Inesperados vegetarianos: Bill Clinton, Mike Tyson e João Gordo

Arethusa Dias
@SaucyArethusa

Publicado em 03 de fevereiro de 2011

Quem diria que um ex-presidente americano, um ex-lutador de boxe peso-pesado e ainda um apresentador de TV punk conhecido por ser polêmico estariam nos anos 2000 levantando a bandeira verde dos hábitos vegetarianos? Pois foi exatamente o que aconteceu com Bill Clinton, Mike Tyson e João Francisco Benedan – mais conhecido como João Gordo – que aboliram a carne de suas dietas.

Saúde

O mundialmente famoso estilo de vida americano recheado de frituras, gorduras e fast food cobrou seu preço a Bill Clinton. Após passar por quatro cirurgias cardíacas – duas delas consistindo na implantação de próteses na artéria coronária –  o ex-presidente decidiu buscar uma alternativa de alimentação mais saudável.

Atualmente, a dieta de Bill Clinton é composta por legumes, frutas, grãos e, ocasionalmente, peixes. Em poucos meses, o estadista já se gabava de estar pesando o mesmo que nos anos de colegial e ainda foi escolhido “O Homem do Ano” pela PETA (People for the Ethical Treatment of Animals).

Gastroplastia

Já para João Gordo, a dieta vegetariana levou meses de adaptação até que conseguisse cortar a carne de vez da alimentação. Ele, que vive numa luta constante contra seu próprio peso, já fez redução de estômago e sofre de diversos problemas de saúde devido à obesidade.

João Gordo contou em entrevista à Isto É que, com a gastroplastia, o processo de digestão da carne se tornou mais difícil e desconfortável. Por isso, com o incentivo de seus companheiros da banda Ratos de Porão, ele decidiu adotar o estilo de vida vegetariano, mas sem panfletismos exagerados, pois não se considera propriamente um vegan (ou vegano).

Vida nova

A mudança de vida de Mike Tyson foi bem mais drástica. O lutador de boxe passou por um período emocional difícil ao perder a filha de apenas quatro anos. Para se recuperar, resolveu realizar uma transformação, abandonando velhos hábitos como o consumo de carne e outros alimentos de origem animal, assim como as bebidas alcoólicas e as drogas.

O peso-pesado eliminou 59 quilos ao adotar um estilo de vida muito mais saudável e ainda está mais em forma do que na época em que mordia orelhas nos ringues de boxe.

Cuidados

O fato é que cada vez mais pessoas do mundo inteiro aderem à dieta vegetariana em busca de uma alternativa mais saudável e também como forma de protesto contra a violência e os maus tratos contra os animais – a exemplo dos veganos.

Porém, é importante destacar que abandonar o consumo de carne e outros alimentos de origem animal não é necessariamente sinônimo de um corpo esbelto e ausência de problemas de saúde. O vegetarianismo pode ajudar a evitar doenças cardiovasculares e baixar o nível de colesterol ruim, mas é preciso ficar atento principalmente à deficiência de vitamina B12, que pode causar a chamada anemia perniciosa, levando a problemas neurológicos se não for tratada corretamente.

Como em qualquer outra mudança de alimentação, a orientação profissional é essencial para você que também quer se tornar um vegetariano.

—————————-

Fonte: Vegetarianos improváveis

—————————-

Leia mais posts sobre vegetarianismo aqui no Papo de Gordo.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

5 respostas para “Inesperados vegetarianos: Bill Clinton, Mike Tyson e João Gordo”

  1. @Gustavopereira disse:

    Quase nunca como carne. Até acho que sou um semivegetariano.

    Viveria de batata frita e pizza de 4 queijos pro resto da vida facilmente. HAHAHAHA

  2. @dallasferreira disse:

    Concordo que quando se faz necessário, o corte do consumo de comidas mais pesadas é algo bom para a saúde, mas existem diversas maneiras de se manter saudável sem cortar as carnes. O grande problema sobre o veganismo, para mim, é o da existência dos radicalismos. Veganismo não é necessariamente sinônimo de saúde assim como comer carne, frituras e afins em excesso, não quer dizer que a pessoa terá problemas de saúde, a penas será um alvo em potencial. FAT PRIDE RULEZ!

    abrakiss

  3. Lilith disse:

    Queria entender como o João Gordo consegue ser operado enão comer carne, pois minha médica me diz para comer carne em todas as refeições!!! Será que ele não fez by pass? Ou tem que tomar injeção de B12 sempre?

  4. Daigo disse:

    O negócio é que, tudo em excesso faz mal, já dizia nossos pais, os nutricionistas, a TV, o padre/pastor/pai-de-santo/palestrante/reverendos-em-geral. Quanto a carne, não podia ser diferente. Meu pai teve de passar por essas adaptações quando adoeceu, pois a carne vermelha podia provocar alguns transtornos pela dificuldade de digestão. Gosto de carne, mas não sinto falta.

  5. […] Inesperados vegetarianos: Bill Clinton, Mike Tyson e João Gordo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *