Um toque para as gordinhas que querem ser mães

Gordo Convidado
@papodegordo

Publicado em 12 de dezembro de 2009

Gorda Convidada

Cá estou mais uma vez a me meter neste Papo de Gordo. Dessa vez quero abordar um assunto importantíssimo para todas as gordinhas que desejam ser mães.

É fato que eu estou bem acima do meu peso e que isso, apesar de incomodar algumas vezes, nunca foi o grande problema da minha vida. Como vocês viram na minha coluna anterior, sou muito bem resolvida com o meu peso e meu corpo, me considero sim uma gordinha yeah yeah! Mas bastou eu descobrir que estava grávida e muita coisa mudou.

Foi desesperador ouvir em minha primeira consulta de pré-natal que, devido o meu excesso de peso, minha gestação seria de alto risco. Logo imaginei mil coisas, fiquei abatida, preocupada, nervosa. Mas a minha médica procurou me acalmar e disse que bastava eu seguir algumas instruções para ter uma gravidez tranquila.

Então passei a fazer uma série de exames, como toda grávida, e também a seguir uma dieta de reeducação alimentar. Resultado: em um mês eliminei (porque nunca é bom perder, vai que eu ache de volta, né?) quatro quilos. Fiquei feliz, pois a médica me disse que, devido o meu peso, não poderia engordar mais do que seis quilos em toda gestação, e olha que uma mulher de peso “normal” pode engordar até 13 quilos. Enfim, fui me adaptando a um novo comportamento alimentar.

Quando achei que estava tudo bem e controladinho, descobri que, além do bebê, a gestação me trouxe outros “anexos”: hipertensão e diabetes. Isso mesmo, eu que sou gordinha há anos, nunca havia tido este tipo de problema, os médicos até riam comentando que eu sabotava os meus exames, que tinha resultados de gente magra. Menos mal.

Com a hipertensão e a diabetes, além dos cuidados diários de medicação e controle, tive que adotar uma nova dieta, eliminar uma série de alimentos do meu cardápio e me adaptar novamente a um jeito novo de comer. Lá seu foi o meu desejo de devorar o trio Quarteirão+Fritas+Coca. Isso para uma grávida já é torturante; para uma gordinha grávida, então, nem se fala.

Fiz tudo direitinho e fiquei feliz porque consegui seguir à risca todos os cuidados solicitados pelos médicos. Em cinco meses de gestação não engordei um quilo sequer. Ao contrário, fui me tornando uma gordinha ainda mais gostosa e saudável.

Infelizmente a minha gestação chegou ao fim antes da hora. Por causa de alguns problemas que tenho no útero sofri um aborto espontâneo. Nada exatamente relacionado ao meu excesso de peso, mas sei que isso contribuiu para o fato. E foi o que me motivou a escrever esta coluna: alertar as gordinhas que pretendem ser mães.

Depois de tudo o que aconteceu tive um saldo positivo: eliminei 11 quilos em apenas três meses. Já comecei a vestir aquele jeans que há meses estava estocado na gaveta.

Sabemos que a sociedade impõe que a mulher, para ser considerada bonita e gostosa, tem que ser magra. Não devemos aceitar este tipo de opinião tão medíocre, claro, mas é fato que devemos ter os devidos cuidados com a nossa saúde e, principalmente, com a vida que iremos gerar em nosso ventre. Essa gestação serviu para me alertar quanto aos perigos que corremos se deixarmos de lado os cuidados fundamentais para nossa saúde.

Agora sei que, para engravidar novamente, terei que eliminar mais alguns quilos e que, para isso realmente acontecer, basta eu manter o ritmo de alimentação que segui até aqui. Com o tempo vou alcançando um peso ideal para engravidar com tranquilidade e sem riscos.

Então, senhoras gordinhas, se alguma de vocês está grávida ou pretende engravidar, não demore para procurar orientação médica e acompanhar tudo bem de pertinho, pois existe uma série de riscos que nos rodeiam nesta fase e precisamos estar atentas.

Gordinhas sim, relapsas jamais.

Alcione Ribeiro, 31, paulistana, tagarela, serelepe, divertida e curiosa. Publicitária de formação, comunicativa de nascimento e redatora por opção. Como todo gordo, tem sua veia humorística, mas confessa que é péssima em contar piadas. Colabora com alguns outros blogs, entre eles o Eu sou o que sou e o novo Poderosas Gordinhas, um blog exclusivo para gordinhas bem resolvidas. Uma mulher de 1002 utilidades, melhor do que qualquer bombril. Alcione Ribeiro

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

11 respostas para “Um toque para as gordinhas que querem ser mães”

  1. Marina disse:

    Adorei o seu relato, eu sou gordinha de nascença rs rs e tenho 2 filhotinhas já… na primeira engravidei qto tinha eliminado 12kg, dai foi mais tranquilo, agora na segunda eu ja estava com 102 kg e cheguei aos 115, mas graças a Deus nao tive pressao alta, nem diabetes =) correu tudo bem , mas me cuidei muito tbm né =)

  2. Oi Marina!!!
    Legal que gostou, preso pela minha vida e saúde sabe, e não é porque sou gordinha que não posso me cuidar. As pessoas têm uma visão muito torta sobre nós que estamos acima do peso, temos que mostrar que sabemos viver bem.

    Bom, conheça o blog Poderosas Gordinhas, tenho certeza de que irá de identificar.
    http://poderosasgordinhas.blogspot.com/

    Bjs

  3. Fabiana Freire disse:

    Blog ótimo! Post de utilidade pública!!!
    Alci, valeu pelo toque.

    bjs

  4. Camila disse:

    Olá Alcione e leitoras!
    Me emocionei com o relato. Eu já estava um tanto acima do peso quando soube que estava grávida, felizmente esotu com quase 33 semanas (para quem não sabe ao total a gestação deve ser aprox. 38-40 semanas). Meu maior medo era com a minha coluna vertebral, uma vez que tenho hérnias de disco e aquelas "oses" todas de desvio. Meus exames de sangue estão normais, mas minhas dificuldades com a coluna estão cada vez maiores… Por isso, gordinhas, além de cuidarem do peso, cuidem de suas colunas, façam um exercício físico para ajudar a musculatura dessa região e tenham uma linda gravidez!
    Beijos!

  5. Oi Camila!
    Achei importante escrever sobre este assunto pois só depois que descobri a gravidez é que me atentei à esses riscos. Fico feliz pela sua linda gestação e mais ainda por saber o quanto você tem se cuidado, é fundamental publicarmos esses tipos de depoimentos como um alerta para todas. Por isso também que criei o blog Poderosas Gordinhas, como um instrumento de valorização da mulher que está acima do seu peso.

    Bjão minha linda, um ótimo 2010 com seu filhote que está por vir.

  6. malu disse:

    minha mãe tb n teve problema algum, assim como a marina, mesmo tendo 35 anos, estando bem acima do peso e sem tempo pra praticar exercicios

    espero ter herdado a boa saúde dela qd chegar a minha hora :)

  7. Daniela disse:

    Ola, gostei muito de ouvir sobre sua experiencia.Estou com 104 kg e descobri que estou grávida de quatro semanas, fiquei muito feliz e preocupada ao mesmo tempo.Estava comecando a fazer uma reeducacao alimentar quando descobri.
    Agora minha médica e minha nutricionista mandaram eu emagrecer , fiquei assustada, só agora percebo os riscos que estou correndo….
    Ahhhh, esqueci de dezer que tenho 38 anos, outro risco, mas estou confiante e determinada.Tenho certeza que vou ser um grande exemplo para várias gordinhas que desejam ser mães…um grande beijo e vou postando aqui meus sucessos….muito obrigada…

  8. Mayara disse:

    tenho 21 anos e 110kg quero muito ser mae e nao consigo emagrecer nao tem jeio ja tentei de todas as formas quero engravidar pois eu sei que com um serzinho dentro de mim vou ter que me esforçar pra perder peso nao so por mim mas por ele tbm bjo

  9. Marilene disse:

    olá, gostei bastante dessa postagem tenho 33 anos estou gravida e com um certo receio pois já iniciei a minha gravides com 110kg e a nutricionista dizendo tem que emagrecer urgente… isso me assusta um pouco, é bom saber que tem pessoas com a mesma dificuldade, eu me escrevi na academia só para fazer exercícios leves e a princípio esta tudo bem.

  10. jessica cardoso disse:

    ola tudo bem e ai conseguiu engravidar? tmb tenho 110 kiilos e 24 anos sou tentante 6 meses… beijo me indetifiquei com vc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *