Pra não dizer que não falei de doces

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 12 de novembro de 2009

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soarez

Normalmente, quando o sujeito estuda para ser chef através de cursos ou mesmo de uma faculdade (além daqueles que aprendem na prática, trabalhando na cozinha de grandes restaurantes), ele se especializa em pratos salgados ou doces. São poucos os chefs que jogam com perfeição nas duas posições.

Isso não quer dizer que os chefs que têm mais experiência com pratos salgados não consigam fazer doces. Claro que conseguem. A única diferença é que eles acabam “inventando” menos para evitar o risco de estragar todo o jantar com uma sobremesa mal-resolvida. O inverso acontece com aqueles que dominam melhor as artes doces: evitam dar asas à imaginação na hora de preparar os pratos salgados para não comprometerem todo o trabalho.

E não há nada de errado nisso. É perfeitamente natural valorizarmos os pontos fortes em nosso trabalho e ocultarmos os pontos fracos. Somente um tolo deixará evidente aquilo que não domina tão bem baseando-se na esperança de que aquilo que ele faz bem será o suficiente. Não é. Assista à reprise de Top Chef e você verá como é possível estragar uma refeição perfeita com uma simples “invenção” de última hora numa área que você não domina.

Toda essa enrolação acima foi só pra dizer que, quando assumo a faceta de cozinheiro, me dou muito mal com doces. Até faço receitas simples, mas não vou alegre e ligeiro pra cozinha quando o assunto é fazer uma sobremesa.

Como nem sempre dá pra evitar o docinho após a refeição, a melhor coisa é simplificar. E, cá entre nós, poucas coisas são tão simples quanto essa receita de Taça de Mamão que faremos hoje. Após separar os ingredientes, você pode ter o prato montado em menos de 8 minutos. E com mais uma vantagem: são poucas as calorias.

Rápido, simples, light, saudável e doce. O que mais você quer, sujeito pesado? Deixe de onda, vá na feira comprar seu mamão e clique aqui pra ver a receita. Com sorte você vai prepará-la no jantar de hoje.

    Taça de Mamão (4 porções)

    Ingredientes: 1/2 xícara de iogurte desnatado, 1/3 de xícara de cream cheese light, 3 colheres (sopa) de adoçante culinário que não deixe sabor residual, aproximadamente 400 gramas de mamão papaia sem casca e sem sementes, 1 colher de sopa de gengibre ralado e 1/2 colher (chá) de cardamomo em pó.

    Preparo: Misture numa tigela pequena o iogurte, o cream cheese e duas colheres de adoçante até obter uma pasta homogênea.

    No liquidificador, coloque o mamão em pedaços, o gengibre, o cardamomo e o adoçante restante. Bata tudo até obter um creme.

    Reserve 4 taças de sobremesa e distribua o creme entre elas. Por cima coloque colheradas do creme de iogurte. Se quiser, decore com algumas sementes de mamão.

    Uma dica é deixar o mamão guardado na geladeira por pelo menos 24 horas e preparar as taças minutos antes de servir para que cheguem à mesa ainda geladas.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *