Aprenda mais sobre os ovos de Páscoa!

Louise Katherine
@Loukath

Publicado em 20 de abril de 2011

Está chegando uma dos dias mais “engordativos” do ano: a Páscoa ! Os supermercados, claro, já estão entupidos de ovos de chocolate há semanas. Para quem está de dieta, não há tortura psicológica maior. Até parece que o ovo ali pendurado grita: “Me compre e me coma, sua linda!”. Nesse momento, por mais difícil que seja resistir à tentação, o autocontrole precisa reinar, principalmente em quem anda se esforçando pra perder peso.

Porém, se você sabe que vai cair em tentação, nem tudo está perdido! Fique atento nas dicas de como chegar nessas delícias sem culpa.

Durante muito tempo, o chocolate reinou absoluto como o grande culpado daqueles quilinhos extras por ser rico em carboidratos refinados (o que faz dele um alimento altamente calórico). Sem falar nas versões ao leite, branco ou com ingredientes como castanhas, amêndoas e avelãs, que potencializam o valor calórico do produto. Para a sorte de quem não quer ganhar “pontos” na balança, existem as versões com mais cacau e menos açúcar (estes, inclusive, promovem vários benefícios para a saúde).

O ingrediente principal do chocolate é o cacau, fruta bastante produzida no Brasil. Estão presentes no cacau inúmeras substâncias que desencadeiam uma série de reações benéficas ao organismo, como o flavonóide (um componente funcional que atua no controle da pressão arterial), a serotonina (um neurotransmissor que gera a sensação de prazer e bem-estar no individuo, o que é ótimo para afastar a depressão e ansiedade – pra mulher estressada, isso é uma maravilha), a epicatequina (substância que protege os neurônios, evitando os riscos de AVC), entre outras. O cacau é tão bonzinho que ele ainda ajuda a emagrecer graças as duas substâncias: a feniletilamina e as N-acitanolamina, que ajudam a controlar o apetite.

Após todos esses exemplos, podemos concluir que, quanto mais cacau no quitute, melhor para a saúde. Isso faz com que, por exemplo, 30g de chocolates amargo (que contém mais cacau) possa ser consumidos até duas vezes por dia, enquanto que os que possuem menor percentual de cacau sejam consumidos apenas uma vez durante o dia. Contudo, se você não resistir e acabar exagerando (isso vai acontecer, relaxa), não compense pulando refeições, mas optando por sugestões mais lights e intensificando os exercícios físicos para queimar as calorias extras.

Os diabéticos também podem curtir os ovos de chocolate, bastando optar por produtos sem adição de açúcar. Ainda assim, devem consumir de forma moderada, já que mesmo os chocolates dietéticos, se comidos em excesso, podem provocar o aumento da glicemia. E fundamental ler o rótulo para saber a quantidade de carboidratos e, com isso, poder substituir o valor equivalente no plano alimentar.

—–

Fontes:
Saiba por que você pode comer chocolate sem culpa
Conheça cinco motivos para comer a iguaria regularmente
Chocolate e Diabetes, uma parceria possível?

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Aprenda mais sobre os ovos de Páscoa!”

  1. Carla Mariano disse:

    Eu não deixo de comer, mas não devoro grandes quantidades. Por gosto particular, eu prefiro os amargos, então quanto mais concentração de cacau, melhor.. Me permito sair um pouquiiiinho da trilha, mas nada radical :)

    Em busca de alternativas criativas e mais baratas, nessa páscoa eu farei doces e bombons para presentear família e amigos, pois o preço dos produtos prontos está absurdo né?

    Beijokas, Carla Mariano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *