O gordo aparelhado

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 14 de abril de 2011

Gordo de Raiz, por Lucio Luiz

Uma das principais partes da anatomia de um gordo de raiz são os dentes. Afinal, é com nossos caninos, trituradores e seja lá qual for o nome técnico dos ditocujos que a gente degusta a maioria dos alimentos sólidos. Obviedades ululantes à parte, ter alguma alteração na arcada dentária que dificulte a mastigação gera um sofrimento muito grande para quem precisa rasgar com precisão um Big Tasty com bacon extra.

Eu tinha um problema com meus dentes. Minha mordedura não é lá grandes coisas (mordedura, leia corretamente). Portanto, mesmo depois de velho, tive que colocar um aparelho ortodôntico. Não que tenha sido a primeira vez. Desde pequeno eu devo ter iniciado uns quatro ou cinco tratamentos de aparelho, mas sempre incorria no mesmo erro: punha um aparelho móvel!

Aí você, caro leitor que vai regularmente ao dentista e troca a escova de dentes a cada duas semanas, me pergunta: Qual o problema do aparelho móvel? Oras, seu problema é exatamente ser móvel. Vejamos:

1 – A pessoa precisa tirar o aparelho móvel para comer.
2 – Antes de recolocar o aparelho, é preciso escovar os dentes com muito cuidado, mesmo tendo comido só um brigadeiro.
3 – Ficar muito tempo sem o aparelho faz os dentes “voltarem” e, com isso, a colocação fica mais dolorida (lá ele).
4 – Consequentemente, a preguiça e a gula falam mais alto e o gordinho fominha deixa o aparelho pra lá.

Dessa vez, porém, não tive escolha. Minha dentista me lascou um aparelho fixo. Ele gera uma sequência diferente de problemas que estou experimentando agora. Pra começar, o mais óbvio é que não é necessário (na verdade, nem pode, dãã) tirar o aparelho pra comer. Até aí, maravilha, pensa o gordinho fominha. Só que a escovação é muito muito muito mais complicada do que antes.

Um simples biscoito recheado faz um estrago assustador. Ficam migalhas presas nos “trequinhos” (nunca lembro o nome do troço que fica colado no dente pra segurar o “ferrinho”). Escovar os dentes leva o triplo do tempo, no mínimo. E, se você não tiver uma escova à mão logo depois de comer, é certo que um pedaço de carne ficará preso exatamente na estrutura metálica mais complicada de se alcançar, o que desanima quem quer degustar, por exemplo, um podrão com tudo que tem de direito na rua.

Pois é, caro leitor de dentes tortos e salientes, começa um embate monumental entre a preguiça e a gula, tendo a ira de plateia. Você, em tese, pode comer sem prejudicar seu tratamento dentário, porém, ao mesmo tempo, tem uma despensa de restos mortais de comida na sua boca que deve ser limpa logo depois de cada alimentação.

Até comer pipoca no cinema está sendo um suplício. Sempre ficam pedacinhos de milho não-estourado em toda a boca. No fim da sessão, é melhor nem sorrir para as pessoas, ou vão achar que você substituiu todos os seus dentes por placas de papel celofane alaranjado.

Mais um detalhe: Um aparelho deve ser “apertado” regularmente (afinal, seu objetivo é levar os dentes do ponto A para o ponto B). Isso sempre faz os dentes doerem por vários dias, limitando terrivelmente sua alimentação engordurante. Para ter uma ideia, numa das “mexidas” de meu aparelho, eu mal conseguia morder um pão de forma com presunto. Imagine se fosse uma rapadura!

No fim das contas, as vantagens de ter a dentição certinha superam as desvantagens de suportar o aparelho e você acaba descobrindo formas criativas de burlar o sistema (“espremer” as doze refeições e 14 lanches diários em um número menor de intervenções alimentares; bochechar Coca-Cola para liberar os grãos maiores que estiverem presos; usar recheio de biscoito como pomada para aliviar as dores na bochecha; etc.).

Em resumo, caro leitor que foi correndo escovar os dentes com medo de pegar cárie, um aparelho dentário é a melhor forma de você descobrir se seu problema principal é gula ou preguiça. Se conseguir levar o aparelho até o final, parabéns, você é um guloso sem-vergonha. Se não aguentar a pressão e comer menos só pra não ter que usar o dentifrício toda hora, não passa de um reles preguiçoso que apenas gosta de comer. A não ser que você opte por arrancar todos os dentes e colocar tudo de novo já certinho. Aí você é apenas um maluco mesmo.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

24 respostas para “O gordo aparelhado”

  1. Guilherme disse:

    Aeeee eu vou me livrar dessa coisa do demo ai !!! estou a 4 anos de aparelho e ja usei todos os aparelhos existentes o freio de burro o do ceu da boca e atualmente to com o fixo mas vou me livrar mes q vem !!! e ai ve o movel hehehe vo fala achimm !!!! hahaah

  2. Mi disse:

    Ganhou o troféu "Gordice do Ano" com a passagem:

    "você acaba descobrindo formas criativas de burlar o sistema(…)"

    Eu usei o aparelho fixo, o mais engraçado é que eu comecei a engordar depois que tirei… tipo, parecia que "faltava" algo na boca… aí comecei a comer mais… haja!

  3. Guilherme disse:

    O lucio é braquete o negocinho q segura o ferrinho !!!!

  4. EmersonMH disse:

    Sempre tive pena de quem usa aparelho. Deve ser uma tortura ter um treco desses dentro da boca. Sem contar todo esse estresse de manter a boca limpa com o dito cujo atrapalhando a escovação. Aliás, dá pra passar fio dental com aparelho fixo? Se eu tivesse que usar, acho que a preguiça ganharia a gula, pois eu me sinto mal quando fico sem escovar os dentes depois de um mero lanche numa lanchonete, por exemplo. Imagina, então, sentir pedaços indecorosos de carne, frango ou qualquer outro alimento preso num pedaço de metal na boca!! Eu iria à loucura…

    E parabéns por mais um ótimo texto Lucio!

    P.S. Apesar de ler todos os textos do PdG, eu não comento sempre por pura preguiça. Acho que isso é mais um indicativo de que a minha gula sucumbiria à preguiça nesse caso do aparelho…rs

  5. Coloquei o aparelho fixo (pelo menos a parte de cima, até agora) faz duas semanas, me adaptei bem, fiquei sem comer uns dois dias, mas agora eu como de tudo, e a sujeira fica nos cantinhos mesmo, é super chato. Estou meio preocupado, pois minha dentição está mole como se fosse cair, vou ligar pra minha dentista urgente. Obrigado, companheiros de físico!

    • Lucio Luiz disse:

      Fica tranquilo. Essa sensação de que o dente vai cair é normal. Volta e meia eu acho que meu dente da frente está mole, mas é só sensação. Na dúvida, dá uma mexidinha na frente do espelho (no dente, no dente!)

  6. Leo Luz disse:

    Hauahauhauahauha

    Eu estava esperando alguém dizer "bochechar Coca-Cola para 'limpar' o excesso"… esse foi o primeiro truque que aprendi nos 5 anos de tortura.

    Sempre usei o fixo, mas no final do tratamento fiquei com o móvel, e era o mesmo parto. Tente comer amendoim japonês sem quebrar os 'braquets'

    xD~

  7. pri disse:

    quando aperto aparelho, a melhor forma de continuar com a alimentação saudável é deixar o brigadeiro mais molinho e comer de colher!!

  8. Melina disse:

    "Pois é, caro leitor de dentes tortos e salientes, começa um embate monumental entre a preguiça e a gula, tendo a ira de plateia."

    Sempre achei isso!!! Muito bom auhauhauhuah

    Uso aparelho há uns anos e a preguiça só vence quando a dor é muita(muita mesmo,daí é só líquido que desce! E de preferência bem gelado pra dar uma anestesiada). Mas geralmente é a gula a vencedora (infelizmente), bom pensar nisso agora pra não engordar depois que eu tirar essa coisa da boca!

  9. Nathália disse:

    Ahhh, eu vou colocar aparelho fixo.. se eu ficar sem comer é bom, ai eu emagreço mas se nem o aparelho tirar minha fome? kkkkkkkk ( coisa que é dificil ) será que o aparelho vence ? shuahusa

  10. Yngrid disse:

    Coloquei aparelho fixo ontem, tou comendo super pouco, minha dentista falou que não posso comer nada duro, só tou comendo bolo e iogurte, KKKK é com que assim emagreço. ;)

  11. larissa disse:

    como eu faço p/ tirar o aparelho movel do ceu da baca??? p/ comer , escovar os dentes …

  12. JANAINA disse:

    faz 5dias que estou usando aquelas borrachinhas no meio do dente esta doendo muito n estou nem conseguindo comer…

  13. JANAINA disse:

    hje teve churrasco lah em casa e eu nem pudi comer que raiva tive que comer pudim de caixinha!!!!!!!

  14. monique disse:

    uso aparelho ha 2 anos e 3 meses, tive que fazer uma cirurgia, arranquei 2 dentes, é muito usar aparelho fixo e esta nessa situação, não vejo a hora de tirar essa medaaaa

  15. Caio disse:

    Coloquei aparelho à 6 dias e ja saiu os 2 levantes e. descolou um braket

    fikei com medo de qbrar dnvo pois ajeitei o braket hj … enfim da mta.preocupaçao

  16. Diogo Hess disse:

    Kkkkk tirei ontem o aparelho fixo e coloquei o móvel de contenção. Realmente me identifiquei muito com a maior parte do texto (fora a parte dos “pedaços de carne” que não como), e ri muito com o assunto da coca-cola. Acho que sou recordista visto que uso aparelho desde o início de 2007 (passei praticamente metade de minha vida com ele), sendo os seis primeiros meses o fixo no céu da boca. Esse novo incomoda pacas, e não consigo falar direito, principalmente sílabas com G, T, N e S. Curti muito o site, parabéns!

  17. […] Crônica originalmente publicada em 14 de abril de 2011 no Papo de Gordo. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *