Uso da Sibutramina é proibido na Europa e restrito no Brasil

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 27 de janeiro de 2010

SibutraminaA Sibutramina, uma substância presente nos medicamentos para emagrecer mais vendidos no mundo, e líderes no Brasil e nos Estados Unidos, está na berlinda: foi proibida na Europa e, por aqui, terá seu uso restrito.

O primeiro sinal vermelho veio da Agência Europeia de Medicamentos (Emea), que baseada em um estudo considerou a  Sibutramina perigosa por aumentar os riscos de problemas cardiovasculares – como ataque cardíaco ou derrame.

Já a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fará um alerta. A partir de hoje, no Brasil, pacientes com doenças cardiovasculares não deverão fazer uso de nenhum inibidor de apetite à base de sibutramina. Os médicos serão orientados a reavaliarem os casos em que o paciente está em tratamento com a substância mas tem histórico de alguma doença como diabetes ou hipertensão. No ato da compra, os farmacêuticos devem dizer aos pacientes que procurem seus médicos para uma nova avaliação.

A decisão da Anvisa ainda não é definitiva. Em fevereiro, uma câmara técnica analisará mais detalhadamente sobre a sibutramina e emitirá um parecer. Com base nesse estudo, a agência poderá então mudar a bula do remédio, impor maior controle sobre a emissão de receitas ou mesmo proibir a substância.

O pior de toda essa história é que, embora a compra de sibutramina exija prescrição médica e a receita precise ficar retida nas farmácias, muitos estabelecimentos burlam essas regras e vendem remédios com a substância pelo dobro do preço. Assim, o uso indiscriminado cresce a ponto da sibutramina virar modismo, da mesma forma que ocorreu com o Xenical. Para agrava ainda mais essa situação, substâncias derivadas de anfetamina, em grande parte proibidas, ainda são receitadas em fórmulas de manipulação de remédios para emagrecer.

Dessa maneira, conseguimos chegar ao topo do ranking mundial de consumo de moderadores de apetite. Só para se ter uma ideia, as últimas estatísticas apresentadas pela Comissão Internacional de Controle de Narcóticos, órgão ligado à Organização das Nações Unidas,  Brasil, Argentina e Estados Unidos consomem 78% dos inibidores produzidos no planeta!

Atualmente, a sibutramina tem sido a primeira o opção no tratamento da obesidade, já que outras substâncias que combatem o problema podem apresentar ainda mais efeitos colaterais. Daí, vem a argumentação daqueles que prescrevem esses medicamentos de que os efeitos positivos contra a obesidade compensariam os efeitos colaterais.

Vale lembrar que, no final de 2009, um grupo norte-americano pediu a proibição de medicamentos com sibutramina nos Estados Unidos, com base em um estudo realizado pelo FDA (agência responsável pelo controle de drogas e alimentos no país). No Brasil, faltando dois dias da estréia no Pan, a jogadora Jaqueline, da seleção de vôlei, foi reprovada no exame antidoping e ficou fora dos jogos porque o Comitê Olímpico Italiano divulgou que a brasileira Jaqueline foi apanhada no exame antidoping. A substância encontrada foi a sibutramina, encontrada em inibidor de apetite que a atleta tomava.

Aqui no Papo de Gordo, a sibutramina já foi tema de alguns posts e também foi discutida no podcast. Clique aqui para ver uma seleção dessas abordagens. Entre os destaques está o texto escrito pelo redator publicitário Bruno Mendonça como Gordo Convidado: Sibutramina, os prós e os contras, que acabou virando um grande fórum de discussão e troca de informações, devido ao grande número de comentários postados pelos nossos leitores.

————–

Fontes:
Anvisa alertará sobre riscos, mas não proibirá medicamento contra obesidade

Venda de remédio para emagrecer com sibutramina é suspensa na Europa

Venda do emagrecedor sibutramina é proibida na Europa

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

64 respostas para “Uso da Sibutramina é proibido na Europa e restrito no Brasil”

  1. […] Uso da Sibutramina é proibido na Europa e restrito no Brasil Manchete,Saúde […]

  2. erica disse:

    já tentou o medico carolele pode te receitar

  3. Gabrielle disse:

    vem ka galera alguem colocou arma na cabeça de vcs,te proibino de tomar, agora ta disendo que esta sentido dores a pela noite né ( ao contrario vcs que tomaram )
    entao saberás o que vai acontecer e tenho certeza que leram a bula e sabe o que acontece tomou pq quis.

  4. Fabiana disse:

    Pessoal estou tomando subtramina, os dois primeiros dias dá uma insonia do cão, parece que ser cérebro não desliga.Boca seca, mais pode te dizer que fazem 6 dias hoje e ja murchei 3 kilos, tem horas que me dá tipo uns arrepios, mais sei que é do rémedio. Passei por médico eu e meu marido estamos tomando juntos ele tb está satisfeito,apesar de sempre ser contra remédio de emagrecer. Tb estou comendo coisas leves, de 3 em 3 horas.Vou tomar 15 dias e dois dia sim dia não.É um estímulo para seguir em frente.Faço uma super salada e depois um grelhado e uma colher de arroz, incrível.Eu amooo comer mais estou só comendo o necessário.

  5. jane disse:

    ola pessoal tem 7 dias q estou tomando o biomg 15mg diminuiu muuuito a fome,e a unica coisa q tenho sentido e insonia e exesso de saliva ainda não pesei mas assim q mim pesar volto pra contar a vcs…..

  6. mila disse:

    ola pessoal fazem 5 dias que comecei a tomar o remedio,estou um pouco frustada pois nao senti sintoma nenhum,eu ja estava até preparada para sentir os sintomas por tudo o que já tinha lido,estou com medo de nao fazer efeito comigo,pois ainda continuo comendo a mesama quantidade,pois nem a minha fome a sibus ta diminuindo,sera que depois de um tempo minha fome vai começar a diminuir?já aconteceu isso com algum de vcs?

  7. […] do Editor Saiba mais sobre o assunto clicando nos links abaixo: Uso da Sibutramina é proibido na Europa e restrito no Brasil Sibutramina, lipoescultura e cirurgia bariátrica estão na mira da […]

  8. […] de risco cardiovascular (hipertensão, dislipidemia, história familiar). Por esse motivo, foi suspenso o uso deste fármaco na Europa e houve um aumento da preocupação dos órgãos regulatórios nos EUA e no Brasil, ampliando as […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *