Os perigos da cirurgia bariátrica

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 17 de setembro de 2010

Um dos momentos mais tensos que enfrentei para passar pela cirurgia bariátrica, foi quando precisei ler e assinar um documento declarando que estava ciente de tudo que poderia dar errado. E cá pra nós, era muita coisa!

Enquanto lia sobre os problemas que poderiam acontecer durante o procedimento e depois, já com o estômago reduzido, me lembrei que as bulas de bariatricaremédio também são assim. Repletas de informações tão assustadoras que te deixam na dúvida se aquele medicamento vai te prejudicar mais do que ajudar.

Assinei o documento, fiz a cirurgia e tudo correu bem. Não tive nenhuma das complicações mais sérias e precisei me adaptar às limitações que a minha nova vida me trouxe. Coisas simples, mas que definitivamente mudam nossa rotina.

Na semana passada, entalei durante um almoço com amigos e deixei todo mundo preocupado, achando que morreria ali, diante deles, no meio do restaurante. Já tive um dumping complicado durante uma aula na faculdade e meus alunos não conseguiam entender porque eu estava suando frio e tremendo depois de ter comido apenas um chocolate.

Complicações existem. Sempre. Algumas pessoas, como a Lara Fernandes, são ‘forçadas’ a se tornar vegetarianas porque não conseguem mais ingerir carne normalmente. Outras, transformam a sua compulsão por comida em vício por bebida, drogas ou jogo. As estatísticas sobre gastroplastizados que se tornam alcóolatras são assustadoras.

Nessa semana me deparei com o caso do britânico Tim Daily que pesava 150 kg antes de redução do estômago, perdeu quase a metade disso mas atualmente não consegue mais comer sólidos e sofre com dores constantes. Apesar de não ser um padrão, esse tipo de coisa pode realmente acontecer.


Na época em que ainda frequentava os grupos de apoio de gastroplastizados (sim, isso existe), conheci uma menina que havia operado há mais de dois anos, estava magra e se dizia feliz, mas não conseguia ingerir alimentos sólidos. Ela tinha uma dieta formada basicamente por líquidos e pastosos, além de uma ou outra fruta de vez em quando.

Antes de tomar a decisão de fazer a redução de estômago, é muito importante entender todos os prós e contras da cirurgia bariátrica, procurar um médico competente e seguir suas orientações à risca. Fazendo isso, as chances de ter surpresas indesejadas caem drasticamente.

Além disso, é preciso estar ciente que a nossa vida muda rapidamente e se a mente não acompanhar o corpo, o processo será mais doloroso e traumático. Temos de aprender a comer devagar e em menor quantidade de uma hora pra outra sob a pena de sentir dores insuportáveis e um mal estar difícil de descrever.

Não me arrependo de ter feito a redução de estômago, mas eu sabia os riscos envolvidos e o que iria acontecer comigo depois da cirurgia. Se você pensa em operar, meu único conselho é: informe-se. Aprenda tudo que puder, pergunte tudo que quiser e tire as suas dúvidas de uma vez, pois depois da gastroplastia pode ser tarde demais.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

292 respostas para “Os perigos da cirurgia bariátrica”

  1. Lirian disse:

    Ola,
    Cristina, quando li seu post achei que era eu que tinha escrito! estou vivendo tudo exatamente como vc so há uma diferença eu quero e vou muda o meu quadro!!tudo na vida tem um preço e so vamos pagar conforme o nosso merecimento creio muito em Deus! hj estou indo a minha primeira consulta com cirurgião para marca minha sonhada bariatrica e tenho fe que tudo vai dar certo, tenho medo tb! nao vou negar mas nao vou desistir lhe desejo forças divinas e que Deus acampe muitos anjos ao seu redor lhe orientando e cubrindo vc de forças e vitorias creia que vc é uma mulher iluminada e amada pelo seu pai maior DEUS EM JESUS CRISTO, SEJA FELIZ tb tenho 105 kilos e 37 anos ja sou vó e mae de 3 filhotes IMC 40,62 nenhum tipo de complicações. meu msn é [email protected] um grande abraço…
    fica com Deus

  2. Mirna disse:

    BT, comecei a fazer o meu pré operatório para a cirurgia bariátrica. Estou iniciando tb com psicólogas. Tenho IMC de 50, e tenho 60 anos, e acho que é chegado o momento de pensar mais em mim, na minha saúde. Vou passar com o cirugião bariátrico em outubro, e ainda teho um pouquinho de receio do pós operátorio.Porém tenho fé em Deus que td correrá bem, com os devidos acompanhamentos é claro. Tenho lido os depoimentos e de uma maneira geral entendo que será melhor que eu faça mesmo a cirurgia. O que me dizem ???? Por favor me dêem mais algumas informações e palpites OK?!!! Obrigado.

    • LARISSA BURIM disse:

      OLA,

      FIZ A CIRURGIA A POUCO MAIS DE 20 DIAS, ESTOU SUPER BEM, O PÓS-OPERATORIO NAO É MUITO FACIL,

      POIS VC TEM QUE SEGUIR TUDO DIREITINHO, MAS É TAO GARTIFICANTE QDOA GENTE SOBE NA BALANÇA E

      VE E SEU SONHO ESTA SE REALIZANDO, O MAIS DIFICIL SAO OS 15 PRIMEIROS DIAS, MAS DEPOIS TUDO

      PASSA, SE ESSE É SEU SONHO REALIZE-O E VC NUNCA IRA SE ARREPENDER MAS FAÇA O PRE-OPERATORIO

      DIREITINHO E ESTEJA CERTA DE QUE É ISSO MESMO E VOCE QUER, POIS OS MEDICOS VAO OPERAR NOSSO

      ESTOMAGO MAS A NOSSA CABEÇA CONTINUA A MESMA.

      BEIJOS

  3. leka disse:

    Oi galera, tenho 39 anos, imc de 32, não tenho problemas de pressão, nem diabetes,mas desde os 15 anos luto para não engordar, vivia tomando tudo quanto é tipo de fórmulas a base de remédios para emagrecer ( femproporex, anfepramona, sibutramina etc…), tal vez em decorrência de tomar tanta bomba na tentativa de ficar com peso ideal adquiri uma doença de hipotireoidismo, tomo remédio para isso comecei tomando 25mg de euthyrox, agora já estou tomando 150mg do medicamento, tenho artrose nos joelhos devido uma cirurgia que fiz, tenho 1,65 m e 88 kg, tenho obesidade em grau 1, já tentei de tudo hoje seriamente estou pensando na cirurgia bariátrica, acho viável estou vendo os benefícios e os contras, pois se eu continuar engordando do jeito que vou quando tiver 60 anos vou estar muito mais gorda, mais velha pra operar e com as articulações muito mais desgastadas, melhor tentar me operar antes dos 40 anos, pois minha recuperação vai ser mais rápida e melhor, acho muito pior pra saúde física e emocional ficar tomando esses remédios para emagrecer que tiram nosso sono, nossa memória , tira o apetite sexual, dá uma depressão enorme quando paramos de toma-los . No ano passado cheguei a fazer carbogenioterapia e usava uma dessas fórmulas para controlar apetite, perdi 15 kilos em 04 meses, quando parei o tratamento engordei 20kg, não quero depender a vida toda de anfetaminas para emagrecer, por isso estou pensando na cirurgia.

  4. Carla disse:

    Olá a todos!

    Tenho 33 anos, 1m65 e hj 107 kg.

    Nunca tive problemas com meu peso, sempre fui muito vaidosa e perua. O que me levou a optar pela cirurgia foi o medo de desenvolver alguma comorbidade (nunca tive nenhum problema de saúde) e também o fato de nenhuma roupa mais ficar bem em mim e eu não caber mais na poltrona do aviao.

    Fiz a cirurgia bariátrica pela técnica de Scopinaro há 5 meses e emagreci 21 kg. Entre a decisão e a cirurgia foram 4 meses e meio. Meu pós-operatório foi bem tranqüilo, apenas 15 dias de liquidos e uma semana em casa. Estudei muito antes de operar e optei por essa técnica por não ser tão radical quanto a Capella, ainda, a perda de peso é mais lenta e não causa tanto impacto. Como de tudo, tenho restrição apenas de gordura, pois o consumo mínimo já causa diarréia.

    Meu único arrependimento é não ter operado antes. É uma delícia pular do manequim 52 para o 48 em apenas 5 meses e praticamente sem maiores sofrimentos. Quem está pensando em operar, eu aconselho a estudar esta técnica, é menos agressiva e o pós é bem simples.

    Estou muito feliz e no aguardo pelos próximos meses e pelo manequim 44!

  5. Fabiane Marques disse:

    Olá ouvi falar que o convenio não paga 100% a cirurgia isso é verdade ? Tenho unimed Paulistana estou com muita ansiedade e o meu medico já deu a guia e o relatorio. Porem não passei no cardiologista, psicologa etc… Quais os passos para o convenio não ficar complicando a liberação.

  6. LARISSA BURIM disse:

    OLÁ, FIZ A CIRURGIA A 20 DIAS, ESTOU SUPER, NAO VOU DIZER QUE É FACIL, MAS ESTOU ME SAINDO SUPER BEM COM A DIETA CREMOSA, ACREDITO QUE NAO ESTA SENDO DIFICIL PORQUE ESTAVA BEM PREPARADA PARA CIRURGIA, E DEPOIS DE TANTAS DIETAS QUE NUNCA DERAM CERTO, FOI O MELHOR A FAZER, POIS A OBESIDADE JA ESTAVA ME AFETANDO DEMAIS, JA ESTAVA DIFICIL ATE DE ANDAR, POIS POR CONSEQUENCIA DO PESO, ME AFETOU O JOELHO.

    ESTOU SUPER FELIZ E REALIZADA, JA EMAGRECI 12KG, MAS QUANDO A GENTE LÊ O TERMO DE RESPONSABILIDADE A VONTADE É DE DESISTIR, MAS SE A GENTE FOR PENSAR, EN TUDO QUE DIZ DE RUIM, AFINAL FAZENDO TUDO CERTINHO, VAI DAR TUDO CERTO.

    AGRADEÇO A DEUS, A MINHA FAMILIA E AO MEU NAMORADO QUE ESTAO SEMPRE AO MEU LADO.

    E SE ALGUEM TEM O SONHO DE FAZER A GASTROPLASTIA, CORRA A TRAS DE SEU SONHO, E O REALIZE, APESAR DE TODO SOFRIMENTO POS OPERATORIO, VALE MUITO A PENA.

    • adriana disse:

      ola s puder me add gostaria muito de saber tdo sobre a reduçao pois esrou na fila mas ainda falta 8 meses estou ansiosa gostaria muito de trocar ideia com vc beijo

    • thiago disse:

      que tipo de sofrimento vc está passadno? eu passo por mal estar, enjoo, sensacao de entalo, sem fome o dia todo, nenhuma dor, mas essas sensacoes sao ruins, gostaria de saber se é normal, se mais alguém está passando por isso, quando isso acaba?

  7. tania disse:

    Ola estou em processo para cirurgia.

    Tenho 1.59 m, e peso 93 kilos,não tenho co-morbidades como diabete e pressão alta,

    mas tenho hiperlordose e artrose, e tambem por causa do peso tive uma fratura na vertebra T12, e tenho duvidas se meu plano vai autorizar minha cirurgia.Outra coisa é sobre aquela bota pneumática, o meu medico disse que tenho que comprar a parte, e o custo e muito auto(1.200.00) alguem sabe onde posso comprar ou ate alugar esta bota?

    alguem pode me responder?

    obrigado!

  8. Luciane Guimarães disse:

    Olá pessoal,
    Minha mãe fez a cirurgia 6 anos atrás e minha irmã a 4 anos. Agora eu me decidi e minha cirurgia é amanhã. A recuperação da mamãe foi ótima, já a da minha irmã foi muito difícil, mas hoje as duas estão magras, lindas e felizes. Por isso, me decidi a realizar a cirurgia.
    Espero que tudo corra bem…
    Está tudo preparado e eu estou um pouco ansiosa.
    Li muito sobre o assunto e todo mundo sempre falava sobre perícia, liberação e tudo demorava tanto..
    Comigo foi tudo tranquilo, graças a Deus, em menos de trẽs meses resolvi tudo.
    ABraços à todos

    • Gisele disse:

      Olá Luciane!!!

      Espero que sua cirurgia tenha corrido bem, que vc esteja bem e feliz, sei q faz apenas 3 dias, mas gostaria d saber como foi? pois estou a um ano me preparando para fazer também, e a hora chegou…tenho q tomar minha decisão. E gostaria de saber como foi a sua…como se sente?

      Beijos e Saúde sempreee

  9. marcia disse:

    ola a todos tenho 1,62 e peso 100k estou chegando perto da minha cirurgia trabalho em pé , ja operei de hernia de disco estou ansiosa , preocupa ninguem quer que eu faça nem minha familia, nem meu marido, mas sofro tanto nunca me aceitei gorda sempre lutei e agora perdi a luta sou obesa minha auto estima esta baixa, gostaria de conversar com alguem que esteja passando pelo mesmo problema thau novos amigos até breve.

  10. Roberta disse:

    Boa noite!
    Meu nome é Roberta e vou contar minha história. Nasci com 4,650kg, sempre fui o bebê lindo e fofinha q todas gostavam de apertar as bochechas. Nunca fui magra, nem sei o q é isso. Ao contrário de muitos, minha gordura é bem distribuída por meu corpo (o que disfarça bem meus 134kg hj com 35 anos). Nunca tive problema em arrumar namorado e/ou emprego. Só namorei com quem eu quis, os empregos que eu disse que iria trabalhar (ah ta, com exceção de comissária de bordo, porém a cia aérea me ofereceu uma bolada pra trabalhar num outro setor, o que foi muito mais interessante). Nunca sofri com doenças, meus exames sempre foram bons, porém de 1 ano pra cá engordei 18 quilos e com isso, vieram dores nas pernas, joelhos e pés! Mal posso subir uma escada, pois me canso muito, minha glicose está beirando o limite pra não ser diabética,sem contar minha pressão arterial que de vez em quando gosta de ir pra 15/9. No passado tentei dietas, fórmulas, endocrino, e tudo sem resultados. Se perdia 8, ganhava 12 e assim vai. Agora que as “doenças” resolveram aparecer, decidi sim, que a cirurgia (apesar de todos os prós)é a melhor solução para que eu tenha uma ótima qualidade de vida! Prefiro abrir mão de comer um lanche do Mcdonalds a me ver com diabetes e tendo que me espetar uma agulha todo dia. Tive minha primeira consulta há uma semana atrás e os medos que eu tinha, foram muito bem resolvido pelo médico indicado por uma amiga. Repito, se não tivesse com esses probleminhas, não faria a cirurgia apenas para ficar magra, por uma questão de aparência, mas sou super a favor se vc esta doente (ou encaminhando pra isso), se já tentou várias vezes sem resultado, é isso, faça-a mesmo! Nada na vida é fácil, mas td q é bom exige sacríficios, basta saber se vc estará disposta(o) a enfrentar!! Bem é isso! Bjus

  11. alessandra disse:

    olá boa noite,estou com minha cirurgia marcada para dia 21/11/2011…passei por todo o processo,estou muito anciosa…

  12. Oi, fiz a cirurgia a 3 meses, mas já acompanho outros operados a mais de 4 anos. Para mim até o momento considero a decisão acertada, mas de fato se não houver policiamento muitas problemas podem ocorrer, e o pior sem que a pessoa se dê conta, como é o caso do alcoolismo.

    Nesse ponto vejo a importância de acompanhamento psicológico para contornar determinados problemas.

    Amei o blog, parabéns

  13. Cláudia Ragonezi Sena disse:

    Vc é Alessandra irma de dede de acaiaca???

    Se for me responda

    bjs

  14. juliana borges disse:

    Boa tarde querido eu estou com minha cirurgia marcada pra dia 06/01 agora.Vou ser muito sincera estou com um pouco de medo,mas, acho q isso e normal.Se eu fizer a cirurgia corro risco e se nao fizer tambem.Resolvi encarade frente essa opcao que Deus me permitiu.Espero que corra tudo muito bem.Boa sorte de noticias.

  15. juliana borges disse:

    ola meu nome e juliana]

    tenho 26 anos e 1,72 altura e 168 kilos ……

    nem acretido que vou opera …..

    mais tenho medooooooooo

    Boa tarde querido eu estou com minha cirurgia marcada pra dia 06/01 agora.Vou ser muito sincera estou com um pouco de medo,mas, acho q isso e normal.Se eu fizer a cirurgia corro risco e se nao fizer tambem.Resolvi encarade frente essa opcao que Deus me permitiu.Espero que corra tudo muito bem

    quero conheçer pessoas que ja operarão .

    bjs amigos

  16. thiago disse:

    fiz cirurgia a 15 dias, estou sem dores alguma, mas sinto bastante mal estar e enjoo, sensacao de entalo o dia todo sem fome alguma… O que pode estar acontecendo? Tem algum remedio que eu poderia tomar para melhorar isso? Me falaram do Vytinal…

  17. Valéria disse:

    Ola!
    embora seja triste estarmos nessa luta contra a absidade, saber que não sou a única me conforta; Estou com 118 Kg e tenho 1,67, depois de estar com todos os exames prontos p/ fazer a cirurgia, e tambem com as autorizações de cada especialista que me acompanhou, com exceção a Nutricionista que não quiz autorizar e disee que só vai depois que eu perder no minimo 10% do meu peso, isso quer dizer que tenho que perder uns 12 kg, isso me deixou desanimada, nem sei mais o que fazer, sem falar que depois que ela autorizar tenho que passar com o cirurgião p/ ele fazer o pedido p/ o cnvenio, e depois esperar a boa vontade do convenio em liberar a bendita cirurgia. è mole?
    Bjos! companheiros.

    • ALINNE disse:

      olha estou passando a mesma coisa so que e com o plano e o meu endocrino que esta demorando a ma dar o laudo de 2 anos sem sucesso de regime que o plano exije entao ja fica preparada pois seu palno vai te exigir isso,voce ja pode pedir a autorizao pois demora depois vc tenta amagraçer bjos me menda email pra cumunicarmos

  18. tuCo disse:

    Olá!
    Sou o tuCo , sempre fui gordinho, a fase dos 15 anos foi um inferno, meus amigos me zuavam um montão e pegar as meninas também era difícil. Tentei 2 mil tipos de dietas e regimes, até perdia algum peso, mas com um tempo sempre voltava. Mas depois dessa fase, a autoconfiança apareceu e toquei a minha vida tranquilamente.
    Hoje fui ao médico, pois não estava me sentindo bem e o Dr. me questionou se eu não tinha interesse na cirurgia. De inicio me assustei, mas pensando melhor de um tempo pra cá eu tenho tendo alguns problemas de saúde, tipo pressão alta e tenho tbm casos de diabetes na família e isso me preocupa. Passei a tarde toda pensando, e cheguei a conclusão que deveria me informar mais sobre o assunto. Tenho alguns amigos que fizeram o procedimento e estão bem satisfeitos.

    Gostaria de saber mais sobre a cirurgia, alguém indica alguma boa leitura sobre o assunto ou alguém pra bater um papo. Galera tô precisando de ajuda.

    Desde já agradeço

  19. CLAUDIA disse:

    QUERIA QUE ALGUEM MIM FALASSE SE TEVE ALGUM OBITO EM CONSEQUENCIA DE ALGUMA CIRURGIA ESTOU COM TD PAPELADA PRA FAZER MAIS ESTOU COM MEDO DE MORRER E DEIXAR MEUS FILHOS SOZINHOS ALGUEM PODE MIM RESPONDER BJSSS

  20. denise disse:

    gente fiz a cirurgia bariatrica a um mes, eu nao tenho certeza, mas esTou achando que acabei com minha vida!!!
    nAO SEI COMO VAI SER MINHA OPINIAO DAQUI ALGUNS MESES, MAS AGORA ESTOU MUITO MAL, SINTO ANCIA DE VOMITO DORES NAS PERNAS,E A DIETA LIQUIDA É HORRIVEL, VOU NA PSICOLOGA PRA VER SE ME CONFORMO MAIS, PQ POR ENQUANTO NAO ACHEI VANTAGEM MESMO EMAGRECENDO NAO VI MUITA VANTAGEM TENHO MUITA FRAQUEZA,IGUAL EU DISSSE NAO SEI QUAL VAI SER MINHA OPINIAO DAQUI ALGUNS MESES MAS POR ENQUANTO NAO GOSTEI NADA, POIA PARECE Q NAUM TENHO MAIS SAUDE

  21. Márcia disse:

    Olá Livia como vc está, eu estou as portas da minha cirurgia, está marcada pra dia 23/01/12. Estou bem ansiosa, e vou ser bem sicera as vezes da uma vontade de desistir, tenho recebido apoio da minha familia e amigo, só meu esposo que me deixa triste as vezes, ele é imparcial. Eu preciso perder 30kg, hipertensa, inflamção nos joelhos, colesterol alto. e com certeza de deixar vai aparecer mais alguma coisa. Bom se puder me add no msn pra coversarmos, vou ficar feliz em saber de vc.
    Abraços

  22. Vanessa disse:

    Pessoal, gostaria de saber quais os convênios que realizam a gastroplastia e qual o tempo minimo de carência.

    Desejo muito fazer, mas não quero esperar dois anos.

    Abraços

  23. eliene alves disse:

    Pois é! fiz a bariatrica a 5 dias estou muito bem fisicamente…. bem mesmoooo!!! mais em compensação não me preparei psicologicamente e estouprecisando de ajuda! ñ tenho fome mais continuo com cabeça de gorda! quero comer! ñ sei o que fazer? fico feito louca!!! ñ resisti comi um pedaç grande de pão de queijo ñ senti nada… estou arrazada!me ajudaaaaa!!!! ja procurei todas orientações!

  24. Elizabeth disse:

    Olá a todos! Adorei o site!!! é mt bom, pois podemos trocar nossas experiências com as pessoas. Me consultei no médico e estou com o IMC de 40. Já estou me preparando para a cirurgia, fazendo todos os exames necessários, mas tenho minhas dúvidas a respeito. Gostaria de saber se sempre terei de tomar só comidas líquidas ou se com o decorrer do tempo poderei comer comidas normais. Sou uma pessoa ansiosa. Estou cansada de fazer dietas, estou no meu limite. Desde pequena fiz dieta e sempre fui gordinha. Estou no meu limite para fazer dieta. Não é brincadeira perder 40 quilos. Sei que o ideal é não precisar fazer a cirurgia, mas nem sempre condiz com a realidade. Estou me preparando para a cirurgia. Me ajudem! Beijooo

  25. Rafael disse:

    Sai ontem de uma Uninade hospitalar em lisboa fiz cirugia estou preparado para emagrecer tenho 114 kg 4 horas de cirugia gratificatemente estou a beber liquidos mas tudo vai com calma Deus ajuda-nos tive um bom cirugião Carlos Vaz ate breve
    Abraço.

  26. Aline disse:

    Oi gente,sou gordinha e digo sim a cirurgia para quem quer fazer !! acho q essa fanny esta muito irritadinha com oq os outros pensam, se vc eh gorda e se aceita assim ok, mas nao tente fazer da sua opniao a opniao dos outros, e se sentisse tao bem nao estaria falando tanta coisa como ”Ela no entanto, tem que levantar as mãos céu por ser magra, de outra forma ninguém a acharia interessante” isso é rebaixar os outros para se sentir bem e nao sentir-se bem com oque vc é! vc joga o problema nos outros para minimizar o seu! acho q se é pra se aceitar, devemos nos ver no espelho e apontar oque achamos bonito e nao olhar para o lado e dizer … que os outros nao valem pq sao magros , me poupe ¬¬’ e seja mais verdadeira com vc mesma !!!

  27. albert mello disse:

    Tive quer perder 20kg antes da cirurgia pois estava com obesidade super morbida ou seja com 189kg mais GRAÇAS A DEUS,fiz a cirurgia 01/02/2012 e perdir 11kg então agora estou com 159 em 18 dias de operado não tive enjoou,nausea,nada com certeza a perda do peso antes da operação me ajudou muito.

  28. Elizabeth disse:

    Oi gente! Sou gordinha, estou pesando 106 quilos e minha altura é 1,62. Estou com obesidade mórbida. O médico me indicou para a cirurgia e quero fazê-la, mas só poderei fazer daqui a 6 meses por causa da carência do meu plano. Estou mt animada para fazer, mas as vezes fico triste, pois algumas pessoas acham que eu deveria fazer uma dieta. Estou cansada de dietas, eu fiz a vida todo, sempre fui gordinha. Eu me valorizo e me acho bonita, mas nao estou feliz com meu corpo, fico triste por n usar roupas que eu gosto e nem biquíne. Adoraria ser magra para ter mais disposicao, mais autoestima, usar mais roupas curtas. Cansada dos outros tentarem me atrapalhar com minha cirurgia. o que vcs acham pessoal? me ajudem! Obrigada

  29. Luzia de Lourdes disse:

    Eu me chamo Luzia tem 49 anos tem 1,52m cheguei a 48 do IMC , resolvi mudar minha vida e decidir fazer a gastroplastia depois de todos os exames feitos me operei no dia 02/02/2012 achei muiito dificil a primeira fase da dieta mais agora estou na dieta pastosa e ja se foram 12 quilos agora cheguei aos 100 kg falta pouco para chegar aos dois digitos na balança!
    Eu estou com duvidas na sobre a flacidez se alguém tiver um dica para me ajudar , responda por favor
    obrigada ‘ sz

  30. Luzia de Lourdes disse:

    Elizabeth nao desista 6 meses passa rapido pode apostar que vai valer a pena , nao deixe se abater por opnioes dos outros passei por isso e o melhor a se fazer e a cirurgia
    !

  31. ROSELI disse:

    BOM DIA,

    MINHA CIRURGIA DE GASTROPLASTIA POR VIDEO ESTA MARCADA PARAO DIA 09.04.12, ESTOU BASTRANTE AFLITA GOSTARIA DE INFORMAÇÕES RECENTES DAS PESSOAS QUE JA FIZERAM ESTE TIPO DE CIRURGIA TENHO 46 ANOS , A IDADE TBEM INFLUENCIA?

  32. Elaine Sbragi disse:

    Bom Dia!

    Fis todos os exames para fazer a cirurgia bariátrica e agora encaminhei para a Unimed autorizar, ja tem 72 horas que encaminhei e não otive retorno, alguem ja passou por isso, sabe o que devo fazer a anciedade está me consumindo, fico no aguardo de respostas?
    Alguém ja fez pela unimed? Autorizaram/

    elaine Sbragi

  33. Julian disse:

    Estou fazendo os exames pré operatório estou muito animada e com os depoimentos assim como o seu me sinto mais segura e com a certeza que estou fazendo a coisa certa. Acredite, se hoje é possível faça não deixe para essa oportunidade passar.

    Bjs Ju

  34. Aninha disse:

    Olá pessoal ,estou para fazer a cirurgia bariatrica e estou morrendo de medo.peso 124 kilos tenho 1.72 de altura e tenho 20 anos….
    Preciso mesmo fazer isso ja esta prejudicando minha saude.. Gostaria de saber se essa cirurgia é tão perigosa assim e quais os riscos que corro….espero suas respostas e conselhos….Obrigado!!!

  35. Van disse:

    Olá eu tbm vou fazer a cirurgia agora dia 21 e estou confiante e tenho serteza que td vai dar certo se deus quiser tou pronto e vamos lá

  36. gislaine disse:

    gostaria muito de me comunicar com vc para saber quais exames são feitos e quanto tempo demora,pois passei com um especialista e ele encaminhou meu nome para o convenio e marcou para eu ir a uma palestra dele falando sobre a cirurgia. por favor entre em contato comigo….

  37. ELIZABETH disse:

    sabe marilda concordo com vc , qualquer médico consciente de seu papel nao vai submeter alguem a esta cirurgia apenas por estética ou so porque esta 10 kilos acima do peso. Eu operei tem 30 dias transcorreu tudo bem na minha cirurgia GLORIA A DEUS E NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,eu cheguei a pesar 126 kilos tenho 1:68 minha saúde estava degradada, ja havia feito inúmeras dietas , ja havia tomado muitas medicações inclusive esta fazendo 1 ano tive um edema pulmonar por consequencia de uma formula passada por um médico que atende nos quatro cantos aqui em recife que continha sibutramina, foi terrível e durante meu extenso tratamentopara me recuperar de meu edema polmonar fui aconselhada por meu cardiológista a fazer a redução e tambem pela minha endocrinólogista ,por causa de meu sobre peso eu tive agravamento de minha asma,minha coluna estava um frangalho,mau conseguia andar que ficava sem ar ,subir escada era um tormento, minha coluna estava com 5 vertebras emprenssando meus discos,eram dores horríveis,mas o que eu quero deixar claro é que eu admiro a forma profissional que tem sido tratada pelos profissionais da área ,é muito importante o acompanhamento com psicólogos e nutricionista eu fui a 6 consultas com minha psicóloga para receber o parecer e a 5 com minha nutricionista, e ja irei a minha 1 com a pisicóloga eja fui a 2 com minha nutricionista depois de operada eu sei que terão papel importantissímo no meu recomeço de vida , tenho conseguido me alimentar sem estresse, não chego ame engasgar pois como devagar as vezes tenho que esperar pelo,menos meio minuto entre uma garfada e outra mas sei que logo me adaptarei minha pressão que era alta eu prescisava tomar 3 medicações pela manhã e 3 a noite ja não tomo mais , eu aconselho que ao tomar consciência de que prescisam fazer éprocurau um médico competente de preferencia que ja tenha operado outras pessoas que vc possa trocar experiência,priorizar principalmente psicólogos e nutricionistas que terão papel fundamental para que vc se prepare para a cirurgiae e depois lhe auxiliem em sua nova vida e principalmente entregar tudo nas mãos do DEUS E NOSSO SENHOR JESUS CRISTO que ele tomará conta, pela pessoa com os problemas de saúde que eu tinha mais ainda tenho leucopenia ou seja defesas baixas , com símdrome do pânico,fóbias (tudo isto adquirido após ter tomado sibutramina)eu entrei na sala de cirurgia com uma fé , bem tranquila,lembro que inalei a máscara da anestésia oferecida pelo anéstesista e depois quando abri meus olhos ja estava na UTI onde passei pouquissímo tempo so por precaução, ja estava falando perguntando pelo meu esposo que é quem tem me cuidado desde então aliás desde sempre ao longo destes 24 anos de casada,depois fui para o quarto ,no dia seguinte pela manhã ja estava caminhando,e no segundo dia comecei a ingestão de líquidos e desde então não vomitei.O MAIS IMPORTANTE É ESTAR SEGURA DE QUE ESTA CIRURGIA É PARA NOS DEVOLVER A VIDA QUE COM A OBESIDADE VAMOS PERDENDO GRADATIVAMENTE.FIQUEM NA PAZ , QUE O SENHOR DEUS LHES ILUMINE E ACOMPANHE .SE PRESCISAREM TROCAR IDEIAS MEU NÚMERO É (81)92086633 ELIZABETH RECIFE

  38. Julliana disse:

    Oi, gente…
    Estou prester a fazer a gastroplastia, pelo método de capella!
    O meu plano é Unimed, mas apenas tenho quase um ano de plano! Eles cobrem a cirurgia mesmo assim?

    Gostaria de saber tbm… Como as pessoas que fizeram esse procedimento vivem… As limitações, a disciplina, os riscos… Dá pra levar?

    ;***

  39. dib disse:

    ola tb me chamo dib fis a bariatrica a 10dia estou um pouco fraco nao cinto fome mas sede muito quando poderei tomar agua com um volume maior? POIS ESSA QUANTIDADE ESTA ME DERRUBANDO OBRIGADO

  40. Sonia disse:

    Oi pessoal, fiz abdominoplatia a 19 dias e ando sentindo algo estranho quando bebo ou como, parece que minha barriga vai estourar e fica dura. Meu cirurgião plástico falou que deve ser gases, mas eu percebo que parece que tudo que me alimento passa direto pelo estômago e vai para a barriga, daí a sensação de desconforto e dor, talvez porque a cinta aperte o estômago. Alguém já fez abdome depois da gastroplastia que possa me falar se sentiu a mesma coisa??? Please… ( Na gastroplastia nunca tive essa sensação!!!)

  41. Joyce disse:

    Oie gente tudo bem? Vejo que apesar das diversas opiniões aqui, sinto que a grande maioria aconselha a cirurgia, acho que tudo o que tinha pra ser falado em relação a ‘decisão’ ja foram citadas! Apesar de estar a 7 meses em todo o preparo, a decisão foi rápida e a cirurgia esta marcada para o dia 20/04 (falta apenas 1 semana uhuu) não estou ansiosa, estou calma e confiante. Todo mundo fala da dieta líquida que ao que parece é o maior ‘desconforto’ a princípio, minha pergunta é FISICAMENTE como ficamos? vou fazer por vídeo, ficamos ‘debilitados’? e algo que ninguém citou ainda COMO SÃO OS DIAS QUE PASSAMOS NO HOSPITAL, é tranquilo? Desde já agradeço. Beijos!

  42. patricia fassarella disse:

    tenho 78kls e 1,59 de altura , minha bariatrica ja esta marcada pra daqui uns 18 dias, porem tenho muitas duvidas ainda, por ser particular o medico me autorizou fazer, quero saber o que voces acham, pois nao consigo emagrecer por outros meios mais, e olha que ja passei por varias dietas, tudo q emagreço engordo de novo, queria algum depoimento de alguem que fez essa cirurgia com esse peso mais ou menos.
    obrigada

  43. patricia fassarella disse:

    tenho 1,59 de altura e 78kls , fui autorizada a fazer a cirurgia bariatrica pos nao e pelo plano e sim particular, mas estou com muito medo, pois posso emagrecer demais , meu medico aconcelhou pq minha familia tem problema de obesidade, diabetes e pressao alta, meu pai faleceu com 56 anos de diabetes e minha mae toma remedio todos os dias para pressao alta, gostaria de saber se alguem com mais ou menos esse peso ja passou por esse procedimento e como esta se sentindo depois disso.
    obrigada

  44. sara jane disse:

    Patricia com seu peso não faria, estou operada a 7 dias,tenho passado bem graças a Deus, não vomitei, mas nos primeiros dias logo que sai do hospital foi duro pois pensamos gordo, apesar de não sentir fome sentia o desejo de comer o que os outros estavam comendo a minha volta. Logo que sai do hospital só consegui beber 10ml de um copinho de café aos poucos fui aumentando, hj com 7 dias de operada já tomo 50ml de suco de 20 em 20 min. Se fosse vc tentaria emagrecer com exercícios e fechando a boca, não faria nada tão drástico, eu estava com 104 kg hj estou com 98kg.Boa sorte, espero ter te ajudado.

  45. Nina disse:

    Olha…
    ESTOU DE SACO CHEIO DE GENTE QUE CHEGA AQUI ATRAVÉS DE PESQUISAS NO GOOGLE COM AS PALAVRAS “GASTROPLASTIA, CIRURGIA BARIÁTRICA” E QUANDO SE DEPARA COM ESTE FÓRUM FICAM “METENDO O PAU” EM QUEM QUER FAZER A CIRURGIA!
    AHHHH…AQUI TÁ CHEIO DE “GORDAS FELIZES, QUE NUNCA FARIAM A CIRURGIA”…AHHHH VÃO SE FERRAR!!!!

    1º NÃO EXISTE GORDA FELIZ!!!! EM MEUS 34 ANOS DE VIDA NÃO CONHECI UMA!

    2º SÓ UM GORDA SABE A MERDA QUE É TER 20, 30 ANOS E SER OBRIGADA A SE VESTIR COMO UMA IDOSA (QUANDO AS ROUPAS SERVEM)

    3º SÓ UMA GORDA SABE O INFERNO QUE É ENCONTRAR EX-COLEGAS DE ESCOLA E TRABALHO E FICAR OBSESSIVAMENTE REPARANDO QUE ELA CONTINUA A MESMA E VC SE ACHAR REPULSIVA!

    4º SÓ UMA GORDA SABE O QUE É CHEGAR DIANTE DE UM GRUPO, FICAR MEDINDO E CONSTATAR QUE ELA É A MAIS GORDA DALI.

    5º SÓ UMA GORDA SABE O QUE É NÃO IR À PRAIA, À PISCINA E FINGIR QUE “É CASEIRA” PORQUE TEM VERGONHA DE SAIR.

    6º SÓ UMA GORDA SABE COMO É DIFÍCIL, VERGONHOSO E ATÉ HUMILHANTE TER RELAÇÕES SEXUAIS COM O SEU PARCEIRO, POR MAIS QUE ELE DIGA QUE VOCÊ É LINDA E GOSTOSA, QUANDO NO FUNDO VC SE SENTE FRACASSADA E NOJENTA!

    7º SÓ UMA GORDA SABE A “ESCOTICE” QUE FICA EM UMA ROUPA DE GALA (FORMATURA, CASAMENTOS..)

    8º SÓ UMA GORDA SABE COMO USAR A DESCULPA DE “NÃO GOSTO DE TIRAR FOTOS” E QUANDO SE VÊ OBRIGADA A TIRAR, SEMPRE PROCURA FICAR ATRÁS DE TODO MUNDO.

    9º SÓ UMA GORDA SABE O OLHAR DE REPROVAÇÃO DOS OUTROS QUANDO VC ENTRA EM UMA ACADEMIA.

    10º SÓ UMA GORDA SABE QUE É SIM UMA INFELICIDADE, UM FRACASSO, UMA RUÍNA! SER GORDO TE DEIXA AOS PEDAÇOS!!

    TUDO O QUE FALO AQUI, FALO POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA, FALO QUE ESTOU CANSADA DE GENTE DIZENDO O QUE VC DEVE FAZER!!!
    QUEM TÁ AQUI FEZ OU QUER FAZER A CIRURGIA!!!! SE VAI DAR CERTO OU NÃO? TOOODOS SABEM QUE DEPENDE DE CADA UM!!

    TENHO 34 ANOS, IMC 34, ARTROSE NOS JOELHOS, NUNCA FUI MAGRA! E PRETENDO SIIIMMM FAZER A CIRURGIA!!!! TEREI CONSULTA EM 07/05/2012. E ESPERO UM POSITIVO

    E DANEM-SE QUEM ACHA QUE NÃO DEVO FAZER O CORPO É MEU!!!

    • Lana disse:

      Nina concordo contigo,hoje tenho 27 anos 1,63m e estou com 109kg,ja tentei de tudo nessa vida pra emagrecer e o q todos em minha volta diziam? Ahhh vc não aguenta fazer dieta nem exércicios,isso me matava,eu chorava a noite toda,os “bonitões”q chegam perto somente pra fazer piadas com nossa cara não tem noção do q sentimos ao ouvi-los criticando os gordinhos(as) meu cardiologista me apoiou em fazer a cirurgia e ja vou marcar a consulta e espero q tudo de certo,quero voltar a sair ,ir em festas,clubes,quero voltar a tirar minhas fotos,eu amava fazer poses e hoje tudo isso se acabou mais tenho fé em Deus q serei feliz novamente,vamo q vamo =)bjs a todos.

  46. vanessa disse:

    gentemmm estou kerendo fazer a gastroplastia pois sempre fui gordinha .mas depois k tive minhas duas filhass começaramm a aparecer os problemas de saude hipertensao,apneia,inchaço; calçava 37 agora calço39 ou 40 estou muito preocupada com minha saude sem contar k me auto estima está em baixo irei passar pelo gastro dia 27/4 estoupesquisando tudo sobre a gastroplastia e estou ciente dos pos e contra meu marido e minha mae estou me dando a maior força tenho fé em deus k vou conseguir.peço a vcs k tem mais esperiencia no assunto a me dá uma orientação sobre plano ,exames.tenho o plano medial saude a 2 anos será k vou conseguir fazer a cirurgia por ele socorroooo me ajede galera,peso 105 e minha altura e 164.

  47. Lilian disse:

    Oi vou fazer minha cirurgia em junho, estou fazendo meu tratamento no COM, centro de obesidade metabolica no hosp da puc, minha grande dúvida é se vou sentir muita dor no pos operatório e nos primeiros dias em casa, como é a recuperação??? Pois tenho 2 filhos pequenos um de 1 ano e meio e outra de 3 anos e meio. Um grande abraço e parabéns!!!

  48. Ana paula disse:

    Oi, sou a Paula e já consultei com o cirurgião, já fui a uma reunião, falta a outra, já fui em 2 consultas com a psiquiatra e ela me disse que tenho que esperar 90 dias sem fumar para poder operar, sendo que o cirurgião e o pneumo tinham me dito que seria de 30 a 60 dias. Fiz todos os exames que pediram, quase todos estão normais, o que te nho é esofagite, colesterol e triglicerides altos, insulina bem alta e muitos problemas de articulações, o cirurgião me indicou a cirurgia pois meu imc está e m 43 e tenho que perder em torno de 52 kilos, estou a um mes sem fumar e meu pulmão está ótimo, minha ergometria deu normal , apenas constataram que tenho muito pouco fôlego mas ela disse que o que interessa para a cirurgia está bom, proteina c deu altissima.na semana que vem tenho a consulta de retorno que é com o gastro e deverei levar todos os exames, gostaria de saber , quanto tempo depois de ter feito todos os exames e entregue será marcada a minha cirurgia? O que me preocupou também é que o meu plano cobre apenas 2 consultas com a psiquiatra e a partir de agora ela começou a me cobrar por cada consulta que eu tiver, e se ela prorrogar esta cirurgia para continuar ganhando? Me sinto pronta pois venho lendo muito sobre este método que é o by pass em y de roux e acredito ser a minha ultima chance para emagrecer! Obrigada e espero uma resposta pois estou muito ansiosa e meio apavorada com esta hipótese de a psiquiatra me segurar por muito mais tempo, a gordura tem me prejudicado muito , inclusive para caminhar, cada dia fica pior. Este blog é muito bom, parabéns!

  49. Monica disse:

    EStou fazendo meus exames, decidi operar, e vou operar e tenho certeza que vai dar tudo muito certo, em nome de jesus.
    tenho 32 anos, 1,60 110 kg, queria sabe o prazo para poder voltar a trabalhar, tenho que me programar direitinho, amo o que eu faço e nao quero deixar furo

  50. Janaina disse:

    Olá Elaine!!!
    Fiz a cirurgia tem 35 dias, tô bem, tirando algumas dores que senti devido a rapidez na hora de comer, já que estou no pastoso.Mas enfim, eu operei pela Unimed, mas de imediato eles não autorizaram, tive que recorrer a justiça.
    Boa sorte!Espero que não necessite da justiça para autorizarem sua cirurgia, afinal é sempre um estresse a mais que nos deixa cada dia mais apreensiva.
    Tenha Fé e tudo dará certo.
    Jesus está contigo.
    Grande abraço.

    Jana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *