Gordinhos são os que mais sofrem na escola

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 07 de maio de 2010

Quase todo gordinho sofreu na época de escola. Colegas pegando no pé, piadinhas, apelidos, tudo aquilo que hoje em dia os pedagogos preferem chamar de bullying (em inglês fica mais chique, oras).

Portanto, não deveria ser mistério que o resultado de uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, que chegou à conclusão que crianças entre 8 e 11 anos acima do peso são as com maior risco de hostilização por parte dos colegas.

O estudo foi realizado com 821 crianças norte-americanas nesta faixa etária. Entre os voluntários, 17% eram obesos e 15% estava acima do peso ideal. Os pesquisadores observaram que os gordinhos tinham uma chance 63% maior de sofrer intimidação dos colegas do que os demais.

Detalhe importante: Os gordinhos sofriam esse tipo de hostilização independente de quaisquer outros fatores, como sexo, cor, sociabilidade e capacidade acadêmica. Ou seja, não importava se a criança era um “nerd isolado” ou um “bagunceiro boa-praça”, o fato de estar acima do peso já gerava o risco de ser “zoado” pelos demais.

Segundo os próprios pesquisadores, isso é particularmente alarmante nos EUA, já que há enorme número de crianças obesas e algumas salas de aula chegam a ter mais da metade dos estudantes acima do peso.

Vale ressaltar que essa pesquisa observou o comportamento geral das crianças entre 8 e 11 anos, mas não analisou como os gordinhos reagem às brincadeiras dos colegas. Com certeza há muitos que ficam deprimidos, o que é muito perigoso, especialmente nessa faixa etária, mas certamente existem aqueles que devem “sentar a mão” na orelha dos que os sacaneiam.

Também não se deixou claro exatamente o que eles chamam de “hostilizar”. Seria importante saber se eles deram o mesmo peso para brincadeiras e observções típicas dessa idade e para atitudes de preconceito real, como exclusão de jogos e demais características.

Vale lembrar também que crianças tendem a copiar o comportamento dos adultos, especialmente dos pais, então atitudes mais graves contra os gordinhos certamente são um reflexo do que elas veem e ouvem em casa.

—–

Fonte:
Crianças obesas são mais hostilizadas na escola, afirma estudo

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

12 respostas para “Gordinhos são os que mais sofrem na escola”

  1. @oMarinno disse:

    Eu fui um gordinho hostilizado.
    De fato, ainda sou.Porém após anos eu acabei desencanando e canalizando meus pensamentos ruins em outros lugares.
    Eu era daqueles que pra fugir da hostilização fugia para a biblioteca…
    Hoje eu olho para aqueles que me zoavam com outros olhos. Vejo os loosers que a maioria deles se tornaram e nem ligo mais se eles ainda acabam relembrando de alguma brincadeira antiga…
    É foda, mas é superável.
    Nossa desabafei bunitu agora! AUHAUHAUh

  2. Rafael Smok disse:

    Sofri bastante quando criança, mas com o passar do tempo fui aprendendo a evitar certas zuações, apelidinhos, e comparações.
    Eu chamava de mecanismo de autodefesa.
    Por fim aprendi a ser um cara legal e um bom amigo, e assim minha galera não me zuava e sim me respeitava.
    Mas confesso, não foi fácil, foi um conquista dura, psicologicamente falando, acredito que hoje não seria a mesma pessoa se não tivesse tido essa mega lição da vida, aprendi a reconhecer quem eu posso confiar e considerar meu verdadeiro amigo.

  3. Fe Hot rods disse:

    So gordinho , mas sô Feliz Msm assim cara :D Falo!!!

  4. Fe Hot rods disse:

    Cara não sei Porque , Mas onde estudo ta cheio de gordinhos e nenhum deles é alvo de preconceito e exclusão. E se alguém estiver sofrendo bulling os adultos sempre dão um jeito p/ isso acabar logo.Se conseguir falar com seu pai ou sua mãe eu recomendo o familiar mais próxima .

  5. Fe Hot Rods disse:

    Vocês devima aproveitar a vida caras , porque o importa é que vocês sejam felizes e também sou Gordinho mas aproveito a vida que deus me deu.:D

  6. Katzenjarmmer disse:

    bom eu sou um gordinho de 13 anos antes e era muito sacaneado até hoje sou antigamente eu costumava dar tapões ou até murros em quem me irritava
    hoje eu não ligo mais pra apelidos mas quando as pessoas me irritam podem se preparam para perdeer algo de importante no corpo

  7. Fernando Henrique disse:

    Deus fez todos iguais pra que não haja Preconceito…

  8. Adriana disse:

    Acho 1 absurdo pessoas serem desriminadas por peso, raça, cabelo… ou qualquer outra coisa, tenho 1 filha de 5 anos,, ela tem 1,08 mt e 27 kg, ela nao é gorda ( ela é gostosa ),e vem sofrendo na escola este tipo de preconceito, sofro junto c ela, pq ela ja nao quer + ir p escola, ja estase achando feia – o que de fato não é ela é linda, nem sei o faça, me disseram p mudar de escola, mais sei q se fizer isto só vou mudar o endereço do problema, e ela toma remedio controlado ja teve uma convulsão e a neuro disse q estes remédios fazem a pessoa reter muito liquido e nao tem como fazer dieta… pense num dilema!!!!

  9. Dayana Miranda disse:

    Nossa a escola, é realmente gordinho sofre;na escola eu vivia deprimida. eu lembru um caso que uma EX colega minha estava aniversariando era seu aniversario de 15 anos e ela fez um festão era comentario geral na escola e ela simplismente chamou todos na sala menos eu!eu fui ate ela no dia seguinte e perguntei pq aquilo? logo comigo que a apoiava em tudo ela teve a petulancia de me dizer que se eu fosse a festa dela eu "iria comer tudo" sofri muito com aquilo mas hj superei o fato ocorrido mas a magoa de ter sido "ela" ainda habita em meu peito.
    Mas mesmo sendo gordinha hj tenho muitas conquistas pq me botei a frete de tudo!

  10. tainara disse:

    hoje tenho 13 anos sempre fui gordinha queria poder ser assim e ñ ser zuado e ter amigos como td mundo…tento emagrecer mais é dificil!!queria q alguem me ajudace e me aconselhace!]

    mais parece q só Deus me ama!

  11. joao vitor lopes disse:

    eu tenho 11 anos,e so gordo mais não sou obeso eu peso 44 KL e tenho 1,40 de altura meus pai ficam me zuando porque eu como muito meu prato sempre é cheio,oque posso fazer para eles pararem de fazer isso porque eu fico muito maguado com isso obrigadooo!!!

  12. cecilia disse:

    Tenho uma filha de 10 anos , ela é hostilizada na escola por uma colega, já falei com a direção e eles tomaram providências, o problema é que essa mesma coleguinha mora no mesmo prédio da minha sogra, onde a minha filha fica depois da escola. Já falei com a menina para parar com isso, na boa. elas tem a mesma idade, mas acho que quando elas estão brincando, a menina se irrita com alguma coisa e acaba chamando minha filha de gordinha para magoá-la.Não sei o que fazer. Já matriculei ela na academia, mudei a alimentação ,o medico dela diz que isso é uma fase e que depois ela vai emagrecer.Nunca pensei que minha filha iria passar por isso. É muito triste isso, viver numa sociedade com esses valores de que tem que ser magra para ser feliz. temos que mudar isso.

    abraços cecilia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *