Como muito, mas não engordo

Louise Katherine
@Loukath

Publicado em 19 de outubro de 2010

Enquanto mais da metade do mundo sua a camisa e passa fome para conseguir emagrecer, uma invejada minoria faz um tremendo esforço comendocomer muito tudo que é de comida e “besteira” pelo desejo de engordar. Certamente, você e mais uma legião de gordinhos ficaram putos incomodados ao ler isso. Mas saibam que os magrelos também sofrem e cometem tantos erros em dietas loucas para ganhar peso quanto as pessoas que fazem de tudo para perder.

Um exemplo disso: Louise Katherine a.CN (antes do Curso de Nutrição). :-)

Sempre fui a mais magra da sala e achava horríveis os meus cambitinhos. Certa vez no recreio, estava brincando de queimada no pátio do colégio e, quando caí no chão, passou uma menina de uma série superior à minha e que se achava a poderosa. Ela olhou para mim estatelada no chão e disse gesticulando:

– Junta os ossos! Junta os ossos!

O preconceito de alguns me levou a fazer coisas doidas para tentar engordar. Por ter um irmão rechonchudo, escutei que comer porcaria poderia me fazer ganhar uns quilinhos. Então me jogava em tudo que tinha gordura-trans, doces e frituras. Mesmo assim, meu peso nunca mudou! Continuei a mesma coisita magra de sempre. Mas, aos 12 anos, ganhei quatro restaurações nos dentes e, há 2 anos, um canal.

Mas por que muita gente come muito e não engorda?

Uma das explicações se deve à genética! Ah sempre, ela!

Além dos genes, há outros fatores que explicam o motivo de magros comerem muito e não engordarem.

A Universidade da Califórnia, por exemplo, mostrou que a serotonina, neurotransmissor responsável por controlar a fome e pela deposição de gordura pode ser crucial para definir quem engorda ou não. Como ela faz as duas coisas por canais distintos, acredita-se que alguns comilões que não engordam têm a sinalização da fome funcionando bem, e a da deposição de gordura com alguma falha.


comer muitoOs “magros de ruim” podem ter uma alta taxa metabólica basal, isto é, o famoso metabolismo acelerado. Por conta dele, há o gasto de calorias acima do normal, resultando num emagrecimento caso não haja uma intervenção nutricional.

Você já se perguntou porque muita gente é magra quando jovem, mas engorda com o passar dos anos?  Isso ocorre devido à redução da massa magra e da atividade física. Tudo isso interfere no metabolismo, uma vez que a quantidade de músculos faz com que haja mais gasto de energia.

Você já notou que, geralmente, os “magros de ruim” tendem a comer bastante, mas nunca fora da hora? Ao contrário de muitos gordinhos, eles não ficam “beliscando besteira” entre as refeições.

O que fazer para ganhar peso com saúde?

A estratégia correta para ganhar peso com saúde é incluir no cardápio alimentos ricos em vitaminas, minerais e proteínas de alto valor biológico – como as proteínas de origem animal (carnes, leite e derivados e ovos) e vegetal (soja). Abusar do açúcar e da gordura causa problemas como dentes careados, além de glicemia, triglicerídeos e colesterol altos.

Tudo isso associado à atividade física, claro. Em entrevista ao G1, a endocrinologista Claudia Cozer, uma das diretoras da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), sugere musculação, aulas de jazz, dança e pilates para quem objetiva fortalecer braços e pernas.

Resumindo, valem para os magrinhos que querem engordar as mesmas coisas que os gordinhos estão cansados de ouvir: um planejamento nutricional e de exercícios físicos bem elaborados tornará possível a obtenção de um corpo bonito e saudável.

———————————-

Fontes:

Para engordar com saúde, abuso de gorduras é dispensável

Por que tem gente que come muito e não engorda?

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

43 respostas para “Como muito, mas não engordo”

  1. Lou….eu tb sofro até hoje com isso. Qd tinha 18 anos pesava 55 kg. Comia feito louco e nada…Procurei uma endocrinologista (podia ter ido a uma nutricionista né? mas disseram pra mim que poderia ser hormonal e tal) que me passou uma dieta meio doida!! (Tipo…um pacote de biscoito recheado com um copo de leite todo dia antes de dormir)e passou uns complementos, sei lá… (Profol e Cobavital). Em um ano, ganhei 1 quilo. Aos poucos fui ganhando peso, mas sem seguir essa dieta q ela me passou. Hoje aos 27 anos to pesando 70 kg, tenho 1,86m e quero engordar…vou criar vergonha na cara e começar a malhar. Vamos ver o que vai dar. Parabéns pelo texto, muito bom de se ler. Bjãoo..

  2. Felipe disse:

    Cara, aê uma postagem em que me enquadro hehehehe.
    Sou desses magros de ruim. Tenho 20 anos, 1,80m e 60kg. Mas malhar não é para mim não. Tenho preocupação se vou engordar muito com a chegada da idade, mas mesmo assim não me disciplino.

    Abraços!

    • vinicius disse:

      eu tenho 20 anos e 1,80 e peso 62 kg e tambem queria ganhar peso mas tenho certeza que muitos ai queriam ser magros como nós,as vezes é muito psicologico isso, na tua cabeça ser assim é ruim e na cabeça de uma obeso ou um simples gordinho seria um sonho realizado ser magro,entaum o certo é se alimentar com vitaminas e fazer atividades fisicas e nao se preocupar com os recaudados que tem muita inveja de estarmos em forma haushaushahuas

  3. Weranna disse:

    Eu quero ter isso, como pega???

    • Fernanda reis disse:

      Olha se vc e gordinha,nao precisa para de comer e so fazer exercicios e ao inves de comer coisas gordurentas coma frutas faça vitamina vai set bom vc vai fkr linda perfecty

  4. sasa disse:

    eu sou assim e dai

  5. Igor disse:

    Eu tenho isso, e odeio =/ … pq é mt dificil ganhar massa muscular…metabolismo escroto!!!

  6. Karen Collini Skellington disse:

    oi, eu acho que me tornei uma magra de ruim. Por q eu não sou magrela de natureza e quando eu era pequena eu era rechonchuda. E até aos 12 anos era assim, foi quando incomodada com os pneus eu resoLvi perder peso e durante 3 anos parei de comer todas as bobagens que comia de calórias e durante esse tempo tentei me adaptar a novas alimentações. Só sei que perdi uNs15 kg e hoje peso 39kg. Como de tudo pra alcançar o peso de 45kg,( que seria o meu ideal já que tenho 1,56 e 15 anos)não faasso atividade física , e não consigo ganhar peso. O que aconteceu com o meu organismo ?

    • Samara disse:

      Sera q é possivel mudar o metabolismo?me ajude eu to fazendo dieta mas tenho dificuldade as vezes,me fale como conseguiu por tanto tempo assim se manter ?

  7. eduarda disse:

    eu sou gorda e nao tenho poblema nenhum com isso. pretendo ficar com 61 quilos até os 40 aninhos :) obrigada se algem esta lendo meu commentario e sou eduarda e tenho 10 anos :D

    • Cauã goes disse:

      È vc tem que ter sua própria opinião vc tem que ser do jeito que se sente bem mais tem ser de um jeito saudavel 61 quilos não faz bem pra niguem então se vc poder ficar no minimo com 55 é melhor sua saude vai ser balanceada e vc vai ter basatante saude e é isso.

  8. kelly cristina disse:

    oii sou kelly, tenho 15 anos e só peso 41 kg
    sou da quelas que como de tudo, e ñ ingordo,mas eu como de tudo ñ é só para ingorda é porque eu como mesmo, e ñ ingordo.

    • Jenifer disse:

      Eu tenho 14 anos e peso 42 kg tenho 1,56m,como de tudo e não engordo isso é meio bom porque posso comer oque eu quiser sem enodar,e também é ruim porque dificilmente acho roupas do meu tamanho que me sirva ;(

  9. kevinhomix disse:

    Dinada!

  10. julio disse:

    galera eu tenho 14 anos e 1.79 e 64 kilos eu quero engorda pos meu metabolismo e rapido eu como de tudo e nao engordo
    oq eu devo comer para engorda??

  11. isaiane milena disse:

    oi,sou isaiane tenho 12 anos. eu como de tudo e ñ engordo mas agora eu sei que as magrinhas que querem engordar tem que ser de uma maneira saudavél.

  12. Victor disse:

    Eu tenho 1,80 e peso apenas 51 kilos como muito muito mesmo e nao engrdo, sofro muito com isso, tenho apenas 16 anos.

  13. rodri-vl disse:

    tbm sou magro e estou na luta pra ve se engordo mas ta dificil,porem vasculhando imformaçoes na net percebi alguns eros que estou cometendo como por ex: comer muito em uma unica refeiçao ao contrario de fazer varias ao dia, pois atualmente faço 3 e o certo seriam 6 no minimo. Nao precisa comer muito para engordar o que precisa e comer bem, nao em quantidade mas em qualidade para se obter os resultados desejados.

  14. Lais disse:

    olá, minha filha tem 13 anos e tem 1,46 de altura e 33 quilos, ou seja, é uma das menores da sala, e quando até os 6 anos ela era bem Cheinha, eu toda minha infancia e adolescencia fui gorda, isso é normal???

    • Leeh silva disse:

      eu tenho 12 anos um ano a menos q sua filha e tenho 32 killos pra mim não éh normal eu ter esse peso, eu queria engorda mais não consigo e eu como mtu se não tem noção hj mesmo eu ja comi de tudo pratentar engordar mais não deu certo :((

  15. juliana fernandes rosa disse:

    eu também como igual uma leoa e nao engordo…e se eu paro de fazer academia ai eu emagreco da noite pro dia.kkkkkkkkkk

  16. Tenho 12 anos,vou fazer 13 esse mês,e como loucamente, 24hrs por dia,não consigo ficar 1 hora sem comer que já começo a passar mal. Eu acho isso muito estranho porque eu como muito e nao engordo tenho apenas 37 kg. Ñ sei o que eu faço,minhas pernas parecem dois palitos, minhas calças ficam parecendo que só tem ar a partir do joelho, e é tudo calça com laycra(ñ sei como se escreve) gostaria pelo menos de engordar minhas pernas….eu tbm ñ sou muito de fazer exercício , já vi até documentários falando que pedalar e nadar engordam mas ñ adiantou nada pra mim… Se puderem me ajudar agradeço! Bjos

  17. Adriel disse:

    Eu sou o Adriel, tenho 16 anos, 1.72m de altura e 58.5kg, antes de eu começar a fazer musculação em casa eu tinha 1.70m de altura e 55kg. Até o final do ano eu quero ta com 63kg, mas agora eu cheguei a 58.5 (59 no máximo) e não passa disso. Não sei o da pra fazer pra ganhar mais peso. ?

  18. Ana Caroline disse:

    Isso é pura genética, como qualquer tipo de porcaria e não engordo. Mas sou aquelas magras falsas. kkk! Sou invejada pela minha irmã, pois ela engorda, e eu, não.

  19. Catarina Amaro disse:

    Tenho 13 Anos peso 34kg e de altura 1.55m ajudem me a engordar…

  20. Oi gente,tbm tenho o mesmo problema,eu como que nem um elefante, e ñ engordo nem uma grama. Sou zoada no colégio ,tenho 13 anos e peso 35kg, quero engordar mas tá difícil,pensei q depois q eu menstruasse eu ia engordar, mas ñ engordei :( ,grrr toma no c. Bjão

  21. Kamilla dani disse:

    Tenho 13 anos e peso 35kg, sou magrela, como d+++, pensei q depois q eu menstruasse eu ia engordar mas ñ , continuo magrela, ah e ñ fiquem faland assim:Ai ser magrinha é bom, é pq vcs ñ são zoadas no colégio né, então ñ é bom.As vezes me olho no espelho e vejo minhas pernas de bambu , eu falo:Q poha é essa , essas pernas de cambito .

  22. malu mendes disse:

    gente tou perto de ficar doida… não consigo engordar de jeito nenhum.. tenho 13 anos e peso 42 kilos, já tentei de tudo pra engordar mas parece que cada vez fico mais magra, minha médica já passou variiiooos tipos de vitaminas e suplementos como igual uma doida mas naum adianta merda nenhuma preciso engordar 15 kilos…
    éh muito ruim ser magra de mais por que nem mesmo a nossa familia nos respeita e eh cada apelido besta que só Deus pra mim dar paciência, euuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu quuuuuuuuuueeeeeeeeruuuuuuuuuuuuuuuuuu eeeeeeeennnnnngoooooooooooordaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!
    não aguento mais. mim ajudeem por favor..
    des de já agradeço!

  23. Suneila disse:

    Ola gente !eu tenho 15 anos e peso 36 kilos e tenho 1,72 m sou muiiito magra e como bastante para isso acabar mas nao resulta..:( por favorr ajudemm m

  24. junior disse:

    Ola, tenho 14 anos, peso 55 kg, e tenho 1,65 de altura, quero muito engordar, como muito, meus braços sao muito finos e nao consigo deixar eles mais gordos.. oq faço?

  25. Olá, eu tenho 15 anos, 1.77 de altura e peso 54 kg, como muito mesmo mas não engordou em hipótese alguma, há alguém que oriente-me, por obséquio? Ficaria gratificado com vossa ajuda.

  26. SUELIO disse:

    OLA,EU TENHO 15 ANOS ,1.79 DE ALTURA E PESO 55KG ,PRECISO DE CONCELHOS ALIMENTARES, POIS COMO MUITO MAIS NAO ENGORDO

  27. Mercia disse:

    Olá. …Há 2 anos descobri que tenho problemas de tiróide ,.mas desde pequena eu sou magra e hoje com 27 anos 1 70 de altura estou pesando 50 kg..e a cada dia perco massa.estou muito triste comigo mesma, comu de um td mas nada muda para o melhor.so me falta comer ração de cachorro se me prometerem que engorda.so sei dizer que ser magra não é bom….

  28. Adriel disse:

    18 anos, 1,72 de altura e 60 kg, já cheguei a 62 mas perdi e não consigo mais recuperar.

  29. josue coelho disse:

    tenho 1,85 de altura e peso 57 quilos tenho 18 anos isso é pq sou fumante creio que com a parada do tabagismo vou engordar.

  30. Carolina disse:

    Gente sou mt magra mas nunca sofri bullyng nem nada por isso, mas sei como posso engordar e acho que nao vai prejudicar nem minha saude nem vai carear meus dentes, eu faco assim:
    Tento sempre pular o cafe da manha
    Nao faco exercicio
    Nao como fruta
    Como por conforto emocional
    Como muita coisa acucarada (balas, cocolate, etc.)
    Fico sempre no ar condicionado para nao suar e perder caloria
    Como no almoco e no jantar ate passar mal
    Como enquanto pratico atividades (jogos eletronicos, facebook, etc.)
    E perco sono, isso tudo ta sim me ajudando, estou ficando gorda mas o meu objetivo nao e que nem o de vcs, eu quero engordar tipo de ficar com gordura subcutanea e tal

  31. Aninha disse:

    Oi meu nome e Ana louiz eu tenho 12 anos,1,49 de altura e eu peso 28 kg.
    Nao gosto do meu corpo e sinto que as outras pessoas tambem nao.minhas colegas de classe sempre me apelidaram como “Ruindade,saco de osso, olivia palito,fio dental,…”e muitas outras coisas,e tambem nao sao apenas meus colegas de classe,minha familia semre acaba me ofendendo com algum comentario.sabe cara é chato e eu estou cançada. Ja estou me revoltando.nao sou disso mas esta dificil viu mano.affs quando eu acho que engordei a balando diz 27kg falto pouco chorar(e eu choro mesmo) as vezes ate ranco os cabelos. Semre como disparadamente toda hora muito doce e gordura trans,se alguem me irritar denovo vou começar a me izolar estou triste pra caramba obrigada por ler meu dezabafo

  32. helen disse:

    Eu quero engorda mais eu não consigo eu fiquei com sintomas de anorexia eu tou pesando 34 quilos
    ?

  33. Nathalia lima disse:

    poxa kkk bom eu quero muito engordar tenho 16 anos, peso quase 50kg tenho 1,62 de altura e como feito uma louca ganho peso sim mais continua magra ma aparencia -_-

  34. Gostaria de saber se tem alguém que pesa menos de 40 kg e com 1,60?? Sou “magra de ruim ” e tenho 23 anos

  35. bruna disse:

    eu tenho10 anos e não mostra nem um sinal de peito essas coisas

  36. Tha disse:

    Tenho 24 anos e peso
    Sempre 44 /45kg nunca passo disso ja faz anos que pesso esse peso
    Tenho 1.61 !

  37. Bia disse:

    Eu tenho 1.60 de altura 41 kg e 14 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *