Brasileiras recorrem cada vez mais a cirurgia plástica

Arethusa Dias
@SaucyArethusa

Publicado em 12 de agosto de 2010

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência para o XI Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica revela que em 2009 foram realizadas, diariamente, mais de 1.700 operações desse tipo no Brasil. As mulheres representam 82% dos pacientes e parecem estar cada vez mais preocupadas com a aparência física, já que 69% das cirurgias são estéticas, especialmente as de lipoaspiração e implante de silicone nos seios.

Outra pesquisa, essa desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), demonstrou também que o número de intervenções no bumbum (gluteoplastia) quase dobrou de 2008 para 2009, mostrando que a mulherada também se preocupa em dar aquele upgrade na preferência nacional. O Dr. André Colaneri, cirurgião plástico, comentou em entrevista ao portal Terra que hoje os médicos têm mais acesso à técnica usada nesse procedimento e, juntando a isso as facilidades de pagamento, há uma procura maior por esse tipo de tratamento estético.

Perguntamos para várias mulheres se elas fariam cirurgia plástica. A maioria afirmou que gostaria de mudar algum aspecto físico para se sentir mais confiante e satisfeita consigo. Porém, muitas temem possíveis complicações como as decorrentes da anestesia geral, além das cicatrizes e da dor durante o período pós-operatório. É importante lembrar que os pacientes que se submetem a essas operações correm os mesmos riscos de qualquer procedimento médico. É preciso, portanto, procurar bons especialistas e avaliar com carinho se aquele “defeitinho” que incomoda tanto é realmente algo que justifique esse tipo de tratamento.

No caso das mulheres que já recorreram a esses procedimentos, a maioria afirmou estar feliz com os resultados. Tanto as que optaram pela redução de mama quanto as que fizeram implante de silicone nos seios se sentem mais confortáveis com o próprio corpo e esteticamente mais proporcionais. No entanto, algumas mulheres se arrependeram de ter passado pela lipoaspiração, já que é preciso manter uma dieta saudável e exercícios regulares para os resultados não irem por água abaixo e deixarem marcas no abdome, como o aparecimento de celulite.

Apesar de pesquisas recentes revelarem que nos Estados Unidos, país líder em cirurgias plásticas, o número de procedimentos caiu por causa da recessão econômica, ainda foram realizadas 1,5 milhão de operações em 2009. Esse número ainda é muito superior às 645.464 cirurgias estéticas realizadas no Brasil, mas a tendência é que esse número aumente a cada ano. Pelo visto, no país das belezas naturais e da garota de Ipanema, as mulheres demonstram estar cada vez mais preocupadas em usar novos artifícios para se sentirem mais belas.

Fontes:
Pesquisa aponta mais de 1700 cirurgias plásticas por dia no Brasil
Conheça cinco tipos diferentes de lipoaspiração
Procura por cirurgia plástica cai nos EUA e sobe no Brasil em 2009
Implante de silicone no bumbum quase dobra no Brasil

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Brasileiras recorrem cada vez mais a cirurgia plástica”

  1. Mi disse:

    Iupíiiii!
    Estreiando PdG! Vou ler todos teus posts, maninha!
    Beijocas!

  2. Mi disse:

    Comentando o assunto em si:
    Sim, eu faria plástica.
    Já a lipoaspiração não, porque sei que não consigo largar mão do chocolate e sentir dor de pós operatório pra voltar ao que era antes, prefiro não fazer.

  3. Will disse:

    Acho saudável sim apesar dos riscos, se a pessoa desejar muito um procedimento e for viável não vejo problemas. Só acho que hoje em dia a coisa ficou meio que descontrolada, encontra-se pessoas que passaram por 5 10 15 procedimentos, e todos estéticos.
    Deveria ter um controle para impedir o abuso desnecessário.
    Abraço a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *