Fantástico dá dicas para comer menos

Maira Moraes
@maira_moraes

04/01/2010 - 5 COMENTÁRIOS

Sempre gostei de biologia e faço questão de assistir o quadro Neuro Lógica exibido pelo Fantástico. Neste fim de semana, o assunto foi cérebro x comida. Ou, aprenda a emagrecer reduzindo o número de sabores no prato.

A reportagem nos mostra como  o sabor da comida é, na verdade, uma criação do cérebro, construída a partir da combinação de gostos, cheiros, temperaturas e texturas. E por falar em gostos eles são 7: água, doce, salgado, azedo, amargo, oleoso e um tal de umami – o sabor das proteínas. Carnes, queijo e também tomate têm esse gosto.

Sabendo disso, a gente poeria fazer com que o cérebro fique “cansado” dos sabores para que a vontade de comer mais do que tem aquele gosto fique menor. Assim, a neurociência ajudaria no regime!

Veja só:

Leia Também

Comente no Facebook

5 respostas para “Fantástico dá dicas para comer menos”

  1. Tamara Ka disse:

    Os dados são super interessantes, mas a moral da história meio bobinha. Usando esses mesmos dados, a comida japonesa instrui para que tenhamos todos esses sabores em uma única refeição. Emagrecer não precisa ser um castigo!

  2. Carolina disse:

    Achei esse milkshake um pouco radical. Ás vezes só de comer muito uma comida a gente enjoa e fica um tempo sem comer. Uma vez comi um pacote de bananas-passa de de uma vez só e fiquei tão empanzinada que passei pelo menos 1 ano sem comê-las.

  3. Amarildo Batista Jun disse:

    Gostei da matéria, mas nem sempre tenho paciência para mastigar a comida devagar.

    Dona Maira Moraes postando?

    Ja sei!

    O seu DUDU praticou o MI MI MI!!!

    Abraço á todos e não deixem de dizer meu nome nos recados, mesmo ele sendo Amarildo. :(

  4. Maira Moraes disse:

    Como assim, Amarildo? Eu posto sempre. Eu e Lucio somos os responsáveis pelas notícias e nos alternamos nessa função. Além disso tem a coluna semanal! :-)

    Tive que aprender a mastigar com calma por causa da redução de estômago. Se não comer assim, volta tudo.

    Concordo contigo, Tamara Ka. E essas "verdades" sobre regime sempre são contraditórias. Para cada "faça isso" tem sempre um "faça o contrário". O difícil é saber o que seguir. Bom senso sempre vai bem.

    Carolina, também achei o milkshake um nojo! ECA! A única coisa que me lembro de ter comido para passar mal e ficar empanzinada foi "carne moída" de soja (pasme!). Foi há quase 10 anos e até agora não consigo nem ver. Acho que tinha alguma coisa estragada no meio. A única maneira de comer soja é o grão torrado igual ao amendoim.

  5. Amarildo Batista Jun disse:

    Eu nunca se quer VI soja! ou pelo menos não me lembro. Só me lembro do pernil no natal, do churrasco na virada e os peixes assados na churrasqueira da segunda feira.

    Ouvi o programa especial de natal e ri muito.
    Abraços!

Deixe uma resposta

 


Desenvolvido pelo Cientista da Web