Café da manhã, almoço e jantar

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

19/02/2010 - 20 COMENTÁRIOS

Contrapeso

Nunca fui muito fã do café da manhã, normalmente não acordo com fome, então não como nada. Durante muito tempo fazia minha primeira refeição apenas na hora do almoço. Obviamente por ter demorado tanto pra comer, quando sentava na mesa devorava tudo. Certamente isso me ajudou a desenvolver esse meu corpinho de bailarino espanhol…

Depois da cirurgia percebi que não conseguia mais passar tanto tempo em Café da manhã, almoço e jantarjejum. Os médicos recomendam que se coma alguma coisa a cada três horas, dessa forma você se mantém alimentado e não chuta o balde na hora das refeições principais.

Segundo a sabedoria popular, devemos ter o café da manhã de um rei, o almoço de um nobre e o jantar de um plebeu… ou alguma coisa assim. A lógica é simples e faz um puta sentido: você come menos à noite porque gastará menos energia enquanto estiver dormindo. Mas cá pra nós, quem realmente faz isso?

Entre as zilhões de dietas que fiz ao longo da minha vida pré-gastroplastia, estava a dos Vigilantes do Peso. O sistema deles se baseia em porções que você pode consumir ao longo do dia, de acordo com seus próprios hábitos e da maneira que se sinta mais confortável. Não sei como são as coisas por lá hoje em dia, mas na minha época isso significava que, se eu não tomasse café da manhã, não fizesse nenhum lanche e comesse pouco na hora do almoço, podia encarar três sanduíches com queijo e carne ou frango no jantar.

Pode parecer estranho, mas emagreci ainda assim. Obviamente o que eu estava fazendo não era saudável e não recomendo para ninguém. Ao passar muito tempo em jejum, fiz com que meu corpo entendesse que não saberia quando comeria de novo, por conta disso ele gastava menos energia pra fazer as mesmas ações de sempre e isso retardava a perda de peso.

Nem vou entrar no mérito de todos os problemas físicos que esse tipo de atitude poderia me trazer, sei que agi errado e a maior prova disso é que engordei tudo de novo e, anos depois, acabei fazendo a redução de estômago.

Hoje, mais velho e sábio, sei que esse comportamento radical funciona apenas à curto prazo. Você vai perder peso, assim como perderia com qualquer tipo de regime, mas ninguém consegue manter uma dieta dessas pra sempre. Assim que sua paciência se esgotar, os quilos vão voltar.

Atualmente, tomo café da manhã todos os dias e faço pelo menos um lanche no meio da tarde; com isso passei a comer menos no almoço e jantar. Só consegui isso porque meu estômago reduzido não comporta muita comida de uma vez; mas você não precisa ser gastroplastizado pra mudar seus hábitos alimentares, basta querer.

Leia Também

Comente no Facebook

20 respostas para “Café da manhã, almoço e jantar”

  1. Rafael Turrini Cegan disse:

    eu nao era muito de tomar café da manha e ia para a escola e no intervalo e comia 2 salgados da tia da cantina ou as vezes só almoçava igual um louco, e a um tempo atras percebi que é realmente importante tomar café da manhã e agora levo uma vida mais feliz (acho q estou tentando me iludir D:)
    Bom é só Abraços a todos

    @rcegan

  2. aLD~ disse:

    Cara cmg sempre foi ao contrario!

    Nunca consigo comer de 3 em 3 horas! Sempre levo o dia inteiro pra comer 1 ou 2 coisas e sempre como porcaria hauahuha

    Mas tambem exagero muito nas porcarias e creio que vou engordar facil.

    Claro que to lutando pra que isso aconteça ;)

  3. @jojonerd disse:

    Meus parabéns Dudu.

    Falou como uma nutricionista agora! rsrsrsrs

    Se todo mundo pensasse assim a obesidade não seria um problema tão grave no planeta!

  4. Debora disse:

    Tomar café da manhã é um problema, geralmente um copo de leite com achocolatado ou suco, passado o almoço, o lanche no meio da tarde e a janta acabam ficando de 3 em 3 horas, o difícil é criar a rotina disso, mas é necessário, pois além de evitar a "destruição" nas refeições principais, evita vários problemas de saúde. Ainda to longe de ter boa alimentação, mas estou me esforçando, porque ser magrela tá longe de ser sinônimo de saúde, tem que se cuidar do mesmo jeito. Parabéns, Dudu!!!

  5. tablis disse:

    eu ja tentei centenas de vezes essa coisa de comer d 3 em 3 horas…. e nao da certo…so almneta minha fome e a noite eu acabo comendo pra caramba

  6. helena disse:

    tenho 38 anos, preciso emagresser,gostaria de receber no meu E-mail, o que devo comer, no café da manhã, almoço, lanche da tarde, e jantar, pois não me alimento bem, quero uma receita de regime. se poderem me ajudar,agradeço, obrigada.

  7. carlos disse:

    oi galera!

    isso é uma porra!

    nao funciona comigo pq?

    em como muito mas sigo as instruçoes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. victor henrique d&#0 disse:

    Bom, tenho 19 anos, 1,86 de altura e já pesei 120kg, hoje tenho 84kg…

    A um tempo atraz fiz amisade com um cara no qual a profição dele era personal trainer, formado em bioquimica, educação fisica e pós graduado em nutrição esportiva, competidor profissional de fisiculturismo…

    Aproveitei a carona do meu colega para começar a treinar(musculação), iniciei meu treino dia 10/4/2010, com acompanhamento do meu colega, mudei minha alimentação, reduzi bastante o carboidrato, cortei qualquer carboidrato de alto indice glicemico, passei a comer mais proteina e etc, ainda não tinha um conhecimento vasto sobre nutrição, mas fui adiquirindo com tempo, hoje minha alimentação é na "planilha" vamos dizer assim, como a cada 3 horas, e só coisas que tem a acresentar ao meu fisico, nada de refrigerante, lanche, bolacha… Assumo que alguns alimentos não suporto mais comer como peito de franfo grelhado, que como quase quase todo dia, ou as vezes o contrario, sinto falta de um achool(cerveja, vinho) ou refrigerante no qual vetei completamente da minha vida, mas estou mais feliz assim do que quando bebia ou comia besteira…

    hoje com 84kg já tenho uma certa definição no abdomem, braço bem definido, com bastante veias pelo corpo devido a musculação, costas largas…

    resumindo, tudo tem seu preço, consigo fazer uma alimentação de 3 em 3 horas com perfeição atingi um fisico bom, saúde então nem se fala, mas vetei muitos alimentos da minha vida, sem falar nos gastos, pois sai caro uma alimentação assim…

    Na escola eu era o "gordinho" feio que não pegava menina nenhuma, eu era frustrado com isso, hoje todos meus ex-colegas de escola estão com corpo zuado, as meninas que eram gatas aquele tempo estão com filho, barrigudas…

    tem algumas privaçoes, quando saio com os amigos sempre sou o primeiro a me despedir pois tenho que voltar pra casa para comer, mas por outro lado algumas coisas que parem dificil da para resolver facil, no shopping com os amigos emquanto todos comem lanche, batata, refri eu fico na comida self service…

    me desculpem por esse desabafo.

  9. victor henrique d&#0 disse:

    acho que vou fazer até faculdade na area, musculação viro uma piaxão na minha vida, pois a partir dai consegui acabar com uma frustração da minha vida inteira, ser sempre o gordo "excluido".

    já estou ficando perito no assunto, sei nome de todos os musculos do corpo kkkkkkk eu que monto meus proprios treinos, periodisação (redução, ganho de massa, ganho de força..), alimentação e etc…

    perdão mais uma vez pelo desabafo, mas isso me fez bem…

    hoje tava em uma roda de amigos, todos comendo frituras, coca-cola e eu só olhando, é complicado, mas por outro lado fico feliz da vida quando algum amigo fala "pow victor qual foi a bomba que vc uso" nunca usei nenhum tipo te anabolizante ou coisa do tipo, cheguei a suplementar, mais pouco, o comentario em si que me deixa feliz, pois isso seguinifica que já estou me destacando entre as pesoas…

  10. juselma pereira disse:

    gostaria de um cardapio para perder peso e baixar o colesterol ,acuçar

    cafe -almoço – jantaer

  11. Cláudia disse:

    Adoro tomar um café da manhã bem fortificado, com pão, queijo, frutas, leite, café… No almoço como muito bem também e o que não pode faltar é a salada, no jantar diminuo os alimentos pesados, assim tenho um corpo ótimo com refeições escolhidas por mim mesmo.

  12. nathalia vitoria disse:

    Eu ñ era muitoo fã de tomar cafe da Manhã mais depos q eu vi isso vou comesar a tomar

    bjkssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  13. tamires disse:

    gente por favor venho aqui neste cometario pedir socorro por que estou muito acima do peso tenho 21 anos e peso 100kg preciso peder muito peso pois estou com o alto estima muito baixo preciso de ajuda se alguem puder me ajudar me mande uma dirta rigorosa por favor obrigada

  14. pedro disse:

    nao acredito que rico gasta 35 mil no cafe da manha e magina no jantar no almoço e no piquenique
    meu deussssssssssss e muito bommmmmm
    mas gasta muito beijooossssssssssssssssssssssssssssss

  15. pedro disse:

    faiz uma dieta nao come comidas todos os dias daã
    que nen meu padrasto beijosss pra todo mundo

  16. Gabriela disse:

    Eu queria receber no meu email um tipo de um cardapio o que posso comer a (manha) a (tarde) e a (noite) sem muita escreção de alimentos no caso é pq eu quero comer saudavel e preciso de vc .
    Então queria q vc fizesse isso para mim eu li todos os comentarios posiveis e hj discobri que vc tem sucesso e continue assim bjs ate a proxima .

  17. vilminha disse:

    Se eu decido fazer regime devo praticar exercícios(correr,malhar) todos os dias para ter resultados satisfatorios, ou dias alternados?

  18. arielly disse:

    como todos os dias mais estou tentando emagrecer

  19. Keren disse:

    tenho 12 anos 1,67 de altura peso 34 kg me acho baixa também não acho meu peso adequado

Deixe uma resposta

 


 
 
Desenvolvido pelo Cientista da Web