Gordos têm mais dificuldade de conseguir emprego

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 31 de janeiro de 2011

Uma pesquisa feita com empresários brasileiros revelou algo que muitos gordos já sabiam ou, pelo menos, suspeitavam: A maioria das empresas não quer contratar pessoas acima do peso. Consultores de recursos humanos entrevistados pelo Bom Dia Brasil da última sexta-feira dizem que há empresários que dizem com todas as letras que gordos não devem ser contratados.

Um dos motivos mais alegados é que ter, por exemplo, uma recepctionista gorda seria ruim para a imagem da empresa. Além disso, muitos ainda acreditam no já batido estereótipo de que os gordos têm baixa autoestima. E esse problema não é apenas para obesos mórbidos: se a pessoa estiver dez quilos acima do que seria considerado o “peso ideal”, já pode se preparar para voltar a ler os Classificados.

Claro que os gordos rejeitados por esse motivo não sabem qual a verdadeira razão da recusa. Não contratar uma pessoa por causa da aparência é proibido por Lei no Brasil. Ainda assim, consultores de RH afirmam que a aparência tem um peso entre 25% e 30% na triagem inicial, que costuma eliminar 90% dos candidatos e uma oferta de emprego (afinal, é só dizer oficialmente que o motivo do descarte do candidato não foi a aparência, já que é muito difícil de provar que tenha sido essa a razão).

Felizmente, nem todas as empresas agem dessa forma. Há aquelas que contratam as pessoas com base no conhecimento técnico e experiência, independente de quantos quilos o candidato tem. Contudo, apenas três em cada dez empresários não têm preconceito contra os gordos, o que é um número relativamente pequeno, ainda mais se considerarmos o crescimento da obesidade na população economicamente ativa do país.

A mesma pesquisa também revela que mulheres com filhos pequenos e fumantes também têm maior dificuldade de conseguir emprego. Confira a reportagem completa do Bom Dia Brasil:

—–

Fonte:
Sete em cada dez empresários no Brasil não querem empregar gordos

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

18 respostas para “Gordos têm mais dificuldade de conseguir emprego”

  1. Caracas, é impressionante que isso ocorra mesmo, mas é fato, aparência é um cartão de visitas muitas vezes decisivo, não só para questão do emprego…

    O problema é que muita gente ainda rejeita o gordo por causa dos malditos estereótipos de imagem, não sabem definir profissionalismo ou caráter, e mesmo assim ainda usariam a imagem como "critério de desempate".

    =/

  2. Mi disse:

    É fogo, né?! Fico P da vida com isso!

  3. Carolina disse:

    Isso é verdade mas não em qualquer situação. Na área de tecnologia, não levem como ofensa, mas a pessoa pode até ter duas cabeças. Agora, na área comercial, tem mais exigência com uma aparência padrão. Principalmente com as mulheres, claro. Mulher não pode nada né? Nem ter filho. Ô vida…

  4. Daniel disse:

    O pior é que os consultores aceitam isso e não ajudam a não colocar os gordos no mercado de trabalho em vez de denunciar esse abuso.

  5. Jorge disse:

    A própria emissora que fez a reportagem pratica isso. Não sei de nenhum jornalista gordo (a).Os que tem engordaram enquanto já atuavam na emissora casos de Faustão, Mocotó.

    Aglor faz as matérias mas cadê um "rosto novo gordo" apresentando jornal, programas…

    Vai catar coquinho quer abrir os olhos das pessoas abram os seus também

  6. Cristiane disse:

    Queria saber quantos desses empresários não são gordos.

  7. @Gustavopereira disse:

    QUE ABSURDO! Por isso que não arrumei um emprego ainda? HAHAHAHHAHA

    Brinks. Eu sou da área de tecnologia e espero muito que no dia de arrumar um estágio/emprego eu consiga pelos meus conhecimentos pq nós gordos (unidos) não somos minoria.

    Se cada gordo contar por dois magros, somos maioria na população mundial.

    HAHAHA

  8. Nilda disse:

    Isto não é novidade pra mim, mas apenas agora está sendo denunciado.

    Até a dec. de 80/90 o preconceito era contra pessoas negras, agora é contra gordos.

    E não podemos esperar ajuda governamental, pelo menos não aqui em São Paulo, já que esta semana a Folha denunciou que professores foram barrados da rede estadual de ensino por serem obesos. E como conheço inúmeros professores que se tornaram gordos/obesos após terem começado a lecionar, já que as condições de trabalho não ajudam a quem quer fazer um regime, fiquei muito revoltada com esta atitude.

  9. Diele disse:

    eu vi essa noticia sobre as professoras, agora saiu na imprensa, o alckim dissendo que não é uma questão de imagem, mas de saude, então que não contratem professores que fumam, que fazem sexo sem proteção, que se expoem ao sol sem filtro solar… sou professora, e até existe algo assim, a pericia tenta achar alguma doença imcapacitante ou que vai acabar causando muitas despesas para o estado, com licenças e convenios, mas se o obeso pode ter uma ataque a qualquer momento, quem fuma pode ter cancer, que faz sexo sem proteçao, hiv, e por aí vai… não entendo em que a obesidade pode atrapalhar alguem de dar aula, já voce usa a voz e o cerebro, não a bunda durinha e a cintura fininha…

  10. Diele disse:

    e tem mais, não me venhar dizer que os professores obesos são maus exemplos, porque um bom professor, que sirva de exemplo, passa longe da quantidade de numeros da balança… sou obesa, sim, professora, e se bobear, jogo bola com meus alunos no recreio… quando eu entrei, junto comigo, entrou uma prof de educação fisica, fumante, laranja de bronzeamento artificial e tensa feito uma corda de violino, quero ver se daqui 10 ou 15 quem vai estar dando depesas para o estado…

  11. Comens4l disse:

    A realidade è que gordo sofre mais preconceito falando de um modo geral do que negros .

    Mas se vc for autuado por racismo cntra um negro vc ta ferrado , mas discriminar alguem por ser gordo na da nada …

  12. Anderson disse:

    de repente a camisa "100% gordo" não parece ser má idéia, não é…

  13. edilaine disse:

    meu isso e muito interesante meu as pessoas estan cheias de precinceidos no mundo meu se a genre parase pra pensar tal vez ia cair na real que somos todos igual e nao devamos jugar as pessoas so pq ela e gorta devemos ser amigos delas pq cedo ou tarde vamos presisar dessas pessoas que nos jugamos e vamos parar pra pensar meu eu juquei tanto essa pessao que figo ate sem graca

  14. Richard disse:

    é verdade sou gordo muito gordo e já estou a mais de um ano desempregado.mas nunca vou desistir porque tenho fé e posso todas as coisas naquele que me fortalece.

  15. […] Comportamento *Gordos têm mais dificuldade de conseguir emprego *Professoras são reprovadas em concurso público por serem obesas *Bullying e o Zangief Kid […]

  16. Sandra disse:

    As informações da matéria são doses gigantescas de realidade e com isso a conscientização da pessoa obesa e da sua imagem na sociedade.
    Vale analisar a imagem num tripé, imagem que nós temos de nós mesmos, a imagem que os outros têm de nós e o que realmente somos. Pensando….

  17. ludmilla disse:

    Nada a ver esse post desculpa…mas não é por aparência e sim por cançaso, indisposição, depressão, sujeitos a doenças cardiovasculares, falta de mobilidade…se só tivessem pessoas bonitas empregadas, nem 10 por cento da população trabalharia. As empresas pensam em produtividade e uma pessoa obesa não é produtiva para eles. Não tem nada a ver com beleza.

  18. Ana disse:

    Isso é um fato a ser quebrado !
    Brasil é muito preconceituoso ainda , quando eu estava no padrão de beleza à 3 anos atrás eu conseguia emprego fácil , fácil .
    Hoje com um pouco de sobrepeso já não consigo .
    Principalmente na área de vendas , que é lidando com o público .
    Eu vou à várias entrevistas , porém nunca sou selecionada .
    Infelizmente , ainda esse padrão de beleza não está sendo quebrado no Brasil .

    Vergonhoso , decepção , indignação ,aff isso é Brasil .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *