Roteiro Gastronômico: Restaurante Xapuri

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 04 de junho de 2010

Hoje, estreamos uma nova seção no Papo de Gordo: Roteiro Gastronômico. Nossa intenção é fazer uma resenha de bons restaurantes para servir de dica para nossos leitores. Diferente de outras críticas gastronômicas, não pretendemos falar do leve grau de acidez do azeite usado na sobremesa ou dos três grãos de sal que faltaram para a picanha maturada estar no ponto correto. Vamos falar do que interessa: A comida é boa ou não? O lugar é agradável? Dá pra ficar empanturrado e feliz sem dor na barriga ou no bolso? Para a estreia da seção, trazemos a resenha do restaurante Xapuri, de Belo Horizonte (Minas Gerais), já citado na coluna Gordo de Raiz sobre turismo em BH. Leiam, opinem e, se tiverem a chance, façam suas próprias observações in loco :)

A culinária mineira é uma das melhores do país. Fica difícil resistir a uma mesa com feijão tropeiro, angu frito, torresmo a pururuca e pão de queijo, além de outras delícias de Minas Gerais. Portanto, quem visita Belo Horizonte não pode se furtar a procurar as melhores opções de comida típica. E um dos melhores restaurantes locais fica numa ruazinha distante do movimento centro da capital mineira: o Restaurante Xapuri.

O restaurante foi inaugurado em 22 de agosto de 1987 pela simpática Nelsa Trombino, mais conhecida por Dona Nelsa, que ainda hoje está no comando do lugar. Originalmente, o restaurante se chamava Atrás da Moita, mas ganhou o nome de Xapuri depois que um tio de Nelsa viajou para a cidade acreana de mesmo nome e contou a ela que, em tupi-guarani, essa palavra significava “lugar bom”.

Apesar da única relação do restaurante com o Acre ser o nome, na época em que Chico Mendes foi assassinado os jornais divulgavam que havia sido aberto um restaurante que fazia homenagem ao seringueiro. Dona Nelsa garante que foi coincidência, mas, de certa forma, ajudou a divulgar o Xapuri.

O restaurante fica em um terreno enorme, com vários ambientes e capacidade para até 480 pessoas. Além disso, todo o visual é típico, tendo até uma “cozinha tradicional” com forno a lenha e tudo que tem direito. Pra dar conta disso tudo, são mais de 120 funcionários sob a supervisão de Dona Nelsa, que faz questão de estar presente e conversar com todos os clientes.

Mas, vamos ao que interessa: a comida! Há opções para todos os gostos. Caldo de feijão ou de mandioca, creme de milho, farofa de jiló com carne seca, galeto assado na brasa, vaca atolada, frango com pirão, feijoada completa… Há dezenas de pratos disponíveis. Eu e minha noiva pedimos cordeiro, arroz, feijão, chicória, mandioca frita, batata frita, torresmo pururuca, moranga recheada com carne seca com catupiry e pão de queijo (pedi também um ovinho pra acompanhar). Bastante comida (como dá pra ter uma ideia pela foto à direita) por um preço sem exagero.

Logo depois de comer, já feliz da vida (e de barriga cheia), não deu para resistir às sobremesas. Eles disponibilizam uma bancada cheia de queijos e doces, servidos em buffet. Arroz doce, cocada mole, doce de leite, manjar, quindim, compotas de várias frutas, queijo minas, queijo frescal… Assim como nos pratos principais, as opções de sobremesa são muitas. Um detalhe importante: Todos os doces são fabricados lá mesmo de maneira tradicional (em “tacho de cobre”, segundo Dona Nelsa) e, claro, podem ser adquiridos numa “lojinha” do próprio restaurante.

Para quem ficou com vontade de dar uma passadinha por lá, vale o registro do cardápio especial sob encomenda. São pratos especiais para duas, quatro, oito ou até 20 pessoas, que devem ser solicitados com um dia de antecedência. Exemplos: Leitão assado com feijão tropeiro, pernil de cordeiro ao molho de manga, rabada, tortas salgadas variadas… Tudo com diversos acompanhamentos, como feijão tropeiro, angu, tutu à mineira, etc.

E, pra quem gosta, há várias opções de cachaças mineiras pra acompanhar a comilança. É praticamente uma viagem por toda a cozinha de Minas em um almoço (ou almoço e jantar, se você resolver passar o dia por lá).

—–

Restaurante Xapuri
Rua Mandacaru, 260, Pampulha
Belo Horizonte – MG
Tel.: (31) 3496-6198

Funcionamento:
Terça a quinta – das 11h às 23h
Sexta e sábado – das 11h às 2h
domingo e feriados – das 11h às 18h

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Roteiro Gastronômico: Restaurante Xapuri”

  1. Adriana Fernandes disse:

    Adoro o Xapuri. Moro em BH/MG e não perco oportunidade de levar amigos lá, sempre que posso.

  2. Amorys disse:

    Fui lá várias vezes. Apesar do ambiente ser rútico ( meio de fazenda) é muito romântico, principalmente agora no friozinho.

  3. Marilza disse:

    Eu sou da cidade de Xapuri, – estado do Acre – terra do chico Mendes. Fiquei feliz qdo descobri esse maravilhoso resutaurante através da internet e de fotos e belos comentários por quem ja teve o prazer de se deeliciar dessas comidas tão gostosas que é a comida mineira… Tnho um filho que mora em BH e formou em gastronomia, da próxima visita que eu o fizer quero comprovar tudo isso q falaram…

    Marilza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *