As convenções nerds

Gordo Convidado
@papodegordo

Publicado em 27 de maio de 2011

Gordo Convidado

Os nerds do mundo todo levam a fama de ser antissociais e de só comunicarem com outras pessoas pela internet. Mas existe um evento onde todos eles adoram estar reunidos: A convenção nerd!

Este tipo de evento foi inventado pelos fãs de Star Trek para poderem ver e ouvir seus ídolos, pegar autógrafos e demonstrar seu amor pela série, se vestindo, na maioria das vezes de forma vergonhosa, como os personagens. Existem outros tipos de convenções para agradar outros “tipos” de nerds: fãs de Star Wars, de Doctor Who, de animê, de tecnologia, de quadrinhos… E existe a maior de todas, a San Diego Comic-Con.

A San Diego Comic-Con acontece todos os anos, naturalmente, em San Diego (Califórnia, EUA). Começou como uma convenção de quadrinhos, mas logo foi crescendo e englobando diversas áreas do entretenimento até que hoje é consagrada como o maior evento de cultura pop do mundo.

A proximidade com Hollywood trouxe o cinema para o evento e hoje todas as produtoras e distribuidores promovem seus filmes lá, levando seus principais atores e realizando palestras para milhares de pessoas, entre repórteres e fãs. Além disso vários produtos televisivos também estão presentes junto com seus fãs. Recentemente, video games, RPGs, toy arts e animês também integram a ampla grade de atividades nerds do evento. Para tanto, são necessários cinco dias de muita correria e filas gigantes compostas de gente se acotovelando e comprovando que San Diego realmente virou o templo nerd mundial.

Outra atração muito peculiar das convenções são os cosplays, que você pode ver por todo salão dos expositores e deixam tudo mais divertido. São desde pessoas contratadas por estandes para promover seus produtos até gente que fabrica sua própria fantasia para homenagear seu personagem de quadrinhos favorito. Uma coisa muito legal de presenciar nessas convenções é a alegria das pessoas em estar lá e fazer parte de tudo isso. Não importa se o cara faz uma armadura de Homem de Ferro tosca de papelão ou se um gordinho decide ser o Capitão América; tudo é encarado no clima de brincadeira e descontração. Aliás, gordinhos não faltam nas convenções norte-americanas.

Os Estados Unidos conhecido pelo número crescente de obesos na sociedade e eles estão sempre presentes nas convenções. Aquele clichê do nerd gordo contestador fã de séries de TV e quadrinhos, popularizado pela mídia através de personagens como o dono da comic shop do desenho dos Simpsons, existe existe mesmo e é possível ver milhares deles andando pela Comic-Con.

Vale comentar que uma coisa que não falta na estrutura em qualquer convenção é a comida. Os próprios centros de convenções já vêm com praças de alimentação onde não podem faltar os clássicos Starbucks e Dunkin Donuts. Além disso, é claro que a variedade de comidas no estilo junkie food é enorme dentro e nos arredores do evento, podendo ser facilmente encontrado na forma de hot-dogs, pretzels, e hambúrgueres.

Mas o clichê do nerd antissocial cai por terra naquele lugar porque eles querem mesmo é conversar e interagir com outros nerds sobre os assuntos que gostam e têm afinidade, além de terem a oportunidade de conversar com seus ídolos.

Vendo do meu lado de profissional da área de quadrinhos, é muito gratificante saber que milhares de pessoas saem de suas casas e param suas vidas para viver aquele momento e ver seus ídolos. Eu sei (claro que em uma escala pequena) como é se sentar do outro lado de uma mesa e um nerd chegar sem graça com várias revistas que eu produzi pedindo meu autógrafo, muito feliz apenas por ter apertado a minha mão.

Basicamente as convenções são lugares onde o nerd não se incomoda ou sente vergonha de ser quem é. Ele pode demonstrar toda sua nerdice ao máximo no meio de outros iguais sem julgamentos. Dá pra perceber claramente a felicidade das pessoas que estão ali fazendo parte daquele evento porque elas sabem que nada daquilo seria possível sem elas.

Eu aconselho a todos que estão lendo esse artigo a ir, pelo menos uma vez na vida, à San Diego Comic-Con. É uma experiência única que vale muito a pena e com certeza jamais será esquecida.

Rod Reis é colorista da DC Comics e já trabalhou em títulos como Superman, Teen Titans e Blackest Night. Também é podcaster e produz no rodreis.com o Papo de Artista, o Mundo Rod e o 1+1 Podcast. É nerd, casado e gosta de jogar RPG.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “As convenções nerds”

  1. Mi disse:

    Eu queria ir numa dessas convenções, parece ser MUUUITO divertido!

    Adorei o texto!

  2. Diogo Lopes Bastos disse:

    Meu sonho é um dia poder ir na Comic-Con ver todas as palestras, ver quadrinhos classicos e quem sabe um dia, mostrar o meu trabalho para outras pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *