Sibutramina, lipoescultura e cirurgia bariátrica estão na mira

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 01 de fevereiro de 2010

Na semana passada, as gordurinhas estiveram em pauta na mídia. Teve de tudo.

A jornalista Lanusse Martins, de 27 anos, magra que resolveu apelar para a lipoescultura – com o intuito de se livrar de pequenas imperfeições – e acaba morrendo devido ao procedimento cirúrgico…

Em Goiás, a Justiça Federal proibiu o médico Áureo Ludovico (que operou o Faustão) de fazer cirurgias bariátricas usando uma técnica que ainda não foi aprovada pelos órgãos de saúde…

Estudo das Nações Unidas aponta que o Brasil está entre os maiores consumidores do mundo de remédios para emagrecer e um deles acaba de ser proibido na Europa – mas continua sendo vendido por aqui com retenção da receita: a sibutramina.

O Fantástico deste fim de semana fez um resumão de tudo isso e a melhor parte é que entrevistou a nossa ouvinte/leitora Litha Bacchi (@lithabacchi), do Manual Prático da Gordinha. Confiram:

Saiba mais sobre esses assuntos:

Novas denúncias contra o dr. Aureo

Após morte em lipo, Conselho Federal de Medicina anuncia protocolo para plástica

Uso da Sibutramina é proibido na Europa e restrito no Brasil

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

11 respostas para “Sibutramina, lipoescultura e cirurgia bariátrica estão na mira”

  1. TK disse:

    Acho bem importante que essa informação seja repassada aos consumidores do medicamento, de forma bem razoável, quem não tem problemas cardiacos como eu, se fizer uso conjuto a exercícios fisícos, provavelmente poderá manter o tratamento, ainda perguntarei ao clinico geral, em mim teve efeito hormonal também… E foi corrigindo ai em cima, foi proibido na União Européia e não na Europa inteira, no Leste você ainda consegue comprar qualquer coisa obscura que você sonhe.

  2. Maurício Biro disse:

    Eu usei este remédio mas com o nome de Reductil, emagreçi mas me deixou hiper-super nervoso e minha pressão ficou alta e nunca mais voltou ao normal. Não tomo mais esta porcaria de jeito nenhum!

  3. Lou disse:

    Ok, se há uma preocupação tão extrema com os indivíduos acima do peso que fazem o uso do medicamento, pq não incentivar de uma vez a alimentação saudável? O alerta foi o importante, mas é preciso atentar a população que uma alimentação adequada aliada ao exercício físico, tem resultados bastante positivos, o esclarecimento da repórter sobre o balanço energético ficou bem claro para que percebamos a importância entre a ingestão de energia e o gasto energético, ainda mais porque a célula que armazena a gordura (o adipócito), tem reserva ilimitada, então quanto mais vc come e menos gasta, mais gordura é acumulada no adipócito, ocasionando o aumento de peso e levando a pessoa a um sobrepeso e obesidade. Lembrar que um trabalho multidisciplinar entre médico, nutricionista, educador físico e até mesmo psicológo prova que há um grande resultado positivo e se brincar tudo isso junto sai menos caro que uma cirurgia bariátrica.

  4. TK disse:

    Lou, falar é fácil, tem gente que come carne de manhã cedo e é saudável. No meu caso e acredito no de muitos gordinhos, falta motivação, pois a obesidade gera baixa auto-estima e depois dos primeiros 10 kilos realmente você se apega ao fato de ter uma medida menor e querer melhorar ainda mais isso. Esse "up" que o medicamento oferece é muito mais útil que a própria queima de peso.

  5. Lou disse:

    concordo com vc TK, atendo pacientes com obesidade e logo nas primeiras consultas vejo a necessidade de apelar pra psicologia, muito deles são encaminhados por endocrinologistas, e geralmente eles fazem o uso legal de medicamentos e no decorrer do tratamento, o próprio paciente não só percebe q emagreceu, mas como tbm, sente-se mais disposto, confiante, alegre… acredito q tudo é válido, medicação, plano alimentar e exercício físico, mas claro quando há acompanhamento de profissionais sérios.

  6. Ana Mônica Men disse:

    Olá, quero dizer que sou gordinha desde que eu nasci, mas diferentemente da grande maioria, não sou sedentária. Corro 4 vzs por semana e faço musculação 2 dias. Isso a uns dois anos mais ou menos. Luto contra a balança, pois não consigo emagrecer. É claro que não faço as dietas do jeito que é prá ser, mas não como em demasia, não. Não sou compulsiva e sinto muita culapa sempre que como algo doce. Vontade de me auto flagelar, mesmo…Mas estou tomando sibutramina e, sinceramente, em mim acho que não faz efeito. Não sinto nenhum dos sintomas indicados nos sites como colaterais. Não tenho pressão alta, nem taquicardia, nem insônia, etc. Acho que estou suando mais durante os exercícios. Acho que vou parar de tomar pq além de não ter emagrecido durante o tratamento (mais ou menos uns 6 meses), tb tenho medo de infarto, pois minha família tem um histórico negro. A médica tb passou xenical e um remédio p ovário micropolicístico.

  7. luciene klug schroed disse:

    sou contra proibir a sibutramina,estou tomando tem 3 maeses,estou emagrecendo ,e não tá me fazendo mal

  8. Luiz Carlos Lozano disse:

    Eu cai nas garras de um medico do Parana que garantia que o bypass gastrico intestinal que ele faz e era a solução para eu emagrecer, foi tao mal que hoje estou com 135 kl.
    Gastei mais ou menos uns 30 mil com esse louco

  9. Jennifer disse:

    Fiz mamoplastia redutora e queria saber se posso tomar subitramina

  10. Vou fazer bariátrica será que posso tomar sibutramina para poder os 6 kilos antes da bariátrica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *