Será o fim dos salgadinhos com refrigerante?

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 18 de abril de 2011

Esta é uma notícia boa para os pais que estão preocupados com o tipo de lanche servido às crianças em idade escolar. Porém, é péssima para a gurizada que adora se empanturrar na hora do recreio com delícias super engordativas. Pois é meninada, pode dizer adeus aos salgadinhos, guloseimas, refrigerante, saduíches

Um projeto de lei de autoria do ex-senador Sergio Zambiazi (PTB-RS) acaba de ser aprovado pela CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado. A proposta fixa normas para a oferta de um lanche saudável nas redes de ensino pública e particular.

Como não poderia deixar de ser, deverão ser levados em consideração os hábitos alimentares regionais.  Uma coisa bacana é que o projeto prevê o estímulo à criação de hortas para atividades educativas e produção de alimentos na própria escola. Devem ainda ser incentivadas boas práticas de manipulação de alimentos no ambiente escolar.

Por sugestão do senador e médico Paulo Davim (PV RS), o projeto de lei também irá prever a oferta de um programa específico para crianças e adolescentes portadores de doenças relacionadas ao metabolismo, como diabetes, hipertensão e problemas renais.

O próximo passo agora é enviar o projeto de lei para análise da Comissão de Educação do Senado, de onde poderá seguir para a Câmara dos Deputados.

Seguindo o exemplo

Na semana passada, publicamos aqui no Papo de Gordo um texto falando sobre a adesão da Beyoncé a um programa de luta contra a obesidade infantil. A cantora virou a nova garota-propaganda da campanha Let’s Move (algo como “Vamos nos mexer”) – uma das grandes bandeiras levantadas pela primeira dama norte-americana Michelle Obama.

Na verdade, Barack Obama está empenhado em trasformar a luta contra a obesidade infantil nos Estados Unidos em uma de suas bandeiras mais fortes. Primeiro, o presidente-popstar colocou suas filhas de dieta, para “servir de exemplo”. Sua esposa, Michelle Obama também vem batalhando, por meio do programa Let’s Move, que recebeu mais de 1 bilhão de dólares. Ele chegou a assinar, numa escola primária em Washington, uma lei que prevê o fornecimento de alimentação saudável para os estudantes, que tem semelhanças com o projeto brasileiro.

—————–
Fonte: Escolas deverão oferecer alimentação saudável na merenda

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Será o fim dos salgadinhos com refrigerante?”

  1. Mi disse:

    Tomara que aconteça de verdade!

  2. Ronald disse:

    Eu acho extremamente válida essa proposta. Faz muitos anos que ouço sobre coisas parecidas, mas que não saem do papel. Ou ficam apenas um curto período de tempo em vigor. Não tem como dizer para uma pessoa que "coxinha" e refrigerante todo dia faz mal se ela comeu isso todos os dias na sua infância. Creio que a melhor alternativa é sempre dar opções para as pessoas quando se trata de alimentação, mas no caso das crianças tem que dizer: Come abobrinha menino.

  3. Mônica disse:

    No Rio isso foi implantado há um tempo. Não sei se ainda funciona na maioria das escolas, mas na cantina do colégio do meu filho (escola que vai do prezinho até o ensino médio), a cantina não vende salgados fritos, refrigerante, chicletes e balas. Tem salgados de forno, refrescos e chocolate (outras coisas também, mas esse é o forte do pequeno aqui de casa). As crianças ficam um pouco revoltadas, no inicio até eu achei besteira…mas agora acho ótimo, porque é muito mais saudavel pra ele (e eu fico mais tranquila….)

  4. Nilda disse:

    Criar a lei é um gesto bacana

    Mas quem vai colocá-la em prática?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *