Nerdofilia

Vinicius Tapioca
@DrTapioca

Publicado em 26 de maio de 2011

Durante anos, vivi um dilema horroroso: As pessoas “comuns” sempre me chamaram de nerd, mas, vendo meus amigos nerds de raiz, eu sentia que não seguia muito o estilo de vida deles e muitas vezes ficava boiando na conversa quando o assunto era estritamente “nérdico”. Daí, veio a questão: A qual grupo, afinal, eu pertenço? Sou uma cara comum, sem nenhuma característica nerd? Certamente que não! Sou um fanático seguidor de George Lucas que assina no final do e-mail “Que a força esteja com você” e tira foto fazendo a saudação vulcana “Vida longa e próspera”? Não… não mesmo! Então, O QUE EU SOU???

A necessidade de me “autorrotular”, fez que eu analisasse com muito critério minha situação “geonérdica” (ou seja, em que parte do mundo nerd eu me encaixo). Isso me levou a criar o termo “nerdófilo”, que seria aquela pessoa que tem admiração por certas condutas nérdicas, como assistir filmes de ficção científica (muitas vezes, repetitivamente), gostar de quadrinhos (embora não leia um há mais de 15 anos) e assistir (e entender) The Big Bang Theory, mas que, no entanto, não vive a “paixão nerd” de colecionar action figures, usar uma dogtag de padawan com o seu nome, ter carteirinha de sócio da Liga da Justiça e exibir orgulhoso um uniforme original de Star Trek ou um sabre de luz jedi.

O nerdófilo está para o nerd como o metrossexual está para o gay. Não é porque o cara raspa o peito e corrige a sobrancelha que será necessariamente homossexual. Com esse pensamento, me sinto mais à vontade quando me chamam de nerd ou até mesmo quando os próprios nerds se irritam por precisarem me explicar certas piadas (principalmente as referências a Lost ou a histórias em quadrinhos recentes). Eu sou o elo perdido, aquele que entende os (ainda) discriminados nerds e consegue conviver tranquilamente entre as pessoas que se consideram “normais”.

Sei que muitos de vocês podem achar que eu preciso “sair do armário”, vestir minha camisa do Hulk e o boné de Star Wars, andar por aí falando klingon e mandando e-mails para os governantes dizendo que “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Outros podem querer que eu largue esse negócio de “nerdice” e vista uma gravata e um paletó, me limitando a discutir apenas assuntos do cotidiano como inflação, corrupção, novela das oito e Pânico na TV. Na verdade, nenhuma das duas coisas sozinha teria a ver comigo, mas juntando ambas posso até me sentir à vontade. Por isso mesmo, penso que não pertenço a nenhum dos dois grupos exclusivamente, mas sim “passeio” por eles a depender do humor, da situação e do contexto.

Se você também se sente como eu, nem tanto à água, nem tanto ao fogo, talvez também seja um nerdófilo: Um apreciador da cultura nerd que não se sente obrigado a ser um fiel seguidor dos “dogmas” de Kevin Smith, mas que também respeita e aceita numa boa quem estampa na testa com orgulho essas quatro letrinhas que tanto incomodam os engravatados em sua vidinha cinzenta: N E R D!

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

7 respostas para “Nerdofilia”

  1. Mi disse:

    Acabei de fazer um teste online para saber meu nível de nerdice, deu 3%! kkk E agora, doutor?

  2. Joaquim, O Pensador disse:

    Uma verdade: Não existe nerd.

    Pensando sobre isso em meus muitos momentos de ócio, cheguei a essa conclusão há algum tempo. Não existem nerds, não existe isso.

    E isso surgiu por um motivo: Ser nerd esta na moda, muitos querem ser, e para poder se encaixar, acabaram colocando suas caracteristicas ao conceito de nerd.

    Pessoas preconceituosas, colocaram como sendo caracteristicas de nerds, coisas que eles não toleram.

    O termo se expandiu tanto e tanto, que se perdeu o conceito de nerd.

    Sempre que alguém cita o nerd clássico, muitos "novos" nerds aparecem para contestar, dizendo isso não é nerd, que na verdade é geek, ou CDF.

    Acho que o melhor exemplo de nerd que posso citar é o Dexter (no meu tempo, quando se falava Dexter, se pensava no garotinho do laboratorio, não no psicopata). Dexter é um garoto inteligente, estudioso, anti-social (tanto por vontade própria, quanto por ser excluido), gosta de ficção cientifica, RPG e etc.

    Ele é o que seria um nerd.

    Mas ai vem um metaleiro, que curte O Senhor dos Anéis, Blind Guardian, Conan e etc, mas também curte Star Wars, e só por curtir Star Wars é taxado de nerd, ai, automaticamente, todos os outros gostos dele viram de nerd.

    Ser nerd é seria ser anti-social, mas pessoas não sociaveis tem gostos de nerds, ai mesmo se socializando, tendo amigos, é nerd, por causa dos gostos.

    Sem falar na idade. Muitas crianças são fechadas e têm os seus gostos, ai quando pequena é chamada de nerd, e continua sendo chamada, mesmo crescendo e mudando.

    Ou seja, nerd é termo tão amplo, tão cheio de caracteristicas, que esse conceito se perdeu, não é mais válido.

    Acho que serve para juntar uma comunidade (principalmente na internet), mas que as pessoas são muito diferenes entre si.

    Se pode ser nerd e outra coisa?

    Tipo, sou nerd e sou metaleiro?

    Mas, o que é nerd afinal? Nerd não é caracteristica. Nem comportamento.

    Pois toda caracteristica que se colocar em nerd, já existe um termo pré-determiado.

    É algo ficticio, que tem o seu valor social.

    Mas, podemos criar nossos conceitos para o que é nerd, e aplicar.

    Um conceito que gosto, feito por uma amiga é: "Nerd é quem gosta de algo, ao ponto de buscar conhecer cada vez mais, sem se importar se isso não esta de acordo com a idade ou sexo, nem se importar com a opinião dos outros sobre".

    Ou seja, nerd é um apaixonado, que gosta do que gosta e pronto.

  3. Priscila disse:

    Ai, gente! Finalmente alguém me deu um rótulo satisfatório! Me sinto uma aleatória entre os nerds e uma nerd entre os aleatórios. Agora posso dizer que sou nerdófila, porque mesmo comemorando o dia da toalha, nunca li nenhum quadrinho além de turma da monica. :)
    (E uns mangás aleatórios).

  4. Camila Téo disse:

    E Dr Tapioca resolveu os meus problemas. Nao sou nerd mas gosto de muitas coisas da cultura. E se no final tiver um copinho de uisque eu agradeço (mas só um pra não abusar)
    Um abraço

  5. Marina disse:

    falou tudo =) sou assim memso… já fui muito julgada por isso, meu irmão disse até q sou fala nerd, que fico me fazendo… =/

    adorei!!!

  6. Me identifiquei totalmente com o texto!!

    “nerdofilia” me define muito bem, apesar desse termo me lembrar um abuso sexual para com os nerds XD

  7. Rafael Bernardino disse:

    Quando li o tema, pensei o Dr. Tapioca vai falar de algum distúrbio patológico obsessivo por abusar sexualmente de nerds, que por sinal seria o fim de muitos, muitos virgens…rsrs
    Mas essa é a categoria que me encaixo, eu leio quadrinhos, gosto de filmes de ficção, mas não sou tão roots que ao ponde de falar Kligon, e nem sou tão fã de senhor dos anéis, eu sou um rapaz latino americano sem dinheiro no banco e que gosta de coisas que as pessoas acham que são coisas de nerd…ou seja sou um nerdofilo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *