Bactéria ajuda japoneses a digerir algas

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 19 de abril de 2010

Sushis são uma delícia!Você é uma daquelas pessoas que precisa aguentar o olhar de censura dos amigos por não gostar de comida japonesa? Talvez esteja faltando a Bacteroides plebeius em seu organismo. Acontece que centenas de anos de consumo de algas marinhas alteraram os genes dessa bactéria que vive no organismo dos japoneses a ponto de facilitar a digestão da alga que envolve o sushi. Isso quer dizer que, apesar de ter o mesmo gosto para orientais e ocidentais, o nipônico vai retirar muito mais nutrientes dela do que qualquer outro ser humano.

Quem descobriu isso foi uma equipe de pesquisadores da Universidade de Paris 6, na França. Eles chegaram à conclusão de que, entre os trilhões de bactérias que vivem no intestino, uma delas adquiriu genes comuns às suas “primas” que vivem nos oceanos. Assim como acontece no mar, elas conseguem produzir enzimas que facilitam a digestão das algas que foram parar na barriga de um japonês. O estudo foi publicado em um artigo na revista científica Nature.

As bactérias intestinais e os humanos têm evoluído juntos e se beneficiam mutuamente. A estratégia do ecossistema do intestino é se tornar apto a usar os nutrientes que o hospedeiro consome. Foi o que fez a tal bactéria, que adquiriu genes para digerir as algas marinhas do gênero Porphyra. Nenhuma outra bactéria do mesmo gênero consegue fazer isso.

Registros indicam que as algas são usadas na alimentação dos japoneses desde o século VIII. Hoje, nossos amigos que vivem do outro lado do mundo consomem 14g de algas por dia, um recorde mundial.

—–