Redução de estômago ajuda a controlar a diabete

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 29 de abril de 2011

Um estudo de pesquisadores das Universidades de Duke e de Columbia (Estados Unidos) publicado esta semana na revista Science Translational Medicine apresenta evidências da eficácia da cirurgia bariátrica no controle da diabete.

O estudo foi feito com dois grupos de obesos diabéticos. Um dos grupos fez uma dieta rígida e o outro se submeteu a cirurgia de redução de estômago. 80% das pessoas que fizeram gastroplastia tiveram benefícios relativos ao nível de açúcar no sangue antes mesmo de começar a perder peso, o que sugere que há alguma relação entre a cirurgia e as vantagens no controle dos níveis de insulina.

Além disso, ao comparar os dois grupos, os pesquisadores observaram que os que passaram pela cirurgia tinham níveis menores de aminoácidos associados à resistência à insulina do que os que perderam o mesmo peso através de dieta. Tudo isso, associado a pesquisas anteriores, demonstra uma possível eficácia da gastroplastia no controle da diabete.

Vale ressaltar que, como em qualquer estudo, novas pesquisas devem ser feitas para comprovar esse fato e garantir que eles realmente têm relação.

—–

Fonte:
Cirurgia bariátrica é mais eficaz no controle da diabete que dieta, diz pesquisa

Dica do @leonaraujo

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

9 respostas para “Redução de estômago ajuda a controlar a diabete”

  1. Nilda disse:

    Taí um motivo realmente bom pra se fazer a cirurgia bariátrica: controlar uma doença como o diabetes!!

    Eu sou diabética, estou acima do peso e, por conta da insulina, não consigo resultados muito animadores com a dieta e os exercícios. Sem eles eu estaria pior, é certo, mas é preciso batalhar muito pra conseguir perder 1 Kg.

    Vou ficar de olho nestas pesquisas, principalmente pra saber os efeitos colaterais, contra-indicações, tipo de cirurgia mais indicada, etc., e ver se, no final das contas, vale a pena enfrentar a cirurgia ou não.

  2. Olha, que legal!Notícias animadoras, é o que precisam os diabéticos.Quem se cuida,essas tecnologias ajuam antes, como diz minha endócrino.Só uma pergunta.Isso funciona só no tipo 2, Tio Lúcio?Valeu!

  3. Rosa disse:

    Podem acreditar eu fiz reduçao no mes de outubro de 2010 e estou mto bem e mto feliz…

    Se tiver duvidas ou precisar de mais informaçoes me escrevam

    [email protected]

  4. marcos disse:

    Boa noite rose, eu tenho diabetes e por sinal, não consigo controlar, ela. Estou querendo fazer uma redução do estomago, mas estou com medo, de não conseguir comer mais e ficar vomitando direto, Alguns amigos fizerão e estão super contentes, sabe a gente sempre tem um medinho. Então vou esperar resposta sua. Achei vc uma pessoa muito cinsera, e tenha certeza vc vai me ajudar bastante. Espero resposta. Quero q vc comente um pouco sobre essa cirurgia, que vc fez…..

  5. Rafaela disse:

    Eu quero muito fazer a reduçãomas acho q não estou com o peso certo porque estou com 95k e 1.62

  6. Alfa disse:

    Eu tenho meu plano da Unimed há 1 e meio, fiz todos os exames que o médico pediu, mais a Unimed não autorizou, ela quer que eu complete 2 anos. Sou diabetica e tenho hipertensão, descobri a pouco tempo. Eles podem negar a cirurgia, estou arrasada.

  7. gostaria que alguem que fez reduçao pelo sus entrasse em contato comigo sou de santa catarina meu medico que vai faser ´dr andre luiz melo algum ja fes com ele aqui do meu estado por favor entre em contato por meu imail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *