O post que virou fórum (FAQ sobre sibutramina)

Vinicius Tapioca
@DrTapioca

Publicado em 07 de abril de 2010

O excelente texto do Bruno Mendonça sobre a sibutramina, publicado em 25 de julho de 2009, gera comentários até hoje e se transformou sibutraminapraticamente em um “fórum” sobre o uso dessa substância.

Lendo os diversos comentários, Dudu Sales (proprietário deste pardieiro) percebeu que muitas pessoas apresentavam dúvidas que deveriam ser respondidas por uma pessoa altamente capacitada e com vasto conhecimento técnico sobre o assunto. Como não encontrou ninguém com essas qualidades, apelou pra mim mesmo.

Respondi na seção de comentários várias dessas perguntas e como acredito que se tratem de dúvidas comuns a muita gente, resolvi transformá-las em um texto no estilo FAQ (perguntas e respostas).

1 – Se eu parar de tomar sibutramina, volto a engordar (“efeito sanfona”)?
R: Se está usando sem orientação, sim. É preciso ter acompanhamento especializado para reeducar a alimentação. Só remédio não resolve.

2 – Sibutramina é tarja preta? Posso comprar sem receita?
R: Até 30 de março não era tarja preta, mas só podia ser vendida com retenção da receita. Recentemente, tornou-se medicação de controle especial (tarja preta) e só pode ser vendida com receita azul.

3 – Sibutramina aumenta a pressão?
R: Sim, em alguns pacientes pode haver aumento pressórico. Se você é hipertenso, só pode usar se estiver bem controlado e sob orientação de um médico. É preciso vigiar a pressão e a frequência cardíaca sempre que usar a droga.

4 – Posso comprar sibutramina pra mim com a receita da minha amiga?
R: De jeito nenhum! Ao prescrever a medicação para sua amiga o médico fez uma avaliação risco/benefício para o tratamento dela e só dela, inclusive com a dosagem ideal para ela. Não dá para extrapolar essa avaliação para todos do círculo de amizade dessa pessoa.

5 – Tomando sibutramina, eu preciso fazer ginástica e dieta pra emagrecer?
R: Sim, claro. A medicação é um adjuvante do tratamento. É preciso exercícios, dieta e tratamento psicológico para alcançar o objetivo, que é manter o peso ideal sem a necessidade de comprimidos. Ou você quer tomar remédio para o resto da vida?

6 – Quais os efeitos colaterais mais comuns da sibutramina?
R: Além da pressão alta (já referida acima), no início do tratamento os pacientes geralmente referem-se cefaleia (dor de cabeça), náusea, tontura, boca seca, sudorese, taquicardia (coração acelerado), constipação intestinal, alterações de humor e insônia. Em geral, esses sintomas desaparecem em torno de 15 dias após o início do tratamento, mas, se persistirem, o médico deve ser informado.


7 – Qual a dosagem que deve ser usada?
R: A depender de cada caso, usa-se de 10mg a 15mg. Estudos mostram que doses superiores a essas só aumentam os efeitos adversos, sem incremento da eficácia. Então, nada de tomar dois ou três comprimidos de uma vez. Você só vai estar se prejudicando. Como sempre, o correto é seguir precisamente a orientação de seu médico.

8 – Quais as contraindicações da sibutramina?
R: Hipersensibilidade (alergia ao medicamento), usuário de IMAO (inibidor da monoaminooxidase), passado de bulimia ou anorexia nervosa, gravidez, lactação, hipertensão não controlada, história de doenças cardio e cerebrovasculares e diabete tipo 2, com sobrepeso ou obesidade e ligada a mais um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

9 – Tem idade certa pra usar sibutramina?
R: Sim. A substância ainda não foi devidamente estudada em pessoas com menos de 18 anos e mais de 65 anos. Portanto, deve ser evitada nessas faixas etárias.

10 – Posso beber álcool usando sibutramina?
R: É contraditório. As bulas dizem que pequenas quantidades de álcool não afetam o desempenho psicomotor ou funções cognitivas, no entanto deve-se evitar abusos. Eu não recomendo a associação, pois não há estudos que garantam a segurança neste aspecto.

11 – Qual a diferença da sibutramina “de marca”, a genérica e a manipulada?
R: Em teoria não há diferença alguma, já que utilizam a mesma substância. No entanto, sabemos que a fiscalização em nosso país é precária e ninguém garante que certas medicações realmente apresentem o princípio ativo na dosagem que informam. Recomendo usar uma boa marca (mesmo no caso de medicação genérica) ou procurar uma farmácia de manipulação de confiança.

12 – Sibutramina causa infarto e derrame?
R: Ela aumenta o risco de complicações cardio e cerebrovasculares e em pacientes suscetíveis pode, sim, causar tanto infarto quanto derrame.

Para encerrar, gostaria de dizer que fiquei preocupado com alguns depoimentos de pessoas que não se preocupam de forma alguma com os riscos e que conseguem a medicação de forma ilícita (comprando sem receita em outros países e até mesmo aqui no Brasil), usando sem nenhuma supervisão profissional e baseadas em informações de origem duvidosa. Não só estão colocando em risco a própria vida como estão estimulando outras pessoas a seguirem o mesmo caminho. Tenha responsabilidade e só use medicação sob orientação médica.

——–

ATUALIZADO

Tem alguma dúvida sobre o uso da sibutramina que não foi respondido aqui? Deixe a sua pergunta nos comentários que iremos atualizar esse post com novas respostas sobre os remédios para emagrecer mais usados no Brasil.
Clique aqui e veja mais informações sobre a sibutramina.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

974 respostas para “O post que virou fórum (FAQ sobre sibutramina)”

  1. magda disse:

    Bom dia!!!

    Continuo tomando Sibutramina, mas acho que viciei nisso.Quando paro de tomar me dá vontade de comer o mundo, mesmo malhando e evitando frituras.Continuo com 86kgs.bjks a todos

  2. Ericka disse:

    Oi gente boa tarde .
    Tenho 71 kg e 1,62 de altura …
    Preciso perder 10 quilos em 2 meses.
    Sera que consigo ?
    beijos

  3. juliana disse:

    Queria sabet se hA algum dano pois eu me operei botei silicone e queria volrar a tomar , tem algum problema?
    Preciso perder owa ihbr

  4. michelly disse:

    bom dia…gostaria de saber se depois q paramos a medicacao engorda o dobro????e verdade???obg…

  5. joaquina disse:

    engordar o dobro acho que nao, mas vai depender muito da sua forca de vontade! bjs

  6. Sabrina disse:

    Olá pessoal.

    Tenho 20 anos e comecei a tomar faz 6 dias.. Sempre fui bem magrinha, até os 18 anos pesava 47 quilos. Mas comecei a namorar, e sabe como é a alimentação né? rsrs Só comíamos bobeiras e desleixei totalmente a minha alimentação. Em 10 meses fui de 47 quilos para 60, pasmem! Então comecei a fazer dietas e a malhar durante as ferias da faculdade, porem com o retorno das aulas tiver que parar de ir a academia e as dietas pararam de fazer efeito.. Estacionei nos 55.. Comecei a tomar sibu e minha meta é 50. Ja senti uma diferença grande, minha barriga secou, mais ainda não me pesei.
    Os efeitos colaterais que senti são: boca seca, tonturas, dor de cabeça, irritabilidade e insônia. Por outro lado ando mais disposta..
    Volto daqui uns dias pra contar como me sai.. Beijo

  7. camila disse:

    ola tenho 25 anos e ha umas cinco anos atras eu tomei sibutramina ,emagreci bastante mas estava ficando muito nervosa então resolvi para de tomar,hoje cinco anos depois estou tomando de novo, só que estou com um pouco de medo pois estou sentindo muita dor de cabeça coisa que da primeira vez eu não senti,quero emagrecer 15 quilos.

  8. anna paulla disse:

    Bom dia!!
    Meu nome e ana paula e eu comecei a toma a sibutramina domingo dia 5/10/2014 e ontem segunda feira dia 6/10/2014 me deu uma coceira é eu edtou toda empolada oque eu devo fazer??!!

  9. glauciane disse:

    começei com 79.6 dia 08/10/14 dia 13/10/14 posto o resultado

  10. faz20 dias que tomo a sub e nao perdi nem um kilo isso é normal ou eu tenho n que tomar mais de mes para ver o resultado pode me da a responder

  11. por favoor eu aguardo resposta pelo o meu email estou muito preucupada nao engordei mais tambem nao perdi nem uma grama e nao tirou o apetite.

  12. domingas disse:

    boa tarde meninas!!
    comecei a toma a sibutramina ha uma semana, e ainda não tive resultados, será q não vai fazer efeito??
    mim respondam por favor.

  13. ariana Maria morais disse:

    Mente vamos fazer o grupo pra quem toma subritramina com comentários de perdas e ganhos de pessoas um emcentiva o outro

  14. wayne costa disse:

    Olá pessoal tenho 50 anos tomei sibutramina há 1 ano e só me deixa nervosa e muito elétrica. ! Não emagreci nada.,tenho hipotireoidismo, a noite me dá trimilique na perna esquerda, qdo tento parar a sibutramina.não sei o que faço! Bj..Acho que estou viciada.

  15. Gabrielle disse:

    Oi meninas , começei a tomar a sibutramina da ems 15mg generico , a 7 dias hoje , nao me pesei ainda. Ela deu uma diminuida na fome , mais na hora do almoço sinto fome me saceio com menos isso tenho q adimitir, dps psso ficar sem comer mais anoite sinto uma fominha r fico bebendo agua ate nao aguentar mais dai vo e cmo pao integral c maionese de limao ou sopa vono , ou fruta . Me sinto bem menos inchada , mais sinto dor de cabeça nao muito forte, insinonia mais ou menos eu deito umas 23:30 acordo de madrugada quase sempre as 3:00 dps volto a dormir dps acordo bem as 6 :45 cmo se tivesse dormido o dia tdo só que atarde rsrs da um soninho… Eu tenho 1,67 e quando comecei c o remedio estava com 80,060 manequim 42/44 espero perder pelo menos uns 6 kg no primeiro mês . Ainda nao me pesei sou muito anciosa , se ver que emagreci posso relaxar e nao quero perder o foco! Faço zumba em casa que é muito divertido e cortei besteiras! Quero ver o depoimentos de vcs , somos todas lindas e maravilhosas mais vamos combinar que poder se olhar no espelho e se gostar mais , ouvir elogios e td de bom! Forca e foco para nos minhas princesas … Quero q me falem tmb sentem ou sentiram fome no comeco?? Bjaooo

    • Aline luciano disse:

      Olá estou tomando o sibutramina a sete dias nos primeiros três dias não tinha fome nenhuma AG a noite sinte um pouquinho de fome mais nada exagerado estou caminhando e subistitui o arroz branco pelo integral tirei o feijão e o açúcar só to no adoçante danço Zumba em casa TB estava com 85 kls a sete dias atraz não pesei ainda pra ver se ta dando resultado mais já sinta bastante diferença nas minhas roupas TB to tendo insônia mais to indo bem me sinto bem disposta assim q pesar volta pra dizer o resultado?

  16. Andréia disse:

    Comecei a tomar sibutramina, mas no 4° dia parei, tenho 1,59fe altura e estava com 80kg, nesses 4 dias já estava pesando 78, porém os efeitos me deixou desanimada e com receio. Fiz uso em 2013, por um mês, fazendo dieta e academia, perdi 7kg. Vou voltar a tomar e uscarva reeducação alimentar e atividade física, preciso muito conseguir emagrecer. Vou postar qdo começar.

  17. Edvania disse:

    Oi, esses posts são antigos mas acho que ainda aparecem pessoas c duvidas e curiosidades aqui. Caso venham, queria um ggrupo,pelo menos alguma colega que esteja tomando tbm a sibutramina, eu estou tomando a seis dias. Me add no whatsapp 3198901384 aguardo alguém pra desabafar e trocar ideias

  18. […] história com a gente nos comentários e saiba mais sobre este assunto clicando nos links abaixo: Tudo sobre a Sibutramina – FAQ Uso da Sibutramina é proibido na Europa e restrito no Brasil Sibutramina, lipoescultura e cirurgia […]

  19. Camila disse:

    Comecei a fazer uso da sibutramina a 4 dias e perdi 3 quilos.. O normal eh que ela diminua a vontade de comer, e que aumente a saciedade por mais tempo.. Porém, como estou emagrecendo muito rápido estou ficando com medo..
    Tenho uma amiga que me relatou sobre uma amiga dela que morreu fazendo uso de sibutramina e ingerindo bebidas alcoólicas normalmente..
    O fato eh que, mesmo ele não sendo tão forte quanto outros remédios, ainda assim é um remedio de vigia..
    Minha pressão é baixa naturalmente, não tenho problemas cardíacos, nem quaisquer outros problemas de contra indicação..
    Mas fica a dica para quem quer pensar na possibilidade de iniciar o uso do remédio
    Busquem informações, saibam primeiramente se você não apresenta fatores de risco ao uso do remédio, e vigiem pressão, taquicardia e outros possíveis efeitos colaterais.
    Sibutramina não eh brincadeira, e nem todo mundo pode usar. Mais vale uma vida tentando emagrecer devagar e corretamente do que perder a vida na busca de um corpo perfeito.
    E sim, a sibutramina causa aborto!
    Sem mais.

  20. Oi tomo subutramina a 3 meses e ja perdi
    9Kg faco acompanhamento com o medico mas
    Tive uma virose e por conta disso parei fe tomar a 3dias pois minha pressao arterial subiu muito vou ter que ficar sem tomar para controlar minha pressao sera que faz muito mal ficar sem tomar por mais de uma semana e voltar
    E tomar remedio da pressao com subutramina pode ou nao?????

  21. Edilene lima disse:

    Tomei subutrmina por três meses e parei de tomar já faz 13 dias agora não consigo dormi mais sinto dormência no corpo e sinto como se meu sangue não tivesse passando pelo meu corpo é normal?Quanto tempo demora pra passar o efeito do remédio? Corro algum risco?

  22. Adriana disse:

    Comecei a tomar hoje, tenho uma duvida referente ao emagrecimento fiz 34 anos como tenho muita barriga se perder und 8 quilos vai ficar com a pele muito flácida

  23. Natalia disse:

    Boa noite gente. Comecei a tomar o Sibutramina dia 18/02/16 e em 12 dias perdi 4 kg, tenho 1,62 de altura e tô pesando 94,3, preciso perder uns 32 kg ainda, tenho hipotireoidismo e engordei demais, estou tomando o Sibutramina da marca biomac e estou sentindo muita tontura, alguém mais sente? Qdo acabar essa caixa estou pensando em pegar outra marca, qual vcs me sugerem?

  24. Karoline disse:

    O que vocês que emagreceram tanto com a sibutramina comem? Qual dieta seguem?

  25. Ana Claudia disse:

    Bom dia!
    Eu tomo sibutramina, gostaria de saber se posso tomar nimesulida ?

  26. Elian disse:

    Olá ! galera que faz o uso, vamor formar um grupo no whats para troca de informaçoes. bjs

  27. Valeria santos disse:

    Oi, estou tomando sibu da biomag a 23 dias, tenho 1.62 e pesava 76kg. Hj estou com 70kg, ou seja, emagreci 10kg. Porém fazem três dias que sinto muita fome, parece que o remédio parou de fazer efeito, não estou entendendo o q esta ocorrendo. Mesmo assim to aguentando o desconforto da fome e comendo menos, mas acho que o remédio não esta mais ajudando. Vou voltar a tomar 6hs da manha pra ver se diminuiu o efeito porque troquei o horário,to tomando as 9hs, mas caso nada aconteca vou desistir da sibu.

  28. Gabi disse:

    Oi!
    Estou tomando sibutramina Biomag há 4 dias, associado com fluoxetina 10mg e dieta Dukan e já se foram 2,5kg. Eu fiz uso desse remédio há 3 anos atrás e tive um resultado muito bom (fui de 88kg para 71kg em pouco mais de dois meses) e só voltei a engordar uns seis meses depois devido a alguns acontecimentos pessoais que me levaram à depressão.
    Pois bem: cheguei a 105kg e por conta própria fiz a dieta da proteína (sem remédios e exercícios físicos) e emagreci 10kg em dois meses. Só que decidi procurar uma endócrino para acelerar a perda de peso e ela receitou a sibutramina 15mg com a fluoxetina, que estou tomando agora.
    Nesses 4 dias eu senti boca seca (tenho bebido muita água para passar), insônia e tive dores de cabeça. Até aí “tudo bem”. O que me preocupou foi que de ontem a noite até hoje de manhã senti meu coração extremamente acelerado, ou seja, tive taquicardia e fiquei bastante preocupada e morrendo de medo de acontecer alguma coisa. É normal? Devo suspender o medicamento?
    Ps. Tenho 22 anos, hipotireoidismo, peso 93kg e preciso chegar aos 75kg.

  29. Beatriz disse:

    Olá gente,
    eu comecei a tomar o sibutramina hoje, mais com alguns comentários estou com medo, a marca do meu é BIOSINTÈTICA será que é boa? alguém usa essa?

    • Fernanda disse:

      Olá Beatriz, também estou tomando a Sibu da Biosintetica, comecei a minha segunda semana, pelo que ouvi falar antes de iniciar ela é boa sim.
      Como você esta se saindo, já conseguiu resultados??

      • Geisa disse:

        Olá meninas comprei hj o meu da biosintetica tb. Começo o tratamento amanhã, vamos trocar ideias sobre os resultados e possíveis reacoes? Já passei na nutri p pegar a dieta e vou começar a academia também visando potencializar os resultados. Bjos

        • Fernanda disse:

          Olá Geisa!!!
          vamos trocar informações sim, é legal poder compartilhar as experiencias, acho até que podíamos montar um grupo no whatsaap para trocar informações, o que acha?
          bjuss…

  30. ruybras disse:

    Comense a tomar sibutramina . Mas eu ainda da muita fome
    Sera que a sinutramina que eu estou tomando e falso por que
    E da eurofarma. Sera que bom.
    Aida estou com fome. Nao tirou a fome so senti a insonia
    Ou sera que gaste dinheiro a toa sl alguem ja paso por iso

  31. renata disse:

    Olá estou tomando a sibutramina manipulada, 7,5 mg de manhã e 7,5 na parte da tarde, infelizmente fiquei 5 dias de férias o que foi muito difícil controlar a alimentação e engordei um kg ao invés de perder, a sensação que tenho com o remédio é de fome com náusea, sabe quando parece que tem um buraco no estomago? Minha vontade por chocolate não diminuiu, faço controle da alimentação com uma nutricionista tb, mas vou zerar esses dias de ferias, minha duvida e se vcs também sentem esse buraco no estomago.

    • Fernanda disse:

      Olá Renata,
      Vou falar sobre mim, tomando o remédio estou conseguindo me controlar melhor, pois sou impulsiva por doces também, porém o que tenho notado é que na verdade isso é uma coisa mais psicologica do que propriamente fome, as vezes estou pensando sim no doce, porem não estou com fome, é mais um impulso.
      Se eu falar que não sinto fome alguma é mentira, mas esta dando para controlar bem. bjuss

  32. Sueli vieira disse:

    Vou começar amanhã, espero que dê resultado!!!
    Quem quiser deixar contato eu monto um grupo wats

    • Fernanda disse:

      Oi Sueli, então a minha experiencia não tem sido legal com a sibu, em 1 mês e meio só consegui perder 3 quilos, sendo que eu estava tomando a de 10mg, estaguinei e está bem difícil para perder. Vou pedir ao medico que aumente para a de 15mg pois acho que o meu organismo não esta respondendo tão bem assim e ainda preciso perder 14kg.

  33. Elisa Pereira disse:

    Tenho 29 anos e comecei toma sibutramina ha 6 dias porem minha pressão era 11/9 e hoje medi e estava 14/9 parei de toma hoje senti muita tontura, boca seca, dor de cabeça…enfim…a fome ate diminuiu mais pelos sintomas nao vale a pena….comecei na academia, reduzi a quantidade da comidas , diminui os doces….vou pelo jeito mais saudavel…RA e exercicio fisico…nem que demore mais um pouco o emagrecimento….vou por esse caminho….sem remedios que alteram nossa saude….

    • Danielle disse:

      tbm estou tomando tem uma semana, mas minha cabeça doi muito sinto muita tonteira pressao até que ta normal mas sinto um mal estar muito grande acho que tbm vou parar de tomar.

  34. glaucia disse:

    Estou tomando sibutramina a 7 dias, estou com insonia, boca seca e um pouco de dor de cabeça. Resolvi parar. Acho que não vale apena emagrecer e ganhar a reboque outras doenças.

  35. Karen disse:

    Boa noite gente! Meu nome é Karen vou começar tomar sibutramina de 15mg só que eu tomo o rivotril será que tem algum problema?

  36. Mary disse:

    Olá gente. Boa tarde!
    Tomei sibutramina a dois anos atrás e emagreci bastante. Depois parei. Esse mês to voltando, a sibu me deixa com a boca seca,sem fome nenhuma, isso ajuda a fazer uma reeducação alimentar.
    Fora a boca seca,insonia e dor de cabeça, ela me deixa bem, fico animada, e ligada nos 220, eisso e bom já que o fato de estar muito acima do meu peso .me.deixa s.vontade de fazer nada.
    Tenho 1.56, peso 80k
    Engordei muito depois da gravidez, já fiz várias dietas, e dessa vez qquero perder peso e manter, por isso vou aprender a comer melhor, fazer uma atividade física. Pra quando parar com o remédio não engordar tudo de novo!
    Gente. Da outra vez que tomei, emagreci bastante, mas não me reeduquei. Essa é a chave! Força pra todas nós!

  37. Talita Silva disse:

    Olá meninas comecei ah Tomar hoje vamos ve de dar certo fazem mermo um grupo pra trocarmos ideia sobre oh sibu

  38. Pâmella disse:

    boa tarde, comecei a tomar ontem, bom hoje estou com uma dor de cabeça puxadinha… mais sem fome, estou tendo que me obrigar a comer!
    vou me pesar com 7 dias e vê se perdi algo.

  39. Vanessa disse:

    oi gente, tomo a um mes e meio a de 10mg. tomo a tarde para ver se faz efeito a noite e não meto o pé na jaca na janta.. mas não estou sentindo efeito nenhum.. caso criem o grupo me add 11 979604665

  40. Amanda disse:

    Oi talita
    Comecei a tomar subtramina hoje o q vc está achando

  41. Irani disse:

    Ola pessoal! Comecei tomar subi dia 13 deste mesmo mes estava com 78 me pesei uma semana atras estava com 74 mas sinto que perdi mais!pretendo tomar mais um mes depois volto pra falar do resultado.

  42. Carolina disse:

    Gente, estou tomando sibutramina com orientação do endócrino. Acontece que a caixa vai acabar dia 12 e o retorno é só dia 17 e não tem nenhum horário antes do dia 17! Faz mal ficar esse 5 dias sem?

  43. lucy disse:

    oiii me chamo lucy hj 10 10 -2016 faz 12 dias que faço uso da sibutramina,foram 3kls até aqui iniciei com 74kl e estou com 71kls rumo aos 64 logo nos primeiros dias senti boca seca muiiiiiiita sede onde ia era com garrafinha de água….e claro fazia bastante xixi….Agora já passou esse efeito colateral…

  44. Amanda de Jesus Sousa disse:

    Se eu amamenta minha filha de 2 anos apenas a noite posso tomar????

  45. Celia disse:

    Meninas vamos criar um grupo no zap…11951560743

  46. Maiane disse:

    Depois que paro de tomar sibutramina, quanto tempo depois posso ingerir bebida alcoólica?

  47. Zulene da Silva disse:

    Oi bom dia gostaria de saber ser quem já teve paralisia parcial pode tomar subtramina pois estou precisando tomar estou com 68 kg
    Mas estou com medo
    Alguém pode mem ajudar..

  48. Bia disse:

    Estou tomando sibutramina há 10 dias e já perdi 4 kg, mas há 3 dias estou sentindo muita tontura. Ontem minha endócrino suspendeu o uso para sabermos se a tontura é efeito do remédio. Alguém aqui teve esse sintoma? Hj não tô conseguindo andar sem me apoiar para não cair.

  49. taiza disse:

    ja tomei essa é muito boa !!!!

  50. Maria helena disse:

    Estou tomando sibutramina será que posso parar de tomar na sexta p mim beber bebida alcoóli
    ca no fim de semana e retornar tomar o sibutramina na segunda?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *