Lipoaspiração pode ser prejudicial

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 12 de maio de 2011

As brasileiras adoram fazer lipoaspiração. Afinal, é uma maneira fácil de se livrar daquelas gordurinhas que não querem sair de jeito nenhum. Certo?

Errado! Ou, pelo menos, não uma verdade absoluta de acordo com um estudo recente da Universidade do Colorado (Estados Unidos) e publicado na revista Obesity. Os pesquisadores observaram que a gordura localizada que “some” com a lipo acaba reaparecendo em algum lugar diferente do corpo, fazendo com que as mulheres que voltam a engordar depois do procedimento fiquem com a gordura distribuída de forma irregular.

Os pesquisadores analisaram 32 mulheres com idade entre 18 e 50 anos com IMC (índice de massa corpórea) abaixo de 25, saudáveis e não sedentárias. 14 delas fizeram lipoaspiração, retirando cinco litros de gordura dos quadris, coxas e abdômen. Seis meses depois, as que fizeram a cirurgia tiveram uma redução corporal de 2,1% enquanto o grupo que não fez lipo reduziu apenas 0,28%.

Porém, um ano depois, todas voltaram ao mesmo nível de gordura que tinham originalmente (vale lembrar que todas mantinham uma dieta de 1.700 calorias em média e não mudaram seus hábitos após a lipo). O problema é que os lugares onde havia sido feito o procedimento continuavam sem muita gordura, o que fez com que ela “se mudasse” principalmente para a barriga. As mulheres que foram lipoaspiradas também aumentaram a tendência a ter gordura visceral (que fica entre os órgãos), que é mais comum nos homens, mais perigosa para a saúde e não sai com lipo.

Os pesquisadores não sabem ainda explicar esse fenômeno, mas uma possibilidade é que o cérebro busque manter uma quantidade que julga necessária de gordura corporal no organismo, já que ela é importante para nosso estoque de energia e o equilíbrio do corpo. Contudo, como o estudo foi feito com uma quantidade pequena de mulheres, não é possível tirar maiores conclusões, havendo a necessidade de novas pesquisas.

O Brasil é o segundo país que mais faz lipoaspirações (140 mil por ano, atrás apenas dos Estados Unidos) e certamente uma pesquisa como essa não vai desanimar ninguém de fazer uma lipo (afinal, muitas mulheres acham mais importante emagrecer do que viver!). Ainda assim, é importante que as pessoas entendam que, além da lioaspiração não ser método de emagrecimento, ela é uma cirurgia e, como tal, com os mesmos riscos de qualquer procedimento cirúrgico.

—–

Fontes:
A lipoaspiração é inútil?
Gordura retirada na lipoaspiração pode voltar após um ano

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Lipoaspiração pode ser prejudicial”

  1. Yotsugaia disse:

    Cara, algo que emagrece alguem não pode ser algo de deus, só podia fazer mal msm! E tenho dito!

  2. ana paula disse:

    vim o papo de gordo hoje dia 15-05-2011 no programa da eliana e goste, achei interesante sempre fui gordinha e sei bem o que é passar por constrangimentos na adolecencia principalmente com os garotos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *