Refrigerante zero pode engordar

Lucio Luiz
@lucioluiz

10/09/2009 - 23 COMENTÁRIOS

Latinhas de refrigeranteSe você sempre pede um refrigerante zero “pra equilibrar” o almoço ou se está seguindo uma dieta baseada em cálculo de calorias e fica feliz por essas bebidas existirem, é bom rever alguns conceitos.

Os refrigerantes zero são aqueles que não possuem açúcar, fazendo com que a bebida tenha zero calorias. Não devem ser confundidos com refrigerantes diets e lights, que possuem outras características.

Essa “ausência” de calorias faz com que vários viciados em refrigerantes achem que é possível beber várias latinhas sem risco de engordar. Porém, segundo nutricionistas, isso não é necessariamente uma verdade.

Pra começar, a ingestão de líquidos durante a alimentação dilata o estômago e faz com que a sensação de fome volte bem rápido. Isso é mais constante com bebidas gasosas.


Além disso, no caso dos refrigerantes zero, sua composição química possui mais sódio que o normal para compensar a falta de açúcar. Só que o sódio em excesso gera retenção de líquidos. Ou seja, aumento de peso à vista.

Vale ressaltar que beber refrigerante zero não faz necessariamente mal, desde que feito com moderação. Eles ainda são mais indicados do que os normais para quem está querendo perder peso. O problema é “entornar” várias latinhas achando que isso não vai afetar em nada sua dieta.

—–

Fonte: Yahoo!MinhaVida

Leia Também

Comente no Facebook

23 respostas para “Refrigerante zero pode engordar”

  1. Camila Dias disse:

    A solução é beber água mesmo, como comentou alguém no post sobre a cerveja…

  2. Litha Bacchi disse:

    Camila, clight tbm tá liberado (se alguém aguentar o gosto daquilo por muito tempo, hehe)

  3. Assim que saiu a Coca Zero comecei a bebê-la com frequência, até que Maira me contou essa história do sódio, aí voltei a beber a normal.
    Se é pra engordar, então que pelo menos seja do jeito certo!
    :-)

  4. Carolina disse:

    O melhor é beber chá. Mesmo que não emagreça, pelo menos não engorda. Será que chá light daqueles de latinha e caixinha faz mal também? Que medo.

  5. Litha disse:

    Olha, me disseram que no exterior refrigerante zero tá proibido pq faz mto mal à saúde.

    Até onde isso é verdade eu não sei xD

  6. CJ disse:

    Refri Diet/Light/Zero fazem mais mal do que os normais, isto se aplica em outros produtos tipo clight,etc. Porque?
    Sódio = Retem líquidos, a pessoa fica com aspecto inchado
    Aspartame = Ainda em pesquisa, mas com forte indício de ser cancerígeno
    Ciclamato de Sódio = Relacionado à desmielização dos neurõnios, levando ao mal de parkinson e alzheimer
    Conclusão: Antes ficar gordo tomando refri normal do que inchado, com câncer, tremendo e retardado!

  7. Gabriela disse:

    Olhe só , vou fazer uma pergunta !
    a gente engorda por calorias extras certo ?
    bom , retenção de liquido não significa que tenha engordado , é só um aumento de peso que no dia seguinte bebendo bastante água perde-se , não estou dizendo que faz bem a saúde tudo em exageiro não é bom , mais vôcê foi muito infeliz dizendo que compromete a dieta , não´é bem assim !

  8. Fernando disse:

    Eu comecei uma dieta e em um mes perdi 6 quilos. Uma das coisas que mudei na minha dieta foi trocar o refri normal pelo zero, realmente faz muita diferença. Claro que fiz outras coisas tambem, como trocar o leite intgral pelo desnatado. mas como o assunto é refri, posso garantir que o zero engorda bem menos, pelo menos comigo.

  9. Tatiana Reis disse:

    De fato, o excesso de Sódio promove o aumento na retenção de líquidos e a pessoa que ingere refrigerantes em excesso pode apresentar inchaço, porém o refrigerante zero NÃO ENGORDA. Acumula-se Líquidos, não Gordura. Se a pessoa toma excessivamente o refrigerante, com acompanhamento médico, poderia fazer uso de um diurético para evitar o inchaço.(O diurético promove a excreção de líquidos e do excesso de sódio e cloro no organismo). Existem substâncias caseiras que são diuréticas também, basta procurar no google, mas eu, como estudante de medicina, aconselho o acompanhamento de um nutrólogo(médico) ou nutricionista para não prejudicar a saúde.

    Interessei-me em contribuir para esse artigo porque faço uso moderado de refrigerantes zero (2 a 3 vezes na semana, em torno de 500ml) desde que comecei uma dieta, há 4 meses atrás. Perdi, até agora, 25kg e o refrigerante ajuda a satisfazer a minha necessidade de doces. O ideal é a alimentação balanceada e no horário certo (de 3 em 3 horas).
    E não esqueçam que ficar sem comer é pior: o corpo diminui o metabolismo e fica cada vez mais difícil perder qualquer grama.

    Espero ter ajudado e boa sorte na dieta.
    :)

  10. Maurício Haic disse:

    Esta matéria não explica direito sobre o assunto, pois emagreci 25 kg comendo moderado, me reeducando nos alimentos gordurosos e calóricos, mas todos os dias consumia uma garrafa pet de 2 litros de coca zero, e pela minha constancia em ver rotulagem de alimentos e bebidaso unico mal que a coca zero pode fazer é quanto ao sódio, mas reduzindo o sal dos alimentos e evitando comer na rua talvez equilibre um pouco, mas malefícios e nem beneficios a coca zero nao traz, apenas é para ter um sabor ideal durante as refeições, e ainda dá pra apelar tomando coca zero a tarde toda, pois fica-se cheio de gás e não beliscamos a geladeira a tarde toda, claro que depois de emagrecer modere a coca zero, tenha ela como uma apelação para emagrecer, e beba moderado após emagrecer, somente por causa do sódio, mas nada, mas em 2 litros de coca zero existem 0 calorias ( a coca cola não iria realizar uma mentira universal comprometendo a marca e se arriscando por um montante de idenização multi bilionário), portanto, coca cola zero moderada não faz nem um tipo de mal e nem faz bem.

  11. Júlia disse:

    Eu tambem quero morrer =/

    A gorda aki pensou que tomar um montaum de refri zero não engordava nunca =/

  12. boa noite gente… estou de dieta e estava com muita vontade de tomar coca cola zero.. e vim pesquisar sobre se eu podia bebe-la….depois de ler sobre o sódio resolviiiii não tomar mais…

    estava pesando 81.800 quilos há 3 dias atrás.. no sábado comecei a tomar lipo max com spirulina e fazer a dieta de 1300 calorias que vem num folheto..

    e hj segunda feira estou com 79.800.então fora 2 quilos em 3 dias…

    amanhã vou me pesar novamente pra ver com quantos quilos estou…

    bjs.. amanhã volto pra contar com quantos quilos estou..

  13. Dr. Márcio Hi disse:

    Evitem beber qualquer tipo de refrigerante. Não bebam líquidos com as refeições e sim 45min. ou 1 hora depois. Dicas: Suco de laranja com água e sem açúcar. Suco de limão com água e adoçante sem aspartame. Suco de acerola com água e sem açúcar. Suco de abacaxi no mesmo modo, entre tantas opções saudáveis e que NÃO engordam. Se for comer banana coma uma banana a cada 3 dias. Não adianta ficar sentado o dia todo no escritório e querer emagrecer, isso é lenda! Faça atividades pelo menos 3 vezes por semana, nem que seja uma caminhada de 30 minutos nesses 3 dias. Aquele velho blá blá blá: evitem açúcar, doces, chocolates, barras de cereais, balas, bolos, etc. Diminuam o iodo (sal) na comida ao máximo que você conseguir. Comam mais salada, verduras e frutas. Cerveja nem pensar, substituam pelo vinho a cada dois dias um cálice pequeno antes do almoço. Caso não tenha hábito de consumir álcool, procurem o suco de uva natural (aqueles de garrafa de vidro). Andem mais, descam e subam escadas, parece besteira mas isso influi um pouco. Sexo faz perder peso, transem e sejam felizes! Dr. Márcio Hiramata.

  14. Marcos disse:

    Para a karoline ferreira que fez a dieta do folhetim :
    Minha filha , voce perdeu 2 quilos de pura retenção líquida . 1 grama de gordura possui aproximadamente 8 calorias , ou seja , para queimar 1 kilo de gordura voce precisa de quase 8 mil calorias . Voce não pode achar que 1000 calorias são iguais a 1000 gramas de gordura .
    Quanto ao sódio da Coca Zero , uma latinha de 350 ml possui 100mg . Acham que isso é muito ? Comecem a observar os rótulos de qualquer produto embalado ou mande uma amostra do seu arroz e feijão para o laboratório . Só assim entenderão que de mitos em mitos a sociedade cria os seus próprios e ridículos medos . Se voce é gordo e quer emagrecer feliz , use sim coca zero , apenas um consumo exagerado desses químicos por anos à fio pode – vejam bem , pode – causar algum tipo de problema , como câncer e afins . Não existe nenhum artigo conclusivo sobre isso , porque não é possível fazer pesquisas com pessoas que vivem de coca cola . Vários fatores podem influenciar o surgimento de um câncer

  15. Romanni disse:

    Apesar de toda essa falação sobre o sódio, coca zero não tem tanto sódio assim se comparado com outros alimentos Coca zero tem 28mg de sódio por cada 200ml de produto, enquanto um sachê de ketchup tem mais de 150mg, mas claro tudo em excesso faz mal. O negocio é que Coca Zero faz mal pelo fato de trocar o açúcar por fortes adoçantes, e substâncias como ciclamato de sódio que faz mal ao organismo e inclusive foi proibido o consumo nos EUA. pela http://www.fda.gov/. Quando ingerimos alimentos com adoçantes o corpo se prepara para receber as calorias que não recebe, e isso pode desregular um pouco tb.

  16. Roberto lima dos santos disse:

    evitem de tomar liquido durante a refeiçao e troque o refrigerante por agua e no aumoço tome apos no minimo 20 minutos no maximo 25 corte frituras, e carboidratos a noite e outra coisa nao abra mao da atividade fisica.

  17. helder gomes disse:

    a melhor coisa é o que um mestre em refrigerante dos USA, que é Brasileiro, disse beba sempre água e a solução muito boa e gratificante para o bolso rsrrs na água coloca gotas de limão eu fiz e digo fica show de bola!!!!

Deixe uma resposta

 


 
 
Desenvolvido pelo Cientista da Web