Planos de saúde não podem recusar cirurgia bariátrica

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 11 de março de 2011

O sistema público de saúde no Brasil é tão precário que grande parte da população acaba optando por pagar planos de saúde para conseguir melhor atendimento. O problema é que, por conta de regras complexas e interpretações confusas, nem sempre isso se torna realidade. Quem precisa fazer uma cirurgia de redução de estômago, por exemplo, passa por uma verdadeira maratona para conseguir que a seguradora pague suas despesas. Isso quando consegue, já que, muitas vezes, há a alegação equivocada de que gastroplastia é uma cirurgia puramente estética e que, portanto, não seria coberta pelos planos.

Uma decisão recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), porém, pode facilitar a vida de quem precisa entrar na justiça contra os planos de saúde para garantir o atendimento para os casos em que a cirurgia bariátrica é o único recurso para o tratamento da obesidade mórbida.

Tudo começou quando uma segurada da Unimed Norte, do Estado do Mato Grosso, entrou na justiça contra a operadora. Apesar de possuir obesidade mórbida e ter o tratamento por cirurgia indicado por vários especialistas médicos (incluindo psiquiatra, endocrinologista, pneumologista e cardiologista), o plano de saúde recusou o pagamento das despesas médicas.


O Juízo de Direito da Comarca de Sinop decidiu em favor da segurada, mas a Unimed Norte entrou com recurso no STJ dizendo que o contrato não previa a cobertura de “procedimentos clínicos ou cirúrgicos relativos a emagrecimento e/ou ganho de peso”. Contudo, a Quarta Turma do STJ confirmou a primeira decisão, afirmando que “não pode a entidade prestadora dos serviços de saúde se recusar a autorizar e arcar com as despesas relativas ao tratamento de obesidade mórbida, que não possui fins estéticos, mas alerta para riscos à saúde da paciente, sob o fundamento de negativa de cobertura contratual”.

Em outras palavras, o STJ confirmou o óbvio: Ninguém vai fazer uma cirurgia de redução de estômago, um procedimento de alto risco, apenas por motivos estéticos (e, mesmo que a pessoa até queira fazer por essa razão, nenhum médico sério vai ser irresponsável a ponto de indicar cirurgia para quem não precisa). Essa decisão do STJ será um argumento a mais para quem precisar exigir na justiça que as operadoras de plano de saúde cubram as despesas decorrentes dos tratamentos de obesidade.

—–

Fonte:
Planos de saúde devem cobrir cirurgia de redução de estômago

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

176 respostas para “Planos de saúde não podem recusar cirurgia bariátrica”

  1. Daniela cristina batista osorio disse:

    Tenho convenio saude bradesco a 1mes, quanto tempo de carencia para fazer cirurgia bariatrica.

  2. SOBRE PLANO DE SAUDE disse:

    OLA GOSTARIA DE SABRER QUANTO TEMPO O PLANO DA BRADESCO SAUDE LIBERA PARA FASER CIRURGIA BARIATRICA PORQUE O PLANO DO MEU ESPOSO E DA CSN E E BRADESCO SAUDE E ESTOU PRECISANDO DE FASER ESTA CIRURGIA COM URGENCIA AGRARDO RESPOSTA OBRIGADA…

  3. paula disse:

    ola gente tenho o plano centro clinico gAUCHO E GOSTARIA DE SABER SE É MUITO DEMORADO OU SE ALGUEM JÁ FEZ A CIRGIA POR ELE SOU DE PORO ALEGRE

  4. silvana disse:

    SOCORROOO !!! QUEM PUDER ME AJUDE.TENHO 122 KG E 1.64 MEU IMC É45.58 DEI ENTRADA COM O PEDIDO DE CIRURGIA BARIÁTRICA SO QUE MEU CONVENIO ESTA PEDINDO A CURVATURA DE PESO DE PELO MENOS 2 ANOS NAO TENHO CARÊNCIA PARA CUMPRIR PORQUE MEU PLANO É IMPREZARIAL ELES TEM CIÊNCIA DISSO MAS EU NAO TENHO COMO COMPROVAR CURVATURA DE PESO MINHA INDOMCRINO NAO ME ACOMPANHA ESSE TEMPO TODO TENHO MEDO DE ELES ME NEGAR A CIRURGIA PORCARSA DISSO QUEM PODER ME AJUDA ESTOU DESESPERADA ESTOU CHORANDO MUITO NAO DURMO DIREITO . ABRAÇO A TODOS.

  5. ola tenho 1,47 dealtura peso 106 quilos e gostaria de saber quanto tempo o plano bradesco saude leva para liberar a cirugia…

  6. Luiza disse:

    Olá, tenho 30anos ,e desde minha gravidez a oito anos atras engordei cerca de 40kg. Atualmente estou com95kg e minha altura é 1,69, que dá IMC 34. Porém apresento problema de coluna,diabetes, problemas linfático, e de circulação. Será que com os laudos do ortopedista e angiologista consigo autorização da cirurgia pela Unimed:

  7. Cláudia disse:

    gostei das perguntas e respostas contidas nesse site. obrigada pelas dicas e esclarecimentos.

    Boa noite !!

  8. Andressa Braga disse:

    Boa Noite tenho 1,65 e 100 kg meu IMC é de 36,7 ,será que o bradesco saude libera minha cirurgia??Tenho asma cronica

  9. Giseli disse:

    Olá, preciso de informação:

    Tenho 1,59 de altura e 85kg, mas estou tendo pressão alta e dormências nas pernas por má circulação, semana passado distendi o musculo na coxa, na virília, e o médico ortopedista me disse que preciso perder peso, todos os problemas de saúde que tenho e tive foi devido ao peso, retirei a vesícula com 25 anos por colicistite aguda, hoje tenho 29 anos e não aguento mais medicamentos que são até proibidos=, eu já cheguei a tomar, e cansei de tratamentos com fórmulas e dietas passados por endocrino. Tenho o convênio Bradesco Saúde Empresarial SAÙDE TOP, será que eu tenho direito de fazer essa cirurgia ? Afinal preciso sair da depressão.

    Grata,

  10. Luciana disse:

    Minha pergunta é para a Glaucia sobre o médico que atende pela Bradesco aqui no RJ. Meu plano é da GLOBO! Por favor me indique! Obrigada!

  11. oi pessoal,,tenho 24 anos 1,57,,peso 140 kg,,já sofro de hipertensão arterial e gordura no figado mas só pago o meu plano de saúde a dois meses,,mesmo assim tenho chances de conseguir fazer essa cirurgia antes do prazo de carencia?? espero q possam me ajudar!! agradeço desde já…

  12. LANNY disse:

    OLA TENHO 24 ANOS E TEM 6 ANOS QUE TO OBESIDADE TENHO 1.69 DE ALTURA E 108,03 KILOS
    PASSO EM ENDROCRINO FASSO DIETA E TUDO NA RISCA PERDO PESO E GANHO E TO CO SERIOS PROBLEMA DE PRENSAO ALTA E DIABETES TENHO ESCOLIOSE E ERNE DE DISCO NA COLUNA SINTO CADA DIA MAIS DORES POR CAUSA DO PESO
    POR FAVOR ME ENDIQUEM UM BOM MEDICO
    PARA UMA REDUÇAO DE ESTOMOGO SERA QUE POSSO FAZER??

  13. Fabiana disse:

    Bom dia! Decidi fazer a cirurgia bariatrica, pois nao consigo fazer nada, tudo me cansa, tenho 2filhas e preciso vê-lãs crescer, já passei por todos os exames, equipe medica multidisciplinar, já sou obesa há uns 5anos e tenho o convenio tb a 5 anos, fiz uma cesárea tem 1ano e2meses, meu imc 40, tendo comorbidade hás e estearias hepática.Sera que o convenio pode negar por causa Sá cesárea? Me ajudem… Obrigada

  14. lilian disse:

    olá tenho 86,600, e de altura 1,58…tenho um problema de saude que é resistencia a insulina, e com isso nao consigo emgracer por nada, é impressionante, ja foi em endocrino, em varios, fiz trtamento com nutriconista e nada, tenho unimed desde 2001, ser´q que é dificil eu conseguir q meu plano de saude pague a minha redução/???

  15. Flávia Roberta Santos disse:

    sou flávia roberta,moro no rio tenho 34 anos,tenho 110kl.
    já estou com obesidade severa,no entanto quero fazer uma redução de estomago,não sei por onde começar.estou com muitas dores nas costas,nos pés,estou sempre cansada,recentemente passei por uma cirúrgia do joelho por causa do peso,tenho artrose e outros problemas mais.meu plano é bradesco saúde top enfermaria,é da empresa que o meu marido trabalha.será que eu consigo??? preciso que alguém me indique um médico.GENTE POR FAVOR PRECISO DE AJUDA!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Flávia Roberta Santos disse:

    Gente meu imc já está acima de quarenta,só não tenho como comprovar que estou obesa a muito anos.será que isso,vai implicar em alguma coisa????????

  17. alan disse:

    boa noite a todos, recentemente meu sindicato mudou o plano de saude para o amil dix, tenho 1,97 e 166KG com I.M.C 44. tenho muitas duvidas quanto os exames as consultas, tenho medo dessa cirurgia. sei que me resta só ela mesmo. preciso de uns conselhos para me livrar desse medo e fazer essa cirurgia e assim se deus permitir, que eu tenha uma vida mais saudavel.desde já agradeço a compreensão de todos

  18. Desirie disse:

    Olá…
    estou passando pelo processo de exames e médicos especialistas para a minha Bariátrica, mas fiquei sabendo que o meu plano de saúde Unimed Curitiba barra a liberação para a pinça específica.
    Gostaria de saber se alguém pode me dar informações para que quando eu for pedir a autorização da minha cirurgia já chegar munida de argumentos para que essa tal pinça seja liberada, afinal ela custa 2500,00 e eu não tenho.
    desde já agradeço a atenção!!!

  19. Livia disse:

    Olá a todos1 Tenho o IMC maior q 40 e decidi fazer a cirurgia bariatrica. Meu plano é UNIMED RIO, e tenho ele somente a um mes. Não tenho como comprovar a minha obesidade por dois anos. E estou decidida a procurar um gastro e começar a minha luta para fazer os exames e posteriormente a cirugia. Será q nessas condições eu consigo a cobertura do plano para essa cirurgia? Desde ja agradeço e desejo boa sorte a todos.

  20. claudia disse:

    bom dia Luiz ,
    tenho meu plano de saude a 6 meses , no ato da contratação o vendendor nao colocou meu peso , mas ja na epoca eu estava com 114 , mandei ao meu medico todos os exames , recebi uma ligaçao do meu convenio dizendo que no me contrato , meu peso era de 62 , e na copia do meu nao esta preenchido, eles me mandaram uma correspondência pedindo pra eu assinar um documento que comprovaria que minha obesidade era morbiba e que eu omiti tais informaçoes.o que devo faze?

  21. TATYANA disse:

    BOA NOITE,

    MEU IMC HJ É DE 36….JA TENTEI DE TUDO PARA EMAGRECER..OBTIVE ESSE PESO POR CONTA DA MINHA GRAVIDEZ E A 10 ANOS LUTO CONTRA A BALANÇA…SOU FUNCIONARIA PUBLICA MEU PLANO E O DIX SEMIC,NAO SEI SE TEM COBERTURA PARA ESSA CIRURGIA,PODEM ME AJUDAR?OBS.NAO TEM HIPERTENÇÃO MINHA GLICOSE É DE 100.UNICA COISA QUE TENHO NOTADO E PERNAS INCHADAS.

  22. erica disse:

    oi gente me chamo erica tenho 1,64 de altura e 130kg comecei a pagar um plano de saúde mas só que não veio nada escrito sobre carência de cirurgia será que se eu começar a mexer para fazer a bariatrica o plano cobre meu plano e intrmedica tenho mes só alguem me enforme por favor

  23. sol disse:

    oi tenho imc 40,3 sem complicação de saude a não ser um problema na coluna.
    gostaria de saber se a sulamerica saude cobre a baliatrica nesse caso.
    se alquem souber me responde ,Obrigada

  24. claudia disse:

    Boa tarde qual seu plano e ondefica seu medico!!!!por favor estou muito ansiosa!!!

  25. Renata disse:

    Entao… tb lutei durante 2 anos para fazer a minha cirurgia meu IMC é de 43, mas desde o inicio do ano venho adiantando as consultas, exames para q quando eu chegasse da data do termino da carencia eu já estivesse com td pronto, pq o demorado sao esses procedimentos em que requer varios exames, laudos e liberaçoes dos médicos, minha carencia venceu no dia 16 de agosto, já estou fazendo as fisioterapias respiratorias e minha cirurgia esta marcada para o dia 23 agora de outubro, estou mto feliz, e desejo q p quem esta a espera nao desista se tiverem de esperar, por mais q seja angustiante a espera nao desista mantenham-se firme pq tenho fé vao conseguir, assim q eu fizer volto p dizer q estarei bem se Deus quiser e que valeu a pena esperar os 2 longos anos… Abraços fiquem com Deus

  26. Mo Costa disse:

    Boa Noite!
    Tenho 1,63cm e 110k, sou hipertensa e diabetes tipo 2, fiz todos os exames que o medico pede para fazer a cirurgia e todos os laudos como de endocrinologista, psicologo e nutricionista, dei entrada no plano de saúde Unimed Rio e fui chamada na central da Unimed Rio, onde eles alegaram que eu ñ posso realizar a cirurgia agora pq ainda ñ tenho 24 meses de plano de saúde, onde eu fiz a tal da portabilidade em Maio/11, gostaria de saber se isso é certo, eles ainda alegaram que como eu indiquei minha altura errada na descrição de saúde eu ñ poderia fazer agora, tive que refazer a descrição de saúde e esperar + 6 meses para realizar a cirurgia, isso ta correto????

  27. Carine R. disse:

    ola. Preciso fazer a cirurgia bariatrica por video e fui na Unimed-Rs me informar sobre valores e a carencia…entao…fiz a avaliacao medica na unimed pra saber e pela unimed nacional o valor mensal do plano eh d 1817,00 e o contrato e d um ano e mais o valor da cirurgia q eh em torno d 8 mil..e a carencia fica 6 meses…Gostaria d saber se esse valor esta correto por lei? porque eh um valor q poderia ser particular.

  28. stefany disse:

    oie meu nome e stefany estou preste a fazer a cirurgia esta pre agendada para o dia 03/12 tenho 132kilos 1.64 e hj foi fazer o laudo na psicologa e ella negou.por tanto irei entra na justícia pq pra mim psicologa nao e que nega um laudo mais aquela que te ajuda!!! gente torce por mim e minha irma somos gemias e sofremos com obesidade sempre fomos gordas agora por cauda de pessoa que diz ser psicologa nao iremos fazer ela esta engada vamos fazer sim em nome de Jesus ele e o todo poderoso confio nele!!

    • rosangela disse:

      ola nao se preocupe no fim da tudo certo mas sem o laudo da psicologa voce nao consegue ,q tal ver com outra psicologa costuma sair mais rapido.boa sorte.

  29. renata disse:

    olameu nome e renata tenho 25 anos e 127,kl estou pessima ja tentei de tudo para emagrecer e nao consigo quero uma dica sobre qual plano medico devo fazer que cobre cirugia reduçao do estomogo estou em betim minas gerais.

    • rosangela disse:

      ola renata, depende da carencia se ja tiver algum e melhor se nao olha sobre acarencia deles hoje em dia ja e mais facil os planos sao obrigados a cubrir .olha estou em bh fiz a minha no hospital santa rita la eu vi fazer muitas pelo unimed e o vitales inclusive ovitales tem uma equipe q prepara os pacientes para a cirurgia me parece q nao dificil da uma olhada qualquer coisa to aqui bjus

  30. ruth disse:

    oi, tenho imc de 35 e bursite e prensamento dos discos da coluna que me impredem de me exercitar. tenho hipoteireoidismo e ovarios policistico, bronquite e depressão leve. será que consigo aprovação do plano de saude pra cirurgia ? nao aguento mais tentar emagrecer e nao conseguir. socorro…

  31. carlos disse:

    quero fazer um plano de saúde mais não sei nada sobre plano qual que vcs mi indica moro em salvador eu quero um plano que quando eu precisar ele mi atenda com tudo que eu tenho direito

  32. ruth disse:

    quais sao os exames que são pedidos pra cirurgia bariatrica e quais sao os lados que precisamos ? meu plano é da VALE. quero ir adiantando o que posso pra quando chegar o tempo de fazer, ja ter todos os laudos e muitos exames. so consegui consulta com o mecico pra daki 30 dias e ja tenho imc de 35 com comorbidades…obrigada.

  33. rosangela disse:

    ruth sao muitos os exames mas voce pode ir marcando os medicos q sao demorados,voce tem q ir no endocrino, psicologo,pneumolgista,gastro,e eles vao te pedindo os exames,ja vi pessoas q fizeram a cirurgia pelo plano vale acredito q vai conseguir,marque os medicos q sao os mais demorados depois vai marcando os exames, mas eu nao fis hora ia pegando os pedidos e marcando os exames fiz tudo em menos de 3 meses espero q de tudo certo tenha fe e tudo se resolvera, boa sorte

  34. José Neto disse:

    Caros,
    Vou fazer minha cirugia dia 07 de janeiro, o plano cobriu geral(Unimed Natal). Aqui em Natal as coisas são mais fáceis, todo o processo de exame acho que não durou 20 dias, já consegui tranquilo.

  35. ROSI SANTOS disse:

    TENHO PLANO DE SAÚDE ASSIM CARIOCA 300, ESTOU ACIMA DO PESO, MEU IMC É 41 QUERO SABER SE CONHECEM NO RJ ALGUMA CLÍNICA DE CONFIANÇA QUE FAÇA BARIÁTRICA ATRAVÉS DESSE PLANO?

  36. patricia disse:

    tenho plano de saude AMIL a 8 meses estou com obesidade morbida icm 41 tenho hipertençao porme liguei para ANS ma falarao qre tenho de esperar os 24 meses de carencia mesmo com obesidade morbida.isto se procedi?

  37. Camila disse:

    Tenho o convênio amil blue empresarial a 1 ano e 6 meses eu consigo fazer a cirurgia Bariatrica

  38. Luciene disse:

    Boa noite!!!

    Pessoal

    meu plano de Saúde e Porto Seguro gostaria de saber se alguém que tenha este plano jà consegui fazer a cobre cirurgia bariátrica

  39. karolin disse:

    olá ,
    tenho 24 anos , nao sei mais onde recorrer para emagrecer sofro com isto a vida inteira , minha ultima esperança é a bariatrica mais quais os procedimentos devo tomar , alguem eindica por favor obrigado.

  40. Marta presidente prudente disse:

    Oi, Karolin.
    Vc deve ir ao gastro, ele vai conversar com vc e já te pesar medir seu imc e já ali te dar +ou menos um parecer se vc tem chances, se sim, vc vai em frente.. passa no endocrinologista e ele tbm vai te dar um parecer se deve continuar, se tem chances e te pedir exames de sangue como, tireoide, diabetes, se tem gordura no figado, colesterol etc.. no meu caso aconteceu isso e ele me disse: te indico para a cirurgia…. peso 101 e 1.59 altura…bom, espero ter te ajudado.. mas continue perguntando e pesquisando.. bjoss e boa sorte …………ahh não fiz a cirurgia ainda.. vou passar em outros especialistas, juntar laudos e mandar para a unimed empresarial. bjos

  41. BOA TARDE!
    TENHO 34 ANOS,ESTOU COM OBESIDADE MÓRBIDA GRAU 3,TENHO 1 ANO DE PLANO UNIMED.SOFRO MUITOOO SINTO DORES NAS ARTICULAÇÕES,TENHO VARIAS CALCIFICAÇOES NA COLUNA CONSTATADOS EM TC E RESSONANCIA,INVERSAO DA COLUNA,1 HERNIA,”=PICO DE PAPAGAIO NA CERVICAL E NO CALCANHAR DIREITO” SEM FALAR NOS EXAMES DE SANGUE…
    GOSTARIA QUE ALGUEM ME INDICASSE UM MEDICO OU CLINICA EM GOIANIA,OBRIGADA.
    MEU EMAIL: [email protected]

  42. TATIANA BRAGA SANTOS disse:

    GOSTARIA DE TIRAR MINHAS DUVIDAS,POIS FUI NEGADA A CIRURGIA BARIATRICA TRATO DA COLUNA A MAIS DE 4 ANOS E TENHO ARTROSE NOS DOIS JOELHOS MEU MEDICO ME SOLICITOU POIS O TRATAMENTO POR MUITO TEMPO DE ANTIFLAMATORIS ME DEU POBLEMA NO RIN ESQUERDO E O NEFRO SUSPENDEU QUALQUER TIPO DE ANTIFLAMATORIOS E AS DORES FICARAM MAIS FORTES AI MEU MEDICO ORTOPEDISTA ME SOLICITOU A CIRURGIA BARIATRICA .MAIS O CONVRNI NEGOU.PESO 99 KLS 1.70 O QUE DEVO FAZER.

  43. Meire disse:

    Tenho imc quase 40,sou de Ribeirão Preto-SP .
    Quero fazer um plano para fazer a bariátrica, mas não sei qual.
    Fiquei sabendo ainda que preciso comprovar que tentei emagrecer por método clínico, é verdade?
    é vaerdade ainda que me indicarão emagrecer normalmente mesmo se estiver com imc de 40?
    Por favor me ajude a tirar todas estas dúvidas!!!

  44. Ricardo disse:

    Olá,

    Tenho IMC 40 (1.82 Altura x 133K) e plano Amil Blue 300, sem carências a cumprir, eu tenho visto que eles insistem em te emagrecer de uma forma saudável e enrolam com palestras e empurra empurra , para pessoa desistir.

    Alguém já conseguiu ou sabe se tem como fazer pela Amil e se demora muito ou é mais aconselhável trocar o plano para Unimed? Bradesco? Outro?

    Ninguém aceita fazer cirurgia pela Amil, todos locais que informei jogam para total care.

    Ajudem me por favor, preciso ver minha filha crescer e não gostaria de morrer

  45. cibele disse:

    OLÁ,
    TENHO IMC 42,MEU PLANO É O DA UNOESTE SAUDE (SOU DE PRESIDENTE VENCESLAU -SP),ESTOU NESSE PLANO HÁ 1 ANO E GOSTARIA DE SABER SE TENHO MESMO QUE ESPERAR OS 2 ANOS QUE O PLANO PEDE,NO MEU CONTRATO CONSTA A OBESIDADE COMO DOENÇA PRÉ-EXISTENTE.

  46. Natalia disse:

    Olá estou tentando a cirurgia bariatrica pela unimed de ribeirao preto mas a psicologa do plano não me libera alegando que eu apresento depressão agressividade e compusividade, meu peso é 110 quilos e 1,57 de altura, todos os outros médicos me deram a carta de autorização, menos a psicologa, ontem encontrei com uma moça que fez a cirurgia em outro plano de saude, a psicologa do plano dela alegava que ela era psicopata, enrolando ela durante dois anos, ela só conseguiu a cirurgia pq foi em um psicologo particular que alegou que ela era apta a fazer a cirurgia e o plano dela aceitou a alegaçaõ do psicologo particular, bem queria saber se a unimed deve aceitar uma declaração de umpsicologo meu particular com quem trato desde a minha infancia e que me autoriza na cirurgia, pois a unimed não me autorizou a trocar de psicologo, disse que eu tenho qque contiinuar com a psicologa que alega que sou agressiva compusiva depressiva enfim um monstro. por favor quem souber sobre esta questão me responda por email. estou cansada de ser feita de besta pela unimed [email protected]

  47. Marcelo disse:

    Olá, bom dia!
    Estou com serios problemas de saude devido a obesidade morbida, peço a ajuda, se possivel, de alguem de São Paulo capital que me ajude com indicação de algum médico, tenho plano de saude Empresarial Bradesco Top Nacional , muito obrigado e boa sorte a todos.
    [email protected]

  48. kelen disse:

    eu quero saber se tenho direito a cirurgia eu peso 120 kg e minha altura e 1.61 mts meu imc e maior que 45 tenho gordura no figado grau 2 e minha glicemia esta alta por favor me responda

  49. NATY disse:

    Boa tarde..estou com varias duvidas em relaçao a cirurgia de reduçao de estomago,meu plano é o unimax,e eles me disseram que terei que esperar 2 anos para operar ou entao pagar 20 mil,queria saber se esta certo isso,e o que eu posso fazer neste caso.

  50. Amarantes disse:

    pessoal li muitos depoimentos e cheguei a uma conclusão.
    A maioria aqui esta com o plano de saúde a pouco tempo e querem ser operados pelo plano. Vamos convir que o plano não são bobos, eles sabem que muitos entram num plano de saúde para fazerem a cirurgia em pouquíssimo tempo.Se forem operar tudo mundo que entra com imc alto assim q entram vão a falencia.

    • bom, também percebi isso…
      mas, ainda não cheguei a uma última conclusão da minha pergunta principal;
      – pacientes com IMC > 40 e menos de 2 anos de plano (não-empresarial) conseguem operar através de liminar?
      já pesquisei tanto e são tantas respostas diferentes – aqui nesses comentários mesmo tem vááárias delas – que não consegui chegar a uma única resposta.

      tenho medo de entrar com uma ação e só perder tempo e paciência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *