naty

    EU QUERO É QUE O MUNDO SE ACABE EM CERVEJA PRA EU MORRER TOMANDO TODAS. KKKKKKKK

  • http://papodegordo linda silva

    Faça uma educação alimentar e terá um lindo corpo e uma excelente saúde sem precisar comer só peixe sua ignorante!É por isso que o Brasil não vai pra frente!!!!!!!! pessoas igual a vc não se cuidam e tem inveja da saúde e do corpo do restante da humanidade. Primeiro faz um tratamento psicológico, vc tem um distúrbio cerebral.

  • Osmair Marangne

    Olá pessoal sou um ex-gordão tenho 1,75 de altura e já cheguei a pesar 125kg hoje estou com 90kg ainda gordo porém bem menos, me sinto bem melhor.

    Olha foi muito foda subir na balança com 26 anos e perceber que tinha perdido as redias da minha bebedeira e comelancia me senti muito triste na hora pois havia um certo tempo que não me pesava foi realmente um susto pensei que estava com no maximo 105kg quando vi aquele numero na balança…fiquei muito mal.

    Bom, então descidi mudar minha vida entrei em uma academia (e olha que eu odeio academia até hoje) passei com nutricionista (detalhe quando sai da consulta e passei a dieta para minha mulher ela disse que teriamos que ir ao mercado pois não tinha nada daquilo em nossa casa) realmente pessoal foi uma luta primeiro mudança de cultura e resistencia a cultura alheia tipo minha familia é tudo gordo e churrasco, festa e tal, tem todo o final de semana bebedeira a reviria, é tive que evitar tudo isso.

    Depois dei um grau no treino, foi trash mesmo inclui aulas de bike, spinnig e por ai vai, musculação e claro, de novo, a busca por conhecimento em livros e conteúdo de boa qualidade na internet, além de bons professores de exercicios anaerobios e aerobios, sempre muito bem orientado graças a DEUS!!

    Com isso concluo que tudo que se come pode engordar ou não, vai depender da quantidade e da vida que se leva, caso você come e bebe de mais e é extremamente sedentario como eu era claro que engordará caso come e bebe pouco e pratica esporte em fim se mexe claro que será magro, fora quadros que apresentam problemas de saude, não há nenhum segredo emagrecer começa na cabeça depois na boca e por fim nos exercicios e claro muita disciplina e dedicação.

    Sou Osmair Marangne tenho 30 anos e estou com 90kg, ainda mantenho os treinos e a dieta.

    Hoje não tenho mais como objetivo baixar o numero na balança agora quero trocar a massa gorda por massa magra e assim os numeros na balança ficam em segundo plano, em fim, não dá mais pra ficar calculando IMC.

  • David o bala

    Isso que cerveja engorda é conversa fiada,já tem 15 anos que bebo cerveja todos os dias e não tenho esse problema de engordar! Quando comecei à beber eu pesava 105 kg e hoje continuo com meus 105 kg. Ou seja,não engordei nada!!

  • Antonio José Lobo Filho

    Cerveja engorda, sim. Depois que me viciei em beber cerveja nos fins de semana engordei 10 quilos, estou com uma barriga enorme e passo o dia peidando igual uma vaca velha. Minha mulher fica uma fera, mas fazer o que? Adoro cerveja, e a mídia televisiva me tenta o tempo todo…

  • Peter

    Valeu a pena ler todos os comentários até chegar no que você escreveu Antônio. Resumiu tudo muito bem, com propriedade! Não tenho nenhuma dúvida que a cerveja nos faz engordar. Só mesmo quem quer se enganar encontra nessas pesquisas tendenciosas pretextos para beberem. E não só engorda. Quem bebe bastante, se nota logo pelo inchaço. Nem precisa beber muito para ficar com essa aparência. Eu adoro cerveja mas faz tempo que quando bebo, são duas latinhas, a cada 15 dias e “ralo”muito na bike todos os dias. Consegui reduzir o tamanho da barriga só cortanto a cerveja. Tenho 62. Saudações. Peter.


Desenvolvido pelo Cientista da Web