Começando o ano com uma massa

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 17 de março de 2011

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soares

É isso aí, Zezinho! Acabou o Carnaval! Acabaram as férias! Acabou a moleza! Temos um longo período de trabalho daqui até a Páscoa.

E já que estamos em ritmo de trabalho normal, não podemos perder tempo cozinhando pratos elaborados e de preparo lento. Sendo assim – e pensando nessa sua barriguinha gorda e faminta -, vamos publicar uma série de receitas rápidas e simples de se fazer que te ajudarão a ficar longe do disk-pizza, esfiha, pastel ou feijoada.

Nessa nova série (que abrange esta e as próximas três receitas), daremos dicas de como deixar os pratos menos calóricos. Porém, estamos focando na praticidade e na rapidez e não na “leveza” das receitas. Mesmo assim, será possível fazer uma ou duas alterações nos ingredientes que amenizarão os resultados neste seu corpinho de bailarino espanhol.

Para começar com o pé direito, vamos mergulhar de cabeça numa massa que até mesmo o inútil do Lucio conseguiria fazer: Macarrão com linguiça e legumes.

Começou a salivar? Então vamos logo pra receita e, com sorte, você consegue fazer este prato pro almoço de amanhã.

Macarrão com linguiça e legumes (2 porções)

Ingredientes: 200g de macarrão (penne, espaguete, talharim, linguine), dois gomos de linguiça fresca de frango (pode ser substituída por toscana ou calabresa fresca), uma cenoura média cortada em cubos pequenos, uma cebola pequena cortada em cubos, meia xícara de chá de vagem fresca picada, um dente de alho picado, uma caixa (200ml) de creme de leite (ou 200ml de creme de leite fresco), 1 colher de sopa de mostarda, azeite para refogar, noz moscada, sal e pimenta a gosto.

Preparo:

Em uma panela grande, ponha para ferver 2 litros de água (temperada com sal grosso).

Enquanto a água ferve, retire a pele das linguiças e pique-as.

Ponha a massa para cozinhar e aqueça um pouco de azeite em uma frigideira grande (de preferência com antiaderente); frite as linguiças e, em seguida acrescente as cebolas e refogue até ficarem transparentes. Acrescente o alho e refogue mais um pouco.

Em seguida, acrescente as cenouras e refogue por cerca de 5 minutos (até que fiquem al dente) e, depois, refoque a vagem picada até que fique macia.

Escorra o macarrão e reserve.

Verifique o ponto da vagem, abaixe bem o fogo, junte a mostarda, misture bem para soltar o “queimadinho” do fundo da frigideira e acrescente o creme de leite. Se você estiver usando o creme de leite comum (de caixinha ou lata), tome muito cuidado para não deixar ferver. Uma dica é: aqueça-o rapidamente na frigideira com os outros ingredintes e retire do fogo para terminar o preparo. Se for creme de leite fresco, não precisa ter esta preocupação.

Aqueça o creme de leite e misture bem com o refogado. Retire do fogo e tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada.

Espalhe o molho sobre a massa, regue com um fio de azeite e bom apetite.

Variações sobre o mesmo tema e formas de economizar calorias:

Use o creme de leite light, que é bem menos calórico.

Opte por uma versão com menos proteínas, eliminando a linguiça do preparo e acrescentando, por exemplo, ervilhas e milho. Se quiser uma refeição vegetariana, troque o creme de leite por creme de leite de soja.

Das três opções de linguiça sugeridas, use sempre a de frango (menos calórica).

Troque a linguiça por peito de frango em cubos pequenos (mas tempere-os antes com sal e pimenta, como se fosse apenas grelhá-los).

Use peito de peru em cubos no lugar da linguiça.

Use massa integral (mais saudável que a massa comum).

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *