Saúde: sexo, gordurinhas e desejo

Carlos Vivacqua
@vivacqua

Publicado em 21 de junho de 2010

Há um certo tempo, a relação entre disfunção erétil e obesidade vem sendo estudada e os resultados das pesquisas  publicados em diversos meios de comunicação mostram que, infelizmente, é duas vezes e meia mais comum aparecer em homens acima do peso.

Toda vez que me deparo com algo nessa linha, sendo boato ou notícia, sempre tento imaginar quem fez o estudo e onde ele foi executado, se os responsáveis queriam provar algo ou se ele tem um direcionamento tendencioso contra pessoas que estão acima do peso.

Como um investigativo, paranóico e sempre desconfiado gordo, compartilho com vocês os dados de um estudo do British Medical Journal, que analisou mais de 12 mil moradores da França, na faixa de 18 e 69 anos. Esse pessoal foi dividido em três grupos: um composto por pessoas de peso normal (índice de massa corporal entre 18,5 e 25); outro por indivíduos com sobrepeso (entre 25 e 30); e um formado por obesos (acima de 30).

Primeiramente, os resultados mostraram uma relação inversa entre peso e número de parceiros, nos dois gêneros. Isso quer dizer que, quanto mais pesado, menor o número de pessoas com as quais se relacionaram intimamente. Confirmando o que a gente já andou discutindo aqui no Papo de Gordo, a tecnologia está à serviço dos rechonchudos. Entre os obesos, cerca de 17,8% encontraram sua cara-metade pela internet. Já entre os homens que estavam somente acima do peso, a taxa foi de 14%.

Claro que não há o menor problema em como os gordinhos andam conseguindo seus parceiros, mas como eles estão se protegendo durante as relações sexuais causa muita preocupação. Entre obesos com 18 a 29 anos, a taxa de doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs, foi cinco vezes maior, embora eles tenham tido menos parceiras que os outros participantes da pesquisa que tinham peso mais baixo.

Agora a grande sacanagem: o desejo sexual anda fraco entre aqueles que têm uns quilinhos a mais. Duas vezes mais obesos relataram desinteresse. As queixas nessa área foram 25% maiores do que entre os mais magros.

Em defesa dos gordinhos, é importante dizer que, mesmo relevando elementos importantes do comportamento desses indivíduos, existem limitações para este estudo. Dentro da pesquisa, os obesos faziam parte do grupo menor e mais velho. Além de terem menos estudo e maior risco para doenças em comparação com os demais.

Vivacqua acha que a culpa será sempre da salada!

—————————-

Fontes:

Fumo e obesidade podem aumentar risco de disfunção erétil

Homens obesos têm menos desejo sexual e mais doenças

Sexuality and obesity, a gender perspective: results from French national random probability survey of sexual behaviours (Pesquisa Original – Texto em Inglês)

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Saúde: sexo, gordurinhas e desejo”

  1. gil disse:

    fassam sempre sexo gordo ou magros pois ñ tem nada melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *