Let’s talk about eggs – parte 3: Omelete de tomate com queijo branco

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 06 de abril de 2011

PraCozinha_Vinheta nova fixa copy

E chegamos ao fim da nossa maratona de três omeletes rápidas e práticas com uma receita relativamente leve.

Antes de irmos à receita propriamente dita, vale reforçar aqui alguns avisos que já foram dados nos posts anteriores: Esta série não procurou omeleteapresentar receitas com baixos valores calóricos e de gorduras. Priorizamos receitas rápidas que pudessem ser utlizadas, por exemplo, como uma refeição rápida no final do dia. Omeletes são extremamente simples, versáteis e cumprem muito bem o papel pedido na proposta desta série.

Usamos três receitas bem diferentes para evidenciar o lado prático da omelete. Esperamos que você, depois de ver estas receitas simples, ouse e crie as suas próprias versões (mais ou menos calóricas) e veja que comer fora é muito bom e não dá trabalho, mas comer em casa é melhor e pode ser menos trabalhoso do que você imagina.

Também como já foi dito antes, apesar de ser mostrado como um grande vilão de qualquer dieta, o ovo é um alimento rico em proteínas e deve ser usado com bom-senso em uma dieta saudável. Portanto, não tenha medo de experimentar estas receitas (só não as faça todas no mesmo dia ou na mesma semana).

Agora que esclarecemos todas as dúvidas, tá na hora de mexer nos ovinhos!

Omelete de Tomate com Queijo Branco (1 porção)

Ingredientes: 2 ovos, 100ml de leite, 1/2 cebola pequena cortada em cubinhos, 1/2 xícara de chá de queijo branco (frescal) ralado, 5 tomates-cereja cortados em 4 partes, sal, pimenta do reino e óregano à gosto.

Modo de Preparo:

Em uma frigideira (de preferência antiaderente), aqueça um pouco de azeite e doure as cebolas até que fiquem transpararentes.

Enquanto isso, em uma tigela, batas os ovos e o leite, acrescente o queijo, os tomates e os demais temperos e misture bem. Despeje esta mistura sobre as cebolas refogadas, abaixe o fogo e tampe a frigideira.

Com o auxílio de uma espátula, levante cuidadosamente as laterais da omelete para que o líquido no meio da frigideira vá para a parte de baixo e cozinhe bem. Tampe novamente e espere mais um ou dois minutos.

Incline a frigideira cuidadosamente na direção contrária a você e, com o auxílio da espátula, dobre a omelete ao meio. Tampe novamente, espere mais 1 minuto e desligue o fogo.

Deixe tampada na frigideira por mais 2 minutos e sirva a seguir.

Truques importantes:

Esta é uma omelete que não possui muitas formas de se economizar calorias, mas, ainda assim, é possível dominuir seus efeitos gorduros das seguintes formas:
– usando apenas as claras e descartando as gemas (usando-as em outras receitas, conforme dito nas postagens anteriores);
– substituindo o leite integral por leite desnatado;
– usando a versão light do queijo branco (frescal).

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *