A comida vai da mesa para os cosméticos e a moda

Bruna Antunes
@brunaantunes

Publicado em 09 de fevereiro de 2011

Não bastasse a presença constante em nossas mesas a cada refeição, elas também estão presentes em cosméticos e acessórios. As comidas estão presentes nos produtos de beleza, que as trazem em sua fórmula e em embalagens.  Isso é a reformulação do que crescemos vendo nossas mães fazerem: as clássicas máscaras naturais de frutas para esfoliação e hidratação da pele. E a ideia vai além! Agora os alimentos também estão em acessórios e roupas. É a gordice na moda!

Receitas da vovó

Alimentos sempre foram utilizados como máscaras, tonificantes, esfoliantes e hidratantes. Frutas são ótimas fontes de vitaminas e sais minerais, seja ingeridas ou usadas como cosméticos naturais. Porém, tome cuidado pois as mais ácidas ou cítricas não são recomendadas para a aplicação no corpo.

O tipo de pele deve ser sempre levado em conta antes da escolha da fruta para a utilização em máscara. As normais e oleosas respondem bem ao abacaxi. Já para as secas o mais indicado é o abacate. O pêssego e a maçã são boas opções para todos os tipos.

Por ter a pele oleosa, tentei fazer a máscara de abacaxi. Infelizmente, nas duas vezes em que me deparei com a fruta descascada, não resisti e acabei comendo. Se alguém conseguir testar as receitas de máscaras do site Dicas de Mulher, por favor me conte nos comentários deste post!

Banheiro vira armário da cozinha

A Terre de Cocagne é uma exemplo dessa junção de cosméticos e comida. A marca francesa apostou nessa tendência trazendo produtos de beleza em embalagens que parecem potes de geleia, garrafas de azeite, jarras de leite e vidros de molhos e temperos. A ideia é deixar a bancada do banheiro parecida com um armário da cozinha retrô.

E a semelhança não é apenas no visual, os produtos têm como base ingredientes de dar água na boca: marshmellow; castanhas da região de Cévennes; caviar à base de laranjas e cacau; framboesas; e iogurte de pêssego.

Frutas e drinks

O Boticário não ficou atrás nessa moda e lançou a coleção Fun Tropical em edição limitada com fragrâncias, maquiagens, cremes e sabonetes inspirados em frutas e drinks.

Os destaques são: fragrância Framboesa, hidratantes (em gel ou creme) Mix de Frutas e Frescor de Coco, loção hidratante Gelado Tropical e estojo de miniaturas Pêra & Champagne.

Passei em uma das lojas de O Boticário antes de escrever este texto e não resisti: voltei acompanhada de um sabonete líquido com espuma de Amora. Ainda pretendo buscar um hidratante em gel, porque toda a linha é excelente!

Comida da moda

Por fim, se você acha brega a jarra de abacaxi que a Dona Nenê exibe sempre em A Grande Família, está errada! Em seu blog Chic, Gloria Kalil afirma: “Bananas na passarela da Prada, abacaxis e morangos no desfile de Zac Posen, laranjas na coleção de Stella McCartney e melancia na cabeça de Anna Dello Russo. Não tem como negar, as frutas vão sair da cozinha e entrar no seu guarda-roupa”.

Ela mostra em exemplos que as frutas não estão apenas nos acessórios de cozinha e agora aparecem em estampas de roupas, bolsas e calçados, brincos e pingentes, etc. Confesso que me apaixonei perdidamente por esse sapato com estampa de cereja (Cristófoli). Achei forçadas as jóias em forma de frutas, mas acho que em crianças elas combinariam com perfeição!

—————

Fontes:
Cosméticos que parecem comida
Boticário lança linha inspirada em frutas e drinks tropicais
Máscara de frutas para o rosto
As frutas estão com tudo! Veja aqui 33 opções de roupas e acessórios para você aderir à moda já!

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “A comida vai da mesa para os cosméticos e a moda”

  1. Mi disse:

    Eu AMO cosméticos, estes aí parecem deliciosos!

    Eu tenho um hidratante do Boticário de Ameixa que é simplesmente DELICIOSO!

  2. Arethusa disse:

    Também amei o sapato com cerejinhas! Mas nunca tive muita paciência pra testar essas receitas caseiras, embora muita gente fale bem delas.

    A Natura também tem em seus cosméticos diversos ingredientes naturais, eu comprei um creme hidratante de carambola que é uma delícia ;)

  3. jessica disse:

    queria ser modelo como posso faz meu contato e [email protected] entre em cntato por favor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *