Papo de Gordo entra na campanha por tamanhos maiores nas lojas

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 24 de maio de 2010

Comprar roupas sempre foi uma aventura para os gordinhos. Mas a indústria do vestuário tem elevado isso ao patamar de missão impossível. Além de não fabricar numerações grandes, ainda está “encolhendo” as peças. Tive exemplos práticos disso durante a 16a edição do Senac Rio Fashion Business, uma das maiores bolsas de negócios de moda, realizado entre os dias 17 e 21 de maio, na capital carioca. Fui cobrir para o jornal Correio, mas aproveitei pra garimpar algumas pautas para o nosso site.

Ao todo, o evento contou com 280 expositores, entre os quais uma boa parte era de fabricantes de roupas que, apesar de não admitirem fazer peças cada vez menores, não puderam negar o óbvio: a) só vão até o M ou 42/44; e b) entre aqueles que ultrapassam esses tamanhos, normalmente,  o G equivale ao que antigamente chamávamos de M.

Aqui no Papo de Gordo esse assunto é recorrente, tanto no Podcast (nos episódios 5 – Roupas Parte I e 6 – Roupas Parte II ), como também na minha coluna. E a luta dos gordinhos por roupas que caibam em todo mundo ganhou mais fôlego: a campanha “Por Tamanhos Maiores em Todas as Lojas“.

Idealizado pelo blog Poderosas Gordinhas, o movimento tem o objetivo de mobilizar as grandes lojas de departamento a oferecerem em sua grade de confecções feminina, peças maiores que o tamanhos 48. Oferecendo suporte de informações, opiniões e perfil de consumidoras do universo plus size. Mas bem que poderiam olhar para os meninos também, né?   :o)

De acordo com o site da campanha, tudo começou pelo Twitter, em uma discussão sobre os tamanhos oferecidos nas lojas de departamentos. Muitas mulheres se mostraram insatisfeitas com a grade de numeração, que geralmente vai até o 48, e  com a exatidão desse manequim.

Se você gostou da ideia e quer colaborar, basta fazer o seguinte:

– Utilizar a tag #PorTamanhosMaiores no final de suas mensagens quando citar algo sobre o assunto no Twitter.

– Em seu blog ou site, aplicar o banner da campanha com o link para o endereço: http://portamanhosmaiores.blogspot.com/.

– Participar e/ou divulgar as pesquisas que os responséveis pela campanha realizarão a respeito de seu perfil de consumo, em parcerias com veículos do universo plus size.

– Enviar sugestões de ações, indicações de notícias, índices pertinentes ao assuntos, enfim, informações que colaborem com o crescimento da campanha para o e-mail: [email protected].

O Papo de Gordo apóia essa causa!

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

12 respostas para “Papo de Gordo entra na campanha por tamanhos maiores nas lojas”

  1. Tina disse:

    Bom dia, amei a campanha. Não sou exatamente gordinha, acima do peso seria ideal, mas isso não colabora em nada pra encontrar roupas no "meu tamanho" calças que guardem o "cofrinho"… oww sofrimento!! Aproveito pra sugerir uma campanha: abaixo as ETIQUETAS enormes "odeio etiquetas"!
    abraços
    Tina

  2. @gustavopereira disse:

    Isso aew!! Tá muito difícil arrumar roupa para mim mesmo. o GG daqui é uma baby look para gordo. hahahhahah

    eu apoio!

  3. @gustavopereira disse:

    Outra coisa, calça jeans de gordo é uma merda! Quase sempre não tem "frescura" parecendo com calça de operário e sem falar que o número da cintura aumenta e a perna tbm! Ai fica uma calça 50 na cintura e que cabe 2 pernas dentro de 1.

    Camisa ainda dá para achar GG decente, mas calça é foda!

  4. @gustavopereira disse:

    Verdade! Etiqueta!!!

    Tenho camisas com 3 etiquetas e 1 delas é na barriga. Ahhhh dá uma raiva! Uma etiqueta enorrrme que penica minha barriga. rsrs

  5. @marinalordelo disse:

    Existe uma pesquisa muito bacana e útil rolando na internet sobre plus size, feita pela @beth http://realsizes.tumblr.com/
    Acho que é um assunto muito a ver com o papodegordo!

    Beijos

  6. Von Ras disse:

    Em recente viajem aos EUA constatei algo interessantíssimo, lojas como Wall-Mart, Super Target, Marshall's e até de marcas com Tomy Hilfinger, Polo e outrar tantas, fabricam roupas para TODOS os tamanhos. Eles sabem que quanto mais numeração mais vão vender e lucro terão.
    Aqui no Brasil algo estranho acontece, se as empresas oferecem somente certas numerações onde o público de peso irá comprar roupas?
    A alguns anos a Riachuelo e a Renner ofereciam uma arara com peças de tamanho "especial" na seção de roupas masculina, hoje nem isso.
    Será que essas empresas acham que diminuindo a oferta de roupas de tamanho grande estão contribuindo para o fim da obesidade?

  7. Flávia Santos disse:

    Oi dona Maira!
    Acho a maior palhaçada estarem tirando o povo pra anorexicos. Os modelos diminuiram drasticamente nos ultimos anos. E de um tempos pra cá vem piorando mais ainda.
    Nem sou tão gordinha assim, mas até pra mim é dificil. Roupas que antes eu comprava no modelo M, hoje procuro o GG. Calça jeans eu tenho uns 4 numeros diferentes! Os fabricantes tem que perceber logo que não é essa a forma das pessoas.
    Uma coisa: aqui em Porto Alegre, há lojas especializadas na modas do 42 ao 58/60. Fazem até propaganda pela cidade, com as modelos cheinhas e tudo. Nisso, não tenho muito do que reclamar da minha cidade. Uma dessas lojas ficam perto da minha casa. E são roupas bem bonitas!
    Tomara que a campanha renda e as numeraçoes entrem nos eixos! Todo mundo com mais de 60 quilos agredecerá imensamente!
    Abração a todos e até mais!!

  8. Oi pessoas!

    A campanha também estende-se ao público masculino. Em breve será lançada uma pesquisa sócio-economica para gordinhos e gordinhas participarem. O objetivo da pesquisa é apresentar para as grandes lojas que nós temos poder de consumo e queremos ser tratados com respeito.

    Por Tamanhos Maiores!

    Bjs

  9. Tranceman disse:

    Sobre esse assunto, segue um link da radio band News FM com um comentário da Inês de Castro sobre lojas e roupas em tamanhos "plus size"

    São só dois minutos, vale a pena ouvir http://bandnewsfm.band.com.br/pop_audio.asp?MMS=h

  10. Carol Macedo disse:

    Eu simplesmente AMEI essa campanha!
    Primeiro, porque ao contrário de algumas mulheres, detesto ficar olhando em vitrines e não tenho a menor paciência para garimpar de loja em loja…

    E quando necessito comprar uma roupa, calça, blusa etc. é um tormento.
    Geralmente, as roupas feitas para mulheres fofinhas são horríveis, parecem aquelas roupas de senhora, com o perdão da palavra.
    Até hoje nunca vi por aqui roupas em tamanhos especiais bonitas.
    Somente aqueles saiões e blusas que só a minha querida avó de 83 anos é que usa.

    Tem também aqueles roupas em tamanho "G" que mais parece tamanho "M". Enfim, vcs sabem… hehe.

    Espero sinceramente que os fabricantes acordem e percebam que nós, fofinhos, representamos uma grande parcela da população que compra. É como bem disse a Alcione aí em cima, nós temos poder de consumo e merecemos ser tratados com respeito!

    Beijos a todos :*

  11. antonia disse:

    OI gente!Realmente quem está acima do peso como nós aqui em casa…E tarefa dificil comprar roupas.Entramos em mais de 100 lojas, e nada, numero GG iquivale ao G e o G é como fosse o M.Será que nenhum fabricante de roupas percebeu que os acima do peso, os gordinhos, fazem pte da maior populaçãodo brasil?È só ficar na rua , digo numa rua movimentada e fazer a contagem.Claro só tem gordinhos e gordinhas nas ruas..E Ai, teremos que andar pelados,ou peladas pelas ruas rsrsrsPensem nisso, eu ajudo nessa campanha..bjos obrigada!

  12. Caio Marcelo disse:

    Boa tarde !

    Sou representante de confecção masculina de tamanhos grandes e gostaria de um apoio de vocês, para encontrar lojas onde posso oferecer os meus produtos.
    Obrigado pela atenção
    Caio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *