Let’s talk about eggs – parte 2: Omelete de batata com cenoura

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 31 de março de 2011

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soares

É isso aí, Zezinho! Mais uma semana se passou e já estamos aqui com mais uma receita rápida e prática.

Continuando com nossa série, na qual a praticidade e a rapidez têm prioridade sobre os valores calóricos, vamos preparar mais uma omelete que vale por uma refeição.

Como o título já diz, hoje faremos uma loucura e rechearemos nossa omelete com batata e cenoura. Nada muito exagerado, claro, mas com valores calóricos relativamente altos. Em contrapartida, esta receita pode muito bem ser usada no lugar de uma refeição, então, colocando tudo na balança, você ainda acaba saindo no lucro se optar por ela no lugar daquele seu fast-food básico.

Assim como aconteceu nas receitas anteriores, ao final desta colocaremos algumas dicas que podem te fazer poupar preciosas calorias.

Então, sem maiores enrolações, vamos pôr as mãos nos ovos!

Omelete de batata com cenoura (1 porção)

Ingredientes: 2 ovos, 1 batata pequena cortada em fatias finas, 1 cenoura pequena (ou 1/2 cenoura de tamanho médio) cortada em cubinhos pequenos, 100ml de leite, sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto.

Modo de preparo:

Coloque para ferver água temperada com sal grosso suficiente para cobrir as batatas e cenouras. Cozinhe até que fiquem al dente. Reserve.

Em uma frigideira (de preferência antiaderente), coloque azeite (ou óleo composto) para aquecer e, quando quente, coloque as batatas e cenouras para fritar (virando de vez em quando para que dourem por igual). Enquando isso, bata os ovos com o leite, o sal, a pimenta e a noz moscada.

Quando as batatas e cenouras estiverem douradas, despeje sobre elas os ovos batidos, abaixe o fogo e tampe a frigideira. Deixe cozinhar um pouco e, com cuidado e o auxílio de uma espátula, levante as bordas da omelete para que o líquido no meio escorra para a frigideira e cozinhe por igual. Tampe e deixe cozinhar mais um pouco.

Com o auxílio de um prato, vire a omelete (conforme explicado na receita anterior), tampe novamente e deixe cozinhar por mais alguns minutos.

Sirva ainda quente.

Pequenos truques

– Descarte as gemas e faça uso apenas das claras (use as gemas em algum outro prato que precise de ovos ou, se tiver alguém na casa que não esteja de dieta, faça uma segunda omelete).
– Use leite desnatado no lugar do leite integral.
– Troque as batatas por milho em conserva (sendo que este dispensa o cozimento prévio).
– No lugar das batatas, refogue vagem e cenoura na frigideira com um pouco de azeite (ou óleo composto) e, quando estiverem al dente, prossiga com a receita normalmente.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Let’s talk about eggs – parte 2: Omelete de batata com cenoura”

  1. Curti. Mas poderia trocar a cenoura por outra coisa ? E sem trocadilhos hua uahuh

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *