Vai um espetinho aí, patrão?

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 19 de novembro de 2009

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soarez

Churrasco. Todo mundo gosta de churrasco. Até mesmo os vegetarianos curtem um abacaxi na grelha, um hambúrguer de soja ou uma cebola com aquele típico cheiro de carvão que só o bom churrasco pode criar.

É claro que os gaúchos, como minha esposa, não perdem a chance de dizer que paulista não faz churrasco. Aqui fazemos uma coisa que pode, segundo a cultura dos pampas, ser chamado de bife de churrasqueira.

Para alimentar ainda mais o bairrismo, a receita de hoje é considerada por muitos puristas da tradicional arte de queimar carne (ou soja, frutas e legumes) um verdadeiro crime: o espetinho!

Há uma lei não-escrita que diz que não se prepara alimentos no espeto porque os sucos internos saem todos pelo furo feito pelo espeto e, junto com eles vai-se pelo ralo o sabor e a maciez.

Mas se você acha que isso tudo é uma grande bobagem e espetinho é “o que liga”, prepare essas receitas sem culpa. E mais: se você não está com um pingo de paciência pra esperar que a churrasqueira atinja a temperatura ideal pra cozinhar os alimentos, apele para o bom e velho grill (tem um zilhão de marcas no mercado e todas possuem suas vantagens e desvantagens – ainda pretendo fazer um comparativo com as principais marcas, mas isso exige uma baita engenharia).

E, pra ninguém fazer cara de choro, vamos atacar com três versões: frango, misto e vegetariano. Todas as receitas rendem seis porções e não vão tomar muito do seu tempo durante o preparo.

Sendo assim, chega de enrolar, clique aqui, ligue o grill e vá comer seus espetinhos, gordo esfomeado.

    Espetinho de Frango com Bacon

    Ingredientes: 12 fatias de bacon cortadas ao meio (pela largura), 24 cubos de peito frango, 6 cebolas pequenas, óregano e sal à gosto

    Preparo: Tempere o frango com sal, pimenta e óregano e depois enrole cada cubinho com uma fatia de bacon. Coloque em cada espetinho 4 pedaços de frango e, na ponta, coloque uma cebola. Asse na churrasqueira, virando durante o preparo ou no grill (sem a necessidade de virar, mas com o dobro de atenção para a carne não ficar seca em excesso).

    Espetinho Misto

    Ingredientes: 24 cubos de maminha ou alcatra, 6 linguiças toscanas, 12 pedaços (cubos) de bacon

    Ingredientes para marinada: 1 cebola média picada, 1 dente de alho picado, sal e vinagre à gosto

    Preparo: Monte os espetos intercalando a carne, a linguiça e o bacon. Tempere-os com a cebola, o alho o sal e o vinagre e deixe marinando por algumas horas. Escorra os espetos e asse-os na churrasqueira virando durante o preparo. Se optar pelo grill, vale a mesma regra do espeto de frango: cuidado para não ressecar a carne.

    Espetinho Vegetariano

    Ingredientes: 2 berinjelas médias cortadas em 18 cubos, 18 minicebolas, 2 pimentões vermelhos cortados em 18 cubos, 6 cogumelos pequenos, azeite para besuntar, sal e orégano à gosto.

    Preparo: Tempere as berinjelas e as cebolas com sal e orégano e deixe macerando por aproximadamente 30 minutos. Divida todos os ingredientes em 6 porções e monte os espetos intercalando os ingredientes, finalizando com um cogumelo. Besunte com o azeite e envolva-os em papel alúminio. Leve à churrasqueira para assar por alguns mninutos. Retire o papel alumínio e deixe dourar de todos os lados.

    Mais uma vez: se utilizar o gril, não use papel-alumínio e tome cuidado pra não deixar passar do ponto.

    Para poupar calorias:

    No espetinho de frango, elimine o bacon e use pedaços de abacaxi entre um cubo de carne ou outro.

    No espetinho misto, troque o bacon por peito de peru e a linguiça por salsicha de frango (ou alguma outra de baixa caloria que seja do seu agrado)

    Nos vemos semana que vem.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Vai um espetinho aí, patrão?”

  1. Leo Luz disse:

    Muito bom, e me fez lembrar que existem os espetinhos crus, isto é, utilizam ingredientes tipo azeitona, salsicha, queijo e presunto em cubos.

  2. LINDSAE disse:

    Nessa hora que eu me lembro como é bom morar no MS…com certeza o melhor churrasco do Brasil. Duvida!?!
    É só marcar uma visita hahaha!

  3. Carolina disse:

    Eu gosto de espetinho porque é pequeno. Embora eu seja um saco sem fundo para comidas em geral, em se tratando de carne não aguento mais que 1 ou 2 espetinhos. Depois fico nos de pão de alho, queijos, alcachofra, palmito, frutas…só nunca comi de de abacaxi com chocolate pois me pareceu bizarro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *