Anvisa quer proibir sibutramina e outros remédios para emagrecer

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 17 de fevereiro de 2011

Além da dieta e dos exercícios físicos, muita gente precisa de uma “forcinha extra” para conseguir perder os quilos à mais. É aí que, às vezes, entram os medicamentos para emagrecer. Porém, se depender da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), essas substâncias estão com os dias contados no Brasil. É que o órgão quer banir a comercialização de todas as drogas usadas para auxiliar a perda de peso que atuam no sistema nervoso central. Nessa lista entram a “famosa” sibutramina e outros derivados de anfetamina (femproporex, dietilpropiona e mazindol).

Há alguns dias, a proposta de proibir os emagrecedores foi anunciada a especialistas e entidades médicas. Ontem, a coisa ficou mais séria, pois a Anvisa publicou em seu site uma nota técnica com um parecer explicando os motivos da sua decisão.

Agora, está marcada para a próxima quarta-feira, dia 23/2, uma audiência pública para discutir o cancelamento do registro de medicamentos que contêm sibutramina. A discussão vai acontecer das 9h às 13h, no Auditório da Anvisa – localizado no SIA trecho 5, área especial 57, bloco E, em Brasília (DF).

Motivos

Segundo matéria publicada pelo Extra, a Anvisa considera que “a sibutramina tem baixo coeficiente de efetividade de redução de peso e pouca manutenção de perda em longo prazo. Além disso, estudos indicam o possível aumento de risco cardiovascular entre todos os usuários”.

Para complicar ainda mais a situação, o órgão acredita que “os medicamentos anorexígenos anfepramona, femproporex e mazindol, por sua vez, apresentam graves riscos cardiopulmonares e do sistema nervoso central. Esses fatores tornam insustentável a permanência destes produtos no mercado, mesmo se forem consideradas as melhorias já implantadas no processo de controle da venda destes medicamentos”.

Estudos apontam que, entre os perigos do uso da sibutramina estão um maior risco de problemas cardiovasculares em idosos – grupo que geralmente tem outras doenças, além da obesidade. Foi também registrado o aumento de derrames não fatais. Para piorar, a possibilidade de danos cardiovasculares foi observada em pessoas que, mesmo sem maiores benefícios, continuaram tomando o medicamento.

Diante desses argumentos, dá para entender porque a Anvisa não vê justificativa para a prescrição e venda desses produtos no Brasil.


O outro lado

Nem todos os profissionais na área da Saúde concordam com essa proibição. Em matéria veiculada pelo portal G1, endocrinologistas que atuam no combate à obesidade consideraram a medida muito radical. Eles ponderam que a decisão da Anvisa pode deixar os pacientes sem opção de tratamento, já que o controle da fome e da saciedade ocorre no cérebro.

“Muitos pacientes não conseguem perder peso com o tratamento clínico convencional, que inclui dieta e exercícios físicos. Como vamos controlar a obesidade desses pacientes sem mexer no cérebro?”, questionou o endocrinologista Márcio Mancini, chefe do departamento de obesidade do Hospital das Clínicas (HC).

Para se ter uma ideia, a única droga para o tratamento da obesidade cuja venda deverá continuar liberada é o orlistate (Xenical), que atua diretamente no intestino, reduzindo em cerca de 30% a absorção de gordura. Sem opção de medicamentos como a sibutramina e outros derivados de anfetamina, milhares de pessoas hoje em tratamento e com seu peso controlado poderão voltar a engordar.

O medo dos médicos é que, como alternativa, muitos pacientes optem pela compra dos remédios por conta própria, de maneira muitas vezes ilegal.  Também pode crescer o uso de medicamentos de outras classes, como alguns antidepressivos, que proporcionam emagrecimento.

Luta antiga

Caso você não se lembre, essa luta já teve vários rounds. No início do ano passado, o uso da Sibutramina foi proibido na Europa e restrito no Brasil. Na época, ela deixou de ser vendida como medicamento comum e passou a integrar a categoria dos anorexígenos, drogas que exigem receita especial.

Aqui no Papo de Gordo, já falamos muito sobre esse assunto. Isso porque muitos leitores e ouvintes nos mandavam e-mails e deixavam comentários nos posts perguntando se usar sibutramina é bom ou ruim?

O Dr.Tapioca já até escreveu um FAQ sobre sibutramina, uma vez que o texto do Bruno Mendonça sobre o assunto, publicado em 25 de julho de 2009, gerou muitos comentários e hoje se transformou praticamente em um “fórum” sobre os prós e os contras trazidos pelo uso dessa substância.

Para que serve?

A sibutramina geralmente era receitada para pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30. No caso das pessoas portadoras de outras doenças, como o diabetes, a droga era indicada quando esse índice ultrapassa 25.

Há estimativas que consideram que pelo menos 5 milhões de pessoas no Brasil precisam do remédio. Antes das restrições e da suspensão da droga em outros países, cerca de um milhão de brasileiros usavam regularmente a sibutramina.

——————-

Fontes:

Anvisa quer banir remédios para emagrecer

Anvisa quer discutir o cancelamento do registro de medicamentos que contêm sibutramina

Anvisa quer banir drogas para emagrecimento

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

77 respostas para “Anvisa quer proibir sibutramina e outros remédios para emagrecer”

  1. Regina disse:

    Pois é, em 1087 conheci a famosa Anfetamina, perdi exatamente 25kg por conta da falta de ar, cansaço palpitações, desanimo, ansiedade e tudo mais que uma obesa sente. Com meu 58kg e com acompanhamento do meu médico por 21 anos, segui a minha vida por todos esses anos saudável sem nenhum problema de saúde, praticando exercícios diários. Até que em 2006 meu médico me deu alta dizendo que não poderia mais me acompanhar, uma vez que ele não poderia mais receitas meus remédios para manutenção esporadicamente.
    Conclusão: Hoje tomo remédios para diabetes, estou visitando um cardiologista, não saio de casa, estou com depressão, não tenho disposição pra nada, pois tudo que eu faço é por obrigação e não por prazer, além de estar com 20kg a mais, Enfim, remédios para diabetes eu posso tomar, gastar meu dinheiro com remédios, eu posso gastar, aceitar minha tristeza e depressão eu poço, mas eu só não posso decidir o caminho que eu quero para o meu bem estar.
    Obrigado Anvisa por descidir o que eu devo fazer.

    • Perci disse:

      Em 1087 não havia nenhum remédio sintetizado químicamente. Muito menos anfetamina. Esses emagrecedores que foram proibidos, não são anfetaminas, são aminas simpatomiméticas. Ou seja, elas realmente imitam alguns efeitos da metanfetamina, que é a verdadeira anfetamina. O Ecstasy, por exemplo, contém metanfetamina.

  2. silmara disse:

    só gostaria de saber qual é o lucro de tirar do mercado os inibidores de apoetite para o governo querem ver mas obesos depresivos cardiacos consultorios psiquiatricos cheios de depresivos psicologos fazendo analises hospicios cheios de loucos voces acham que existem gordo feliz qua para sentar no onibus tem que padir licença e todos dizem lá vem o gordo que o governo va cuidar da africa que tá passando fome e que cada um decida o que é melhor para sua saúde.

  3. catiana disse:

    eu faso academia todos os dias nao emagreso.o uso da subtramina me ajuda a manter o pesso ,me deixa mais calma,e melhor eu usar a subtramina do que cada ves que eu comer ir no banheiro provoca o vomito

  4. Barbara Paula disse:

    o Quindramina é um substituto da sibutramina?

  5. Tais disse:

    Olha só, Sibutramina está proibida junto com outros tipos de anfetaminas que agem no SNC (Sistema Nervoso Central). Como lemos acima. sempre tento ser o mais crítica possível em relação aos emagrecedores alopáticos, mas o fato é que ainda não encontrei razões para desaconselhar o Quindramina. O Quindramina é a base de Picolinato de cromo que é um mineral bastante consumido no Brasil e sem restrições pela ANVISA.
    Então, no momento, limito-me a dizer que a revista Boa Forma resume na edição 04-12 que a Quindramina é a maior arma contra a gordura localizada e seus usuários afirmam perder até 4 kg por semana.
    Assim, Quindramina é a melhor opção

  6. ange disse:

    Pessoal a sibutramina da cor vermelha o comprimido, é a mesma sibutramina da cor azul com branca?

  7. Liliane Fagundes Marinho disse:

    Estou tomando Subtramina, notei que estou mais inchada…
    Meu intestino sempre funcionou normalmente e agora com o uso da Subtramina, estou com o intestino preso, é normal?
    Devo parar com o remédio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *