Vamos botar água no feijão

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

12/08/2010 - 4 COMENTÁRIOS

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soares

Há algum tempo, falamos aqui sobre como preparar um arroz soltinho sem muita complicação. Hoje, daremos andamento a esse assunto ensinando a fazer o complemento favorito no prato do brasileiro: o feijão.

Embora precise de um pouco mais de tempo no preparo, o feijão é, em essência, tão simples quanto o arroz. E, depois que dominar os mistérios ocultos desta receita, você estará pronto para preparar o prato básico de todo brasileiro: arroz, feijão, bife e fritas (no nosso caso, assadas).

Como a receita precisa de uma explicação um pouco maior, vamos parar com a enrolação e ir direto ao ponto!

Feijão Carioquinha

Ingredientes: 2 xícaras de chá de feijão carioquinha, 4 xícaras de chá de água (assim como o arroz, o truque é dobrar a medidana hora de usar a água), 2 colheres de sopa de azeite, 1 cebola pequena picada, 2 dentes de alho picados, 1 caldo de carne ou bacon 0% de gordura, sal e pimenta à gosto.

Preparo: Lave o feijão, escorra, coloque em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por, pelo menos, 6 horas (eu costumo deixar de um dia pro outro no molho). Escorra novamente, coloque na panela de pressão com as 4 xícaras de água e o caldo de carne ou bacon. Deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo após pegar pressão. Após, deixe a pressão sair e destampe a panela. Leve-a ao fogo baixo.

Aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Acrescente um pouco do caldo do feijão e misture o refogado com o feijão na panela (se quiser um caldo mais grosso, amasse uma concha de grãos neste refogado antes de pô-lo na panela). Acrescente sal e pimenta e deixe cozinhar por mais 10 minutos.

Leia Também

Comente no Facebook

4 respostas para “Vamos botar água no feijão”

  1. Junior Batista disse:

    Até deu vontade de cozinhar, Gostei do Post, mas só pra esclarecer, ali está escrito: "Doure até dourar", hehe, e um pouco acima, falta a quantidade das colheres de sopa de azeite. Obrigado, Tio Flávio!

  2. Tâmara disse:

    Essa receita eu nunca irei conseguir por no meu site, aprendi com minha mãe e ele ensina assim: Coloca um pouco disso, um pouco daquilo, se achar que ainda não está bom, coloca mais um pouquinho, e eu nunca cheguei a uma medida média, nem tempo de fogo! E sempre sai gostoso, vai entender! :P

    Mas esta receita está ótima para quem quer começar a cozinhar! :)

  3. Suzi disse:

    Putz, Flavio!
    Falei sobre feijão anteontem lá no meu blog, http://vinhoselivros.blogspot.com/2010/08/feijao-… e ainda te mandei fota no tuíte pra te matar de fome e inveja. Desconfio que seu silêncio tenha sido uma tentativa vã de saída honrosa pois aquele prato tava difícil de vc superar. Porque a gente é pobre, é limpinho mas, sobretudo, é modesto!
    beijos!

  4. Francesco disse:

    Bah! Esse já provei e é bom sim!
    Mas podia ser o feijão pretinho, né :-P

    Para conhecimento cultural do País: aqui no Sul carioquinha é raro, usamos bastante o preto.

Deixe uma resposta

 


 
 
Desenvolvido pelo Cientista da Web