Por que, às vezes, algumas mulheres não conseguem perder peso?

Bruna Antunes
@brunaantunes

Publicado em 24 de setembro de 2010

Você que faz de tudo para emagrecer e se desespera quando, mesmo fazendo dieta, exercícios e simpatias, não vê o resultado aparecer na balança nem no corpo. Mas porque isso acontece?

O Hipotireoidismo é um grande vilão contra o emagrecimento. Isso porque a glândula tireóide produz os hormônios que regulam a forma como seu corpo usa a energia. Ou seja, além do ganho de peso, existem vários outros sintomas tão desagradáveis quanto: fadiga, perda de cabelo, pele seca, dores articulares, fraqueza muscular, aumento da sensibilidade ao frio e até depressão.

Essa doença afeta até 10% dos adultos e é mais comum entre mulheres. O tratamento é feito com medicamentos. Por isso, é importante  consultar um médico e fazer os exames de hormônios tireoidianos. Só assim é que se pode ter certeza sobre ter ou não Hipotireoidismo.

A Síndrome dos Ovários Policísticos afeta uma em cada dez mulheres em idade fértil e é responsável por problemas de ovulação, infertilidade, resistência à insulina, acne, pelos em excesso no corpo e calvície. Tudo isso se deve a produção excessiva dos hormônios masculinos.

O tratamento é feito seguindo a orientação de um ginecologista ou endocrinologista. Pode envolver dieta, exercícios, pílula anticoncepcional específica, entre outros.

Exames de níveis hormonais ou ecografia dos ovários são as formas de descobrir se você tem ou não a síndrome.

Alguns medicamentos também podem causar ganho de peso como efeito colateral: antidepressivos, esteróides, pílulas anticoncepcionais, entre outros.

Se você desconfia que algum dos remédios que utiliza pode estar atrapalhando sua dieta, a melhor forma de descobrir é questionando o médico que o prescreveu. Ele deverá sugerir alternativas que minimizem o problema. Parar com a medicação por conta própria, sem consultá-lo, é a pior atitude a se tomar.

Esta notícia chegou até o Papo de Gordo por indicação do leitor Rafael Algures, e contamos com a ajuda especializada do Dr. Tapioca para esclarecer melhor o assunto.

———————–
Fonte: 4 razões surpreendentes pelas quais mulheres não conseguem perder peso

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Por que, às vezes, algumas mulheres não conseguem perder peso?”

  1. Me lembrei das aulas de biologia, bateu uma saudade! Ah, é sempre bom reforçar essas informações pra ter cuidado sempre, procurar estar consciente sobre o próprio corpo, porque às vezes a gente entra em uma rotina e se esquece disso.
    Sucesso, Bruna.

  2. pricila duque disse:

    11 de janeiro de2012 as 0809pm ja fiz todos exames nao deu nada ;nao consigo emagrecer fas 03 anos ;tem hora acho que e rentençao ,nao sei que fazer ,tenho 40 anos estou pesando 88 kilos bem pesado.

  3. pricila duque disse:

    adorei esse saite,gente tem pessoas que nem eu;:precisa ser ajudada ficamos sem rumo obrigada pricila.

  4. olha eu tenho um grave caso para sem resolvendo que eu nâo sei nei por onde comeca eu gostaria de perde pesso eu ja vis vario exame mais eu nâo sei porque eu pesso 75 quilos e eu gostaria de uma ajuda por favor mi aujde meu nome e bebel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *