Por que cresce o consumo de alimentos orgânicos?

Louise Katherine
@Loukath

Publicado em 07 de julho de 2010

Um estudo da Universidade de Michigan constatou um fato interessante: quando um produto é classificado como orgânico, os consumidores tendem a comer mais e até mesmo comer demais. Mas por que isso acontece?

Será que é porque a gente sente a consciência mais tranquila?

A final de contas, temos nos preocupado cada vez mais com a saúde e com uma boa alimentação. Além disso, precisamos cuidar do meio ambiente. Juntando esses dois itens pensamos ter encontrado um modo de comer corretamente e cuidar do mundo a partir dos alimentos orgânicos.

O fato é que não faltam boas razões para eles não saírem da sua mesa. São produtos cultivados de formas que não agridem o planeta, sem a utilização de pesticidas que podem contaminar nascentes e contribuir para o efeito estufa.

Nos orgânicos não há substâncias químicas depositadas nos alimentos, evitando assim, danos a saúde. Até existem vaquinhas orgânicas que produzem leite mais saudável devido a não adição de hormônios que, dependendo da concentração, podem ser também prejudiciais.

Há ainda quem defenda até que o sabor desses alimentos é melhor e, uma vez agradando ao paladar… fica fácil exagerar nas quantidades.

Mas a pesquisa trouxe um dado preocupante: as pessoas acreditam que alimentos orgânicos têm menos calorias e gordura do que os convencionais. Ou seja, além de serem saudáveis e ecologicamente corretos, eles não engordam! E, de acordo com essa lógica maluca, os avaliados disseram que ao consumir esses produtos precisavam fazer menos atividade física.

Ledo engano… Os alimentos orgânicos são mais saudáveis, mas nutricionalmente falando, as calorias não mudam. Portanto, quando vir esses produtos, lembre-se que você está ajudando o planeta, mas cuidado pra não se exceder nas quantidades.

———————

Saiba mais: Vale a pena comprar comida orgânica?

———————
Fontes:

Consumidores de comida orgânica tendem a ingerir mais calorias
Alimentos orgânicos: boas razões para eles não saírem da sua mesa

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Por que cresce o consumo de alimentos orgânicos?”

  1. Leonardo simas disse:

    Um fato interessante e pouco discutido é que as culturas orgânicas são menos eficientes, tanto em espaço necessário para cultivo, quanto em consumo de água. Se todas as culturas do mundo fossem orgânicas os problemas da fome estariam muito mais agravados. E politica e socialmente a cultura orgânica não se adequa as grandes massas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *