As vantagens do tofu

Bruna Antunes
@brunaantunes

Publicado em 22 de abril de 2011

Qual a sua reação ao ouvir que um prato teve o queijo substituido por tofu? Uma careta e a língua pra fora em sinal de reprovação aparecem no rosto de muita gente apenas pela menção do nome desse subproduto do leite de soja. Essa reação acontece porque, geralmente, não estamos habituados à presença do tofu em nossa mesa (a não ser num missoshiro). Será que não é preconceito demais contra esse “queijinho” diferente?

O tofu (também conhecido como queijo de soja) é perfeito para quem quer emagrecer sem passar fome ou perder músculos. Ele concentra uma boa dose de cálcio e proteína – protegendo ossos e músculos – além de ser rico em vitaminas do complexo B, ferro e magnésio, que atua no metabolismo da proteína, do carboidrato e da gordura, e é fundamental na conversão do triptofano (aminoácido) em serotonina, evitando a compulsão por doces. A transformação do grão de soja em queijo também reduz carboidratos e quebra a proteína da soja em moléculas menores, o que o torna melhor aproveitado pelo organismo. Por isso o tofu é considerado até mais saudável que o grão puro.

Além disso, o queijo de soja concentra uma boa quantidade de isoflavonas: substância da soja que contribui para o equilíbrio dos hormônios femininos. Estudos do Departamento de Medicina Preventiva da University of Southern California, de Los Angeles (EUA), associam as isoflavonas a um menor risco de câncer de mama nas mulheres japonesas, consumidoras cotidianas de tofu.

E a dica para quem quer começar a consumir tofu é que ele pode ser facilmente incorporado a receitas que você já faz atualmente, deixando seus pratos mais saudáveis e com sabor diferenciado. Ele é encontrado à venda em três tipos: Cremoso (usado em patês e pudins, firme (indicado para consumo in natura ou no missoshiru) e defumado (com sabor mais forte, é indicado para substituir, por exemplo, a carne em uma feijoada).

—–

Fonte:
Tofu: bom de proteína

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “As vantagens do tofu”

  1. Arethusa disse:

    Eu acho o tofu meio sem gosto sozinho, mas temperado na comida fica bem gostoso mesmo. Bom saber que ainda por cima tem todos esses nutrientes benéficos pra saúde. Vou tentar consumir mais :)

  2. Edmilson disse:

    Nunca comi tofu, um dia experimento ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *