Culinária para geeks

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 24 de maio de 2011

Você é um nerd que adora cozinhar, mas sempre ficou intrigado com a razão de diferentes alimentos assarem melhor em temperaturas variadas e já pensou em experimentar a reação de Maillard para dourar melhor a comida? Você definitivamente não é uma pessoa normal, mas, pra sua sorte, há um maluco chamado Jeff Potter que não apenas compartilha esses mesmos pensamentos como lançou um livro de culinária voltado especialmente para quem não quer simplesmente ligar o forno e “deixar rolar”.

O livro Cooking for geeks (“Culinária para geeks”, ainda não lançado no Brasil) se dedica não apenas a apresentar receitas variadas como também a explicar toda a ciência que existe por trás do ato de fritar batatas e coisas do gênero. Um exemplo é o capítulo dedicado à preparação de alimentos com nitrogênio líquido, seguido pelo relato de uma técnica relativamente simples para se preparar cachorro-quente usando eletricidade. Definitivamente, não é algo que se encontraria no Dona Benta.

Apesar de parecer o contrário, um dos objetivos de Jeff é ensinar como preparar alimentos altamente nutritivos (afinal, as receitas são totalmente funcionais e, em muitos casos, saudáveis – embora por vezes a forma de fazer não seja muito segura, como no exemplo do cachorro-quente eletrocutado). Ao ler o livro, o geek cozinheiro não apenas aprende a preparar a comida de uma forma “cientificamente natural”, como ainda confere várias dicas nutricionais. Definitivamente, nem só de miojo e fast-food pode viver o nerd moderno.

—–

Fonte:
Nerd de forno e fogão

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Culinária para geeks”

  1. Olha… esse é um livro que eu adoraria ter! Afinal sou um nerd que adora cozinhar! (E já uso um pouco do lembro de ciência para fazer comida e também gastar menos energia/gas)

  2. Rochamdf disse:

    Posso ate ta falando besteria (não sei se já tiveram essa ideia)… Mas quando o livro for publicado em português, seria um ótimo prêmio a ser sorteado no @papodegordo… #fikaadica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *