Governo português quer cidadãos prontos para tudo!

Eduardo Passadiço
@Eduitter

Publicado em 23 de julho de 2010

Desastres naturais, guerras mundiais, invasão alienígena, ataque de zumbis… você sabe como sair inteiro deste tipo de catástrofe? Preocupado com seus cidadãos, o governo português lançou uma cartilha de sobrevivência em tempos de crise para garantir que nossos amigos lusitanos estejam sempre prontos para tudo.

A campanha intitulada “Previna-se e Viva” tem por objetivo principal a conscientização do povo português na prepararação de suas despensas, armazenando alimentos para enfrentar longos períodos de escassez. São apresentadas indicações do que se deve estocar em diferentes tipos de situações. Por exemplo, quando há inexistência de alimentos frescos e congelados, impossibilidade de se cozinhar e falta ou racionamento de água.

Além da lista de coisas a comprar, a cartilha traz ainda dicas de equivalência de calorias e proteínas, sugestão de como dividir os alimentos em porções bem balanceadas e formas de purificar água não-potável.

E até que a lista de alimentos sugerida não é nada ruim, pois inclui chocolate em pó, biscoito, atum e salsicha, entre outros. Algumas coisas entretanto me chamaram à atenção… Tem mostarda, mas não ketchup; compota de laranja (e só de laranja); e nada de água. Aliás, com exceção do leite, não mencionam bebida alguma. Só de pensar nisso já sinto sede.

O governo sugere também que todos tenham uma mochila de emergência com alimentos base, guardanapos, fósforos, panelas pequenas, canivete multiuso e lanterna. Já imagino as lojas de €1,99 (sim elas existem lá também) vendendo os kits prontos…

Nada de água na mochila também, notaram isso? Embora tenha sangue português, nunca soube da existência de alguma habilidade especial que possibilite absorver umidade do ar. Acho melhor aprender logo esse truque ou não terei chance alguma quando o pior acontecer.

————-

Fonte:
Ministro aconselha: guarde comida na despensa e numa mochila de emergência
Reservas Alimentares de Emergência em sua casa

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *