Máfia, sumô e TV: Tudo a ver?

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 07 de julho de 2010

Mafiosos envolvidos em esquemas ilegais relacionados a lutas geram escândalo de proporções inimagináveis em toda a sociedade!

Não, esse não é o plot da volta da Família Soprano nem da quarta parte de O Poderoso Chefão. Na verdade, estamos falando da máfia japonesa, a Yakuza, e lutas… de sumô! (afinal, não faria muito sentido o Papo de Gordo falar de outro tipo de luta, né?)

Vamos aos fatos: Como todos devem saber, o sumô é absurdamente popular no Japão. Mais do que qualquer outro esporte. Mais do que qualquer outra coisa, na verdade. Portanto, os torneios de sumô são acompanhados pelos japoneses do mesmo jeito que os brasileiros assistem a Copa do Mundo (ou assistiam, até a derrota do Brasil pra Holanda… vamos mudar de assunto?).

Esses torneios são tão populares que até os presos têm direito a assistir as lutas. E aí que surgiu o problema! Diferente do Brasil, onde os presos têm acesso a celulares, os pobres bandidos japoneses não possuem uma maneira decente de se comunicar com seus colegas que estão do lado de fora. Portanto, membros da Yakuza passaram a comprar lugares nas primeiras fileiras das lutas para transmitir recados para os presos através da TV.

Quando a polícia descobriu isso, foi um enorme escândalo e fez com que a NHK, TV oficial do governo japonês (e um dos canais mais engraçado das TVs por assinatura do Brasil), anunciasse que deixaria de exibir pela primeira vez em 57 anos um torneio de sumô ao vivo.

A associação entre sumô e Yakuza já vem de longa data. Um escândalo anterior envolveu dezoito lutadores, que foram acusados de participar de apostas ilegais em beisebol.

Apesar da popularidade da luta, 70% dos japoneses apoiam a decisão da NHK por entenderem que evitar atividades mafiosas é mais importante do que assistir seu esporte favorito ao vivo.

Prefiro nem imaginar qual seria a porcentagem de aprovação por aqui se isso acontecesse com o Campeonato Brasileiro de Futebol…

—–

Fonte:
Envolvimento de lutadores de sumô com máfia causa fim de transmissão de esporte ao vivo no Japão

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Máfia, sumô e TV: Tudo a ver?”

  1. Morbeck disse:

    Bandido tem é arte…

    "Prefiro nem imaginar qual seria a porcentagem de aprovação por aqui se isso acontecesse com o Campeonato Brasileiro de Futebol…"
    Começando pelo goleiro do Flamengo (não falando do time, mas só para "localização")

  2. […] Truque da Yakuza – a máfia japonesa – no sumô (Pensam que é só no Brasil?) […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *