Meninas fazem menos atividades físicas que meninos

Brunno Elias
@brunnoelias

Publicado em 11 de junho de 2010

Enquanto meninas inglesas se acham gordas, as brasileiras veem muitas dificuldades para praticar atividades físicas. As garotas entre 14 e 18 anos percebem mais barreiras que os meninos da mesma idade, além de serem menos ativas fisicamente. Essa conclusão vem do recente estudo encabeçado por Mariana Silva Santos, do programa de pós-graduação em Educação Física da Universidade Católica do Paraná.

A equipe de Mariana entrevistou mais de 1.600 estudantes dessa faixa etária em Curitiba (Paraná), sendo que as meninas correspondiam a quase 60% do total. Na pesquisa, os autores identificaram que apenas 22% dos meninos e 9% das meninas possuíam nível de atividade física suficiente para a manutenção da saúde. Apesar do baixo nível de exercício, a maioria dos participantes estava com peso normal para a idade e estatura.

Os participantes foram questionados sobre a concordância ou não a doze “barreiras” para a prática de atividade física. No caso dos meninos, a dificuldade mais citada foi “não ter companhia de amigos” (uma sugestão seria chamar o pessoal para jogar videogame, assim “não ter companhia” deixaria de ser problema). Já para as meninas, a barreira “ter preguiça” obteve o maior grau de concordância. Em ambos grupos, o menor número de respostas positivas foi para “não consegue realizar os exercícios”, mostrando que as crianças têm informações sobre a prática de atividade física.

O estudo também analisou se havia diferenças na percepção de barreiras entre os jovens ativos e inativos fisicamente. Para os inativos, “ter preguiça”, “prefere fazer outras coisas” e “não tem companhia de amigos” foram as barreiras mais relatadas. Já no grupo de ativos fisicamente, “não conhece os locais”, “não tem companhia de amigos” e “o clima dificulta” se revelaram como as maiores dificuldades. “Não consegue realizar os exercícios” e “não tem como pagar” foram as barreiras menos relatadas nos dois grupos.

O trabalho deixa claro que o índice de atividade física entre crianças e jovens, especialmente meninas, ainda é baixo e requer atenção especial para a manutenção da saúde dos estudantes nessa faixa etária.

—–

Fontes:
Meninas são menos motivadas a praticar exercícios;
Prevalência de barreiras para a prática de atividade física em adolescentes.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Meninas fazem menos atividades físicas que meninos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *