Dicas pra quem tem fome toda hora

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 09 de outubro de 2009

Arroz e feijãoUm dos principais motivos para as pessoas ganharem peso é o fato de ficarem fazendo uma “boquinha” toda hora. Afinal, que mal tem comer um biscoitinho uma horinha depois de almoçar? Bastante mal, é claro. Porém, é relativamente normal ter essa vontade de comer pouco depois das refeições, especialmente se a pessoa não está escolhendo bem os alimentos que geram a sensação de saciedade.

Segundo especialistas, para evitar a “fominha” fora de hora, o ideal é focar nos alimentos que são ricos em nutrientes. Eles retardam a sensação de fome e evitam que se fique “beliscando” durante o dia (claro que há os gulosos que não param de comer nem com dor de barriga, mas não custa tentar, né?).

Os alimentos ricos em proteínas, fibras e água possuem grande capacidade de saciar a fome. Já os alimentos ricos em gordura não são muito bons na tarefa de controlar o apetite. E esse problema já começa no café da manhã, onde o ideal é misturar “uma xícara de frutas picadas coberta com um pote de iogurte light, duas colheres de sopa de granola e uma colher de sopa de geleia resulta em um sabor intenso que mata a vontade de comer doce ao longo do dia”, segundo dicas que a nutricionista Cyntia Antonaccio deu ao site Minha Vida. Além disso, vale a pena ter no café da manhã cereais integrais, laticínios e frutas.

Outra dica é que, antes do almoço, se tome uma vitamina, de preferência feita com alimentos alaranjados (cenoura, laranja e mamão, por exemplo), que são ricos em vitamina A. Já no almoço, o “clássico” arroz com feijão é boa pedida. O arroz possui carboidratos, cálcio, folato e ferro. Já o feijão possui proteína vegetal, fibras e fonte de ferro. Sem contar que ambos possuem vitaminas do complexo B. Também é interessante, no almoço, comer talos de vegetais, que possuem vários nutrientes importantes.

Por fim, no jantar é interessante que se traga à mesa um alimento de cada grupo alimentar (não se afobe, gordinho, eles devem vir em quantidades menores). Portanto, é bom que o jantar conte com carboidrato, leguminosa, carne, verdura, legume e fruta.

Com essas dicas, dá pra fazer refeições saudáveis e saborosas. Lembrando, sempre, que manter uma boa alimentação é importante, mas não se deve reduzir a quantidade de alimentos por conta própria achando que isso é uma “dieta”. Se você precisar reduzir peso de maneira mais consistente, o ideal é procurar um médico especialista para indicar uma dieta bem planejada.

—–

Fonte:
Aposte na alimentação certa para aumentar a saciedade

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

9 respostas para “Dicas pra quem tem fome toda hora”

  1. KellxD disse:

    Engraçado, pq mesmo comendo comida de verdade eu sinto fome 2 horas depois. xDDD

    Acho que tenho problemas.

  2. Leo Luz disse:

    Se eu passo o dia em casa, eu sempre estou comendo alguma coisa. O engraçado é que meu corpo acostumou a comer a cada 2 horas.

    Tomo café, 'belisco' algo, almoço, etc… a minha sorte é que estou longe ainda dos 3 dígitos!

  3. Tulio Bambino disse:

    É complicado mesmo esse saco sem fundo. O lance mesmo é ocupar a mente e o corpo, de preferencia os dois ao mesmo tempo. Parar pra ver o tempo é ter aquela fominha escrota.

    Cafézinho tbem salva.

  4. Maurício Biro disse:

    Puxa no meio do ano passado depois de levar uma bronca do meu urologista (E que vc está pensando também…) eu consegui perder 7 quilos somente comendo bastante saladas e refogados.Mas por causa da ansiedade e dos tempos difíceis acabei "descontando" na comida e achei os quilinhos de novo!
    Vou seguir algumas destas dicas e "tomar" vergonha" igual me dizem.
    Meus filhos todo dia 1 hora depois da janta querem comer "alguma coisinha" e lá vou eu para a cozinha e acabo momendo "alguma coisona"…….

  5. Ana Maria disse:

    Impressionante…no meu caso, eu não consigo ter a sensação de saciedade, como de tudo, todo hora…

  6. Bia disse:

    Eu como direitinho no almoço, como bastante salada, um pouco de arroz e feijão e para acompanhar uma batata ou coisa do tipo ja que não como carne. Mas o estranho é que sempre depois do almoço eu continuo com fome, claro que se eu ignorar passa. Queria entender o porque, ai como eu fico com essas sensação de fome na hora da janta eu como muiito! Queria entender porque sempre sinto fome mesmo depois que eu como, o que é mais estranho é que minha fome aumenta sempre depois que eu como heeh!

  7. Alexandre rosa disse:

    Alguem me ajuda, eu sinto fome toda hora, hj eu jantei duas vezes no primeiro prato coloquei macarrao e carne de galinha, uns 50 minuto depois senti fome, e comi no segundo prato arroz com feijao, 40 minutos depois minha barriga começou a roncar de fome -.-‘ eu sinto fome toda hora, um habito q tenho é tomar café toda hora isso pode ser o causador da minha fome? Tenho 19 anos e peso 60 kilos, alguem mide uma dica, odeio minha barriga ñ me deixa em paz :(

    • ESTHER disse:

      Tenho 18 anos e peso 67,800 kkkk!
      Relaxa, você está ótima.
      Aliás, não tome café toda hora, tome água, assim a fome passa, e ela volta depois de novo, aí vc toma agua de novo, e assim vai indo até dar o intervalo de 3h. Resumindo: Vc comeu o certo, na hora certa, e tomou água que é o recomendado para manter a pele bonita, corpo saudavel etc etc. :D bjs

  8. Edileusa disse:

    Realmente cada um tem a sua opinião o que deu certo para mim foi escolhido alimentos que sacia minha fome . Sempre digo para mim mesma não estou com fome acabei de comer lembro que preciso comer apenas de 3 em 3 horas Então pessoal e disciplina isso serviu para mim perder peso e Manter o controle sobre a minha alimentação boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *